plano de marketing

plano de marketing

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Itapetininga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Itapetininga é um município localizado no interior de São Paulo. Com uma população estimada em 2008, segundo o SEADE, era de 156.075 habitantes, com taxa de crescimento anual de 1,67%.

Fundação: 5 de novembro de 1770 (240 anos)

É conhecida, também, como "Terra das Escolas", "Atenas do Sul Paulista" e "Terra da Cultura".

Itapetininga tem origem da língua Tupi. Os estudos referentes ao nome dado a Itapetininga concluem que existem 3 significados diferentes: Itáapé-tininga ⇒ caminho das pedras secas ou caminho seco das pedras

Itape-tininga - pedra chata, laje ou lajeado seco

Tá-pe-tininga - na pedra seca

Geografia

Em área é o 3º maior município do estado de São Paulo

Localização: Itapetininga está localizada na região sudoeste do estado de São Paulo, na bacia do Alto - Paranapanema.

Limites do município:

Norte: Guareí e Tatuí

Sul: Capão BonitoSão Miguel Arcanjo e Pilar do Sul

Leste: AlambariCapela do Alto e Sarapuí

Oeste: Campina do Monte AlegreAngatuba e Buri

Distritos: Gramadinho, Morro do AltoTupy e Rechã.

  1. O que é marketing ?

Os consagrados autores Kotler e Armstrong

(1993) definem marketing como o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.

Descrevem também o conceito de marketing, afirmando que, para alcançar os objetivos organizacionais, é necessário determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar satisfações desejadas de maneira mais efetiva e eficiente do que seus concorrentes.

De acordo com Dias (2007, p. 40) “o marketing era muitas das vezes mal utilizado e mal interpretado, tornando-se alvo de críticas por induzir ao consumo exagerado, provocando aumento da extração dos recursos naturais e geração de resíduos de todo tipo”.

A partir de então, o conceito de marketing tornou-se mais amplo e evoluiu. Donaire (1999, p. 99-100) afirma que: a atividade de marketing compreende uma série de atividades que têm por objetivo viabilizar a chegada do produto acabado ao consumidor final”

Primordial ao fazer um plano de marketing é ter em mente o que significa marketing.

De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing é "o processo de planejar e executar concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais". O que isto significa para sua empresa? Significa que marketing abrange tudo o que você precisa fazer para lançar um produto ou serviço necessário, apresentar o produto aos clientes em potencial, fazê-los desejar o produto e depois vender o produto a eles.

Como cita brilhantemente Kotler “O marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha baseada no poder de vendas.” (KOTLER, 2000, p.121), a informação esta sendo disputada pelas empresas. Em outros tempos (30 ou 40 anos atrás), o marketing consistia principalmente em vendas sem informações. Em vez de departamentos de marketing, as empresas tinham departamentos de vendas com um gerente de publicidade e alguém que fazia a pesquisa de mercado, mas isto era raro. Às vezes, um gerente de promoção se unia à equipe ou uma agência era contratada para fazer a publicidade e as promoções. Hoje, mesmo as micro e pequenas empresas têm planos de marketing bem definidos. As coisas começaram a mudar à medida que as empresas cresciam e começavam a oferecer muitas linhas de produtos, passando a ter seus próprios gerentes de marca, gerentes de segmento de mercado e muitos outros cargos especializados que cuidavam e preparavam todas as necessidades de seus mercados em particular. A necessidade de um departamento de marketing ou profissional de marketing, no caso das micro e pequenas empresas, começou a ser percebida como parte vital do negócio. O departamento ou profissional de marketing também leva quase toda a culpa se um produto (ou empresa) não faz sucesso, mesmo se a culpa não for realmente dele.

 

  1. A Empresa

A empresa escolhida para o desenvolvimento deste planejamento foi a:

ITAPE BRINDES

Rua Maria José Matheus Serafim , nº 15

Vila Serafim

Itapetininga – S/P

Cep 18203-080

Fone : (15) 3272 – 9641

Site - http://www.itapebrindes.com.br/

Skype: itapebrindes

CNPJ 06.868.561/0001.93

Inscrita como Comércio de Papelaria e recentemente Sacolas Ecológicas.

Proprietário : Sr. Jilson Gobira

Está no mercado desde 2008, em Itapetininga – cidade com população em torno de 150 mil habitantes, empresa nova e pequena mas com consciência e poder de transformação, ela conta com 3 funcionários.

A empresa nasceu de uma ideia de faculdade, Jilson, 28, fez seu plano de marketing e baseado nas informações de mercado obtida, resolveu criar a Itape Brindes.

O principal financiador da ideia, foi o seu pai !

No momento, a empresa precisa de auxilio quanto à divulgação, já que não faz isso, palavras do próprio Jilson Gobira.

Dentre os produtos destacam-se: Sacolas Ecológicas, bolsas, brindes ecológicos e outros tipos de brindes.

3.1 Missão, visão e valores

Visão é um destino específico, uma imagem de um futuro desejado. [...][Missão] é abstrata. [...] [Missão] é “avançar a capacidade do homem paraexplorar os céus”. Visão é “um homem na lua ao final dos anos 60”. (SENGE,1990, p. 149)

Missão – Deixar um planeta menos problemático em relação ao meio ambiente, cuidemos dele hoje, para que amanhã possamos tê-lo, ainda!

Visão – Como mudar o mundo se não arrumamos o próprio quarto? Ser a nova referência em Itapetininga no setor Sustentabilidade, conquistando a satisfação total dos clientes e contribuindo para o bem-estar das gerações futuras.

Valores -  Gestão sustentável. Compromissos econômico, social e ambiental; Paixão pelo trabalho; Criatividade, curiosidade e aprendizado constantes; Respeito ao próximo e transparência nas relações de trabalho ;Comprometimento com a opinião e a satisfação do cliente.

4. Todos são responsáveis pelo marketing

Todos mesmo!

O fato é que o marketing passa pela empresa toda. Todos na Itape Brindes devem estar conscientes da mensagem, visões e objetivos de marketing da empresa. Os funcionários devem refletir esta mensagem em tudo o que fazem, pois, se tratando de uma pequena empresa esta não possui nenhum departamento especifico em relação ao produto ou aos clientes. Isto é conhecido como Comunicação integrada de marketing e significa que todo contato com os clientes e clientes em potencial, tanto faz se por meio de publicidade, contato pessoal ou outro meio, como por exemplo, o boca - a - boca deve levar uma mensagem consistente sobre a empresa e o produto. Na verdade, cada funcionário é uma pessoa de vendas e cada funcionário é um representante do serviço ao cliente. Se o negócio passar mensagens confusas sobre o que ele é, então os clientes terão uma imagem distorcida dele.

Qualquer experiência ruim que um cliente tiver com a empresa pode afetar suas futuras vendas com este cliente e também com as pessoas que souberem da experiência dele. Esta experiência ruim pode ser qualquer coisa, desde uma recepcionista rude até um produto mal embalado. Há muitas variáveis que interferem para um cliente em potencial se tornar ou não cliente, ou para um cliente real continuar cliente, por isso que todos os funcionários são indispensáveis, como parte presente do marketing da Itape Brindes e isso tem sua responsabilidades perante a empresa e seus produtos. Como em muitas empresas, este é o caso.

 

5. O profissional de marketing

“Os maiores responsáveis pela identificação de significativas mudanças no mercado são os profissionais de marketing. Mais do que qualquer outro grupo na empresa, são esses profissionais que devem acompanhar as tendências e procurar oportunidades.” (KOTLER, 2000, p.158)

Como a empresa Itape Brindes não possui um departamento ou profissional de marketing o seu proprietário na pessoa do Jilson Gobira deve agir como um guia e liderar os outros funcionários no desenvolvimento, produção, execução e suprimento de produtos ou serviços para os clientes da Itape Brindes. A comunicação é vital. Sendo todo o pessoal encarregado por perceber uma melhor compreensão do mercado e das necessidades do cliente, mas não deve agir independentemente do desenvolvimento do produto ou do serviço ao cliente. Deve haver uma comunhão de ideias. O marketing deve estar envolvido sempre que se discute o desenvolvimento de um novo produto ou uma função relacionada ao cliente.

Não se atenha à ideia de que o marketing deve fazer estes planos e recomendações sozinho. É muito importante que o proprietário da empresa sempre faça considerações aos comentários de todas as pessoas dentro da empresa. Não apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises inestimáveis sobre o que o cliente quer e sobre novas ideias que podem ter escapado ao restante da empresa.

Por exemplo, seus técnicos de serviço e seus representantes do serviço ao cliente conhecerão bem as opiniões e necessidades dos clientes. Deixe que todos se envolvam e você terá um esforço mais coeso.

Os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo Jilson Gobira após conversa com o pessoal, devem, pelo projeto, estar em linha com a visão e a missão da empresa. Deve se envolver e estimular a cooperação de todos os departamentos na implementação do plano, integrando uma mensagem consistente em todos os canais de comunicação.

Trabalhe entre todos os funcionários a ideia de que marketing é um esforço de equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing.

O proprietário deverá sempre estudar o mercado e os clientes, e assim determinar o melhor modo para atingir estes clientes e trabalhar com o restante da empresa para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Além disso, ele representa a empresa com uma voz consistente.

O carro chefe da empresa foi estabelecido após conversas com todos da empresa foi uma linha de SACOLAS ECOLÓGICAS.

A seguir, vamos começar a rever as etapas para montar o plano de marketing.

Neste momento, vamos usar apenas 2 etapas.

  1. Pesquisar e analisar o seu negócio e o mercado

  2. Planejar e escrever o plano

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