Raciocinio logico IX

Raciocinio logico IX

(Parte 5 de 9)

As seguintes informações são também acrescidas:

1ª) a menina que está antes (e vizinha!) da de blusa azul é menor da que está depois (e também vizinha) da de blusa azul;

2ª) a menina de verde é a menor de todas e está depois da de blusa azul. 3ª) a menina de blusa amarela está depois da de blusa preta.

1º passo: Analisando a primeira informação, conseguimos chegar ao seguinte: a menina de blusa azul está entre outras duas. Logo, ela não poderia ocupar nem a primeira e nem a quarta posições (pois estaria na ponta da fila!). Ora, haverá, portanto, uma dessas duas possibilidades:

1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição

(azul) (azul)

2º passo: a menina de verde é a menor de todas e está depois da de blusa azul!

Vejam as três situações possíveis para as meninas de azul e verde: 1ª situação: A de blusa azul na 2ª posição, e a de blusa verde na 3ª posição.

1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição

(azul) (verde)

2ª situação: A de blusa azul na 2ª posição, e a de blusa verde na 4ª posição. 1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição

(azul) (verde)

CURSO ONLINE – RACIOCÍNIO LÓGICO w.pontodosconcursos.com.br - Prof. Sérgio Carvalho & Prof. Weber Campos

3ª situação: A de blusa azul na 3ª posição, a de blusa verde na 4ª posição. 1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição

(azul) (verde)

Da primeira informação temos que a menina que está imediatamente depois da de azul é maior que a menina que está imediatamente antes da de azul. Assim, a menina de verde não pode ser a que está imediatamente depois da de azul, pois na segunda afirmação é dito que a de verde é a menor de todas. Então, vamos descartar a segunda e a terceira situações, restando-nos somente a primeira situação. Daí, temos:

1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição azul verde

3º passo: a menina de blusa amarela está depois da de blusa preta!

Só restam-nos dois lugares, e como a menina de blusa amarela está depois da de blusa preta, logo passaremos a seguinte situação final:

1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição preta azul amarela verde

Daí, as cores das blusas da primeira e da segunda menina da fila são, respectivamente, preto e azul. Æ Resposta) Letra C.

06. (MPU_Admnistrativa_2004 ESAF) Em torno de uma mesa quadrada, encontramse sentados quatro sindicalistas. Oliveira, o mais antigo entre eles, é mineiro. Há também um paulista, um carioca e um baiano. Paulo está sentado à direita de Oliveira. Norton, à direita do paulista. Por sua vez, Vasconcelos, que não é carioca, encontra-se à frente de Paulo. Assim, a)) Paulo é paulista e Vasconcelos é baiano. b) Paulo é carioca e Vasconcelos é baiano. c) Norton é baiano e Vasconcelos é paulista. d) Norton é carioca e Vasconcelos é paulista. e) Paulo é baiano e Vasconcelos é paulista.

Sol.:

Trabalharemos com os seguintes dados:

Æ Pessoas: Oliveira, Paulo, Norton e Vasconcelos; Æ naturalidade: mineiro, paulista, carioca e baiano.

As informações adicionais do enunciado são as seguintes: 1ª) Oliveira é o mais antigo e é mineiro; 2ª) Paulo está à direita de Oliveira; 3ª) Norton está à direita do paulista; 4ª) Vasconcelos não é carioca e está à frente de Paulo.

CURSO ONLINE – RACIOCÍNIO LÓGICO w.pontodosconcursos.com.br - Prof. Sérgio Carvalho & Prof. Weber Campos

O ideal aqui é que desenhemos a tal mesa quadrada! Assim, poderemos definir melhor as posições! Cada pessoa está olhando para o sentido da seta, conforme indicado abaixo, e também estão indicadas a direita e a esquerda de cada um:

1º Passo) Escolheremos um lugar qualquer para o Oliveira, já sabendo que ele é o mineiro, e logo em seguida, colocamos Paulo à sua direita, conforme a 2ª informação acima.

Teremos:

2º Passo) A quarta informação nos diz que Vasconcelos está à frente do Paulo. Sabendo disso, já somos capazes de complementar as quatro posições da mesa. Teremos:

3º Passo) Pela quarta informação, segundo a qual Norton está à direita do paulista, concluímos que este último (o paulista!) só pode ser o Paulo. E como Vasconcelos não é carioca, só restou ser o baiano. Daí, Norton é o carioca. Vejamos:

De acordo com os resultados obtidos, chegamos à nossa resposta: Alternativa A.

Oliveira (mineiro)

Paulo

Oliveira (mineiro)

Paulo Vasconcelos (não é carioca)

Norton

Oliveira (mineiro)

Paulo (paulista)

Vasconcelos (baiano)

Norton (carioca)

CURSO ONLINE – RACIOCÍNIO LÓGICO w.pontodosconcursos.com.br - Prof. Sérgio Carvalho & Prof. Weber Campos

07. (MPOG 2003 ESAF) Três amigos, Beto, Caio e Dario, juntamente com suas namoradas, sentaram-se, lado a lado, em um teatro, para assistir a um grupo de dança. Um deles é carioca, outro é nordestino, e outro catarinense. Sabe-se, também, que um é médico, outro é engenheiro e outro é professor. Nenhum deles sentou-se ao lado da namorada, e nenhuma pessoa sentou-se ao lado de outra do mesmo sexo. As namoradas chamam-se, não necessariamente nesta ordem, Lúcia, Samanta e Teresa. O médico sentou-se em um dos dois lugares do meio, ficando mais próximo de Lúcia do que de Dario ou do que do carioca. O catarinense está sentado em uma das pontas, e a namorada do professor está sentada à sua direita. Beto está sentado entre Teresa, que está à sua esquerda, e Samanta. As namoradas de Caio e de Dario são, respectivamente:

a) Teresa e Samanta d) Lúcia e Teresa b)) Samanta e Teresa e) Teresa e Lúcia c) Lúcia e Samanta

Sol.: Outro pequeno equívoco: esta questão também foi resolvida no texto na aula passada. Vide, por obséquio, a resolução na página 15 da aula sete. E novamente nos desculpamos.

08. (Analista MPU 2004 ESAF) Ana, Bia, Clô, Déa e Ema estão sentadas, nessa ordem e em sentido horário, em torno de uma mesa redonda. Elas estão reunidas para eleger aquela que, entre elas, passará a ser a representante do grupo. Feita a votação, verificou-se que nenhuma fora eleita, pois cada uma delas havia recebido exatamente um voto. Após conversarem sobre tão inusitado resultado, concluíram que cada uma havia votado naquela que votou na sua vizinha da esquerda (isto é, Ana votou naquela que votou na vizinha da esquerda de Ana, Bia votou naquela que votou na vizinha da esquerda de Bia, e assim por diante). Os votos de Ana, Bia, Clô, Déa e Ema foram, respectivamente, para, a) Ema, Ana, Bia, Clô, Déa. b)) Déa, Ema, Ana, Bia, Clô. c) Clô, Bia, Ana, Ema, Déa. d) Déa, Ana, Bia, Ema, Clô. e) Clô, Déa, Ema, Ana, Bia.

Sol.: São cinco as moças envolvidas no enunciado, e estas abaixo são as posições que ocupam, segundo o enunciado: (as letras E e D significam, respectivamente, a esquerda e a direita das moças!)

A única informação adicional é que cada uma delas votou na pessoa que votou em quem estava à sua esquerda.

Testaremos as opções da questão para obtermos a correta.

(Parte 5 de 9)

Comentários