plano de marketing

plano de marketing

(Parte 6 de 10)

 

12.1 Visão Geral

Visão geral das tendências

Já se notou em pesquisas de campo e de mercado que essa nova tendência por produtos ecologicamente corretos está em crescente.

Um dos mercados de maior potencial neste século é o de produtos ecológicos voltados ao consumidor final. Sem deixar nada a desejar aos outros dois grandes nichos do século –a informática e a biotecnologia-, esse é um mercado ainda pouco ou quase nada explorado no Brasil e América do Sul, embora já seja uma realidade na União Europeia e Oceania (Austrália e Nova Zelândia), onde a força e consciência ambiental dos consumidores já fazem parte da cidadania daqueles povo.

No Brasil, quando se fala em produto ecológico, quase sempre vem à mente a ideia de artefatos elaborados artesanalmente com matérias-primas naturais ou, em âmbito empresarial, de equipamentos e sistemas para controle de emissão de poluentes, tratamento de efluentes e resíduos industriais. Para o consumidor final, contudo, o conhecimento do que seja um produto ecológico comercial para seu uso ainda é algo distante. Produto ecológico é todo artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrícola e industrial, seja não-poluente, não-tóxico, notadamente benéfico ao meio ambiente e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável.

12.2 Mercado-alvo

Primário

Redes de supermercados e hipermercados

Secundário

Lojas de conveniência, lojas de calçados, roupas, Universidades de Itapetininga.

 

12.3 Análise competitiva

Não se pode ter uma análise competitiva, pois já citado anteriormente a Itape Brindes não possui uma grande concorrente mas, deve tomar seus cuidados.

Já na área de brindes, a concorrência vai desde papelaria até as empresas já citadas, JC Silveira Brindes, Real Gráfica e a Gráfica China.

12.4 Análise do produto e do negócio

O produto tem uma tendência de fácil aceitação no mercado onde se constatou que a preocupação com a ecologia e o consumo desenfreado faz com o negócio seja promissor, ainda mais que a empresa foi a primeira a produzir esses tipos de produtos de material reciclado na cidade.

 

12.5 Metas e objetivos

Metas de vendas

Como não há histórico de vendas, não tem como fazer uma projeção.

Primeiro deverá conter um histórico, e em um outro momento fazer a projeção baseada nas vendas realizadas.

 

12.6 Estratégias

Posicionamento

A empresa está como a única empresa nesse segmento, isso nos trará alguns benefícios como à procura imediata na cidade por seus orçamentos.

Produto

O produto principal é a Sacola ecológica, mas a empresa possui vários outros tipos de produtos, uma infinidade. A estratégia fundamental no que diz respeito a produto é que primeiramente, o maquinário deve ser atualizado, depois do maquinário... Pensamos que os produtos de tecidos poderiam ser feitos com outro material mais barato, exemplo: Tecidos Ecológicos Malha PET, malha ecológica produzida com garrafa PET. Composição 50% Algodão / 50% PET. Além de ser a metade do preço (de R$ 1,00 cai para R$ 0,50) do tecido já usado.

Preço

A vários preços, que podem ser inicialmente de R$ 2,00 que é o preço do nosso modelo mais simples, e podendo chegar até R$ 25,00 que é o modelo top de linha, a nossa estratégia para preço é simples, pedir descontos aos fornecedores. Caso a empresa venha a usar o tecido sugerido, os produtos terão um menor custo e com isso o valor para o cliente será mais baixo.

Distribuição

Pode – se distribuir em todo o país. (trabalhando com o correio) e com a compra do veículo próprio para entrega, será mais ágil esse serviço.

Comunicação/promoção

A comunicação do produto para o mercado consumidor se dará através do site da empresa na internet, em um futuro próximo (dentro de 1 ano), a venda também poderá ser feita pela internet, anúncios nos jornais locais, podendo divulgar através de feiras relacionadas a linha sustentável, promoções serão as de lançamento com um preço um pouco abaixo na média com uma porcentagem de lucro menor, depois se dará através da seguinte proporção quantidade X preço , quantidade X forma de pagamento.

 

Plano de mídia

Divulgar os produtos primeiramente na Rádio Difusora de Itapetininga, pois a transmissão ocorre pela internet e com isso chega aos lugares mais remotos da Terra, e o preço para esse tipo de anuncio é mais acessível posteriormente divulgar no jornal local que pode ser ou no Correio de Itapetininga ou no Diário de Itapetininga, sendo os 2 muito bem procurado pela população de Itapetininga, propomos que o anúncio será feito segunda, quarta, sexta e aos domingos, além de se realizar feiras relacionadas com a linha do produto, e , assim mostrar vídeos sobre a empresa e como fabricamos o nosso produto desde da busca de matérias primas até o produto final. E a entrega de panfletos pelo centro da cidade.

Confirmação do Pedido e Valores

Será feito via internet, telefone e pessoalmente na sede da empresa.

( RS 800,00/mês 4 vezes por semana)

Valores dos Panfletos e amostra.

Papel:

Reciclado 90g.

Tamanho:

10 x 15 cm

Prazo:

6 dias úteis

Cores:

4x0 Colorido na Frente e Verso s/ impressão

Peso:

0,500 Kg

Acabamento:

Corte Reto

10.000 Folhetos

Custo – R$ 640,00 - 10.000 folhetos

Programação

Mês

Inicio

Ação realizada

Outubro

12/10

Divulgação dos produtos na Rádio Difusora, nos dias, segunda, quarta, sexta e domingo (com primeira divulgação às 13h00m e outra as 20h00m) valores de R$ 800,00 – 4 dias na semana.

Novembro

01/11

Vincular anuncio nos dois jornais da cidade, será feito um classificado com destaque, valor R$ 40,00 dois dias. E isto será feito até o fim do ano de 2010.

Outubro e Novembro

01/10

Entrega dos folhetos, ao todo serão entregue 20.000 folhetos

 Custo total dessas ações – R$ 4.000,00 por 2 meses de divulgação.

12.7 Avaliação

Análises de vendas

A principio se realizou uma grande venda para a Rede Extra de hipermercados com um lote de 1.500 unidades e também foi vendido um número razoável de canetas para uma fornecedora Botijões de gás. Mas a venda de maior valor, tanto financeiramente como emocionalmente, foi para TV TEM de Itapetininga. Foi vendido 2.000 unidades de porta relógio digital.

Visão geral executiva

A visão geral executiva resume o plano para que seja rapidamente analisado por seus executivos. Embora isso na Empresa estudada se dará com conversas entre o proprietário e seus funcionários. Redigido e resolvido.

O resumo executivo deve abordar brevemente:

 

  1. Visão geral do mercado.

  2. Visão geral da concorrência.

  3. Visão geral do produto.

  4. SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e riscos).

  5. Metas e objetivos.

  6. Estratégias.

  7. Plano de ação e programação de implementação.

  8. Métodos de avaliação.

12.8 Visão geral de mercado

  • Matriz BCG

Taxa Cresc.

ESTRELA

OPORTUNIDADE

GERADOR

DE CAIXA

PROBLEMA

Part.Mercado

Segundo a orientação da matriz BCG, os produtos ecológicos da Itape Brindes, são classificados como oportunidades, pois está em fase de crescimento e penetração no mercado, e a consciência ecológica ainda está amadurecendo na cabeça dos consumidores. Mas podemos também classificá-lo como GERADOR DE CAIXA uma vez que este mercado também pode ser aumentado, bastando para isso algumas mudanças de produtos, ou pode se pensar em trabalhar com outros tipos de produtos, ter uma gama ainda maior de produtos.

Na fase de pesquisa , realizamos a coleta das informações necessárias para as primeiras seções do plano de negócios. Como fornecedor de matéria – prima, preço das costureiras, tintas, etc. Agora colocar as informações em um documento claro e conciso para que possa ser lido e entendido.

Com esta finalidade em mente, ao fim as pesquisas de mercado e as planilhas e analisar e constatar a boa visão geral do mercado. Podem-se utilizar algumas informações do plano de negócios, contanto que as informações de mercado que sempre estejam atuais e específicas para os produtos.

E sempre atualize as seguintes questões:

  • Qual é o tamanho do mercado em potencial?

  • O mercado está crescendo, diminuindo ou estabilizado? Quais mudanças estão acontecendo?

  • O mercado está segmentado por preço, qualidade, faixa etária, renda ou uso do produto?

  • Quem é o seu público-alvo?

  • Quem são os seus concorrentes?

Exatamente como todas as outras seções que foram desenvolvidas até aqui, mas não há regras para organizar o plano. Só precisa estar se atualizando.

13. Segmentação de mercado

Por ser difícil (e caro) atingir todos os mercados, é bom se concentrar em segmentos específicos, como a grande concorrência dos supermercados da cidade de Itapetininga, pois são quatro grandes redes o Extra, Pão de Mel, Politel e Cofesa particularmente a empresa é pequena. Isto permitirá que a Itape Brindes alcance mais pessoas que realmente comprarão o seu produto. Sem grandes gastos que atualmente é o que a empresa visa.

O melhor exemplo de segmentação de mercado de produtos sustentáveis podem ser encontramos em todos os níveis de luxo e utilidade, preço e qualidade, etc.

14.Público-alvo

Se os indicadores econômicos apontam para a recessão, os profissionais de marketing podem tomar providências para reformular, reposicionar e reestudar os preços de seus produtos para continuar a oferecer valor aos clientes-alvo.” (KOTLER, 2000, p.191)

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