Raciocinio logico IX

Raciocinio logico IX

(Parte 6 de 9)

Ana Bia

Clô Déa

Ema E D

CURSO ONLINE – RACIOCÍNIO LÓGICO w.pontodosconcursos.com.br - Prof. Sérgio Carvalho & Prof. Weber Campos

O que diz a opção A? Diz que:

Ana votou em Ema Bia votou em Ana Clô votou em Bia Déa votou em Clô Ema votou em Déa

Vamos testar esses resultados!

Ora, se é dito que Ana votou em Ema, resta que Ema teria que ter votado em quem está à esquerda de Ana. Ou seja, Ema teria que ter votado em Bia.

Isso é previsto na opção A? Não!

Passemos à análise da opção B. Ela nos diz que:

Ana votou em Déa Bia votou em Ema Clô votou em Ana Déa votou em Bia Ema votou em Clô

Vamos lá! Se é dito que Ana votou em Déa, resta que Déa teria que ter votado em quem está à esquerda de Ana. Ou seja, Déa teria que ter votado em Bia. Vejamos:

A opção B, por enquanto, está correta!

Ana Bia

Clô Déa

Ema E D

Ana Bia

Clô Déa

Ema E D

CURSO ONLINE – RACIOCÍNIO LÓGICO w.pontodosconcursos.com.br - Prof. Sérgio Carvalho & Prof. Weber Campos

A opção B diz agora que Bia votou em Ema. Logo, Ema teria que ter votado em Clô. Vejamos:

A opção B continua certa! Agora a opção B diz que Clô votou em Ana. Logo, Ana teria que ter votado em Déa.

E isso é exatamente o que diz esta opção B! Em suma: a opção B está inteiramente compatível! Logo, é a resposta que procuramos! Resposta: Alternativa B.

Ana Bia

Clô Déa

Ema E D

Ana Bia

Clô Déa

Ema E D

CURSO ONLINE – RACIOCÍNIO LÓGICO w.pontodosconcursos.com.br - Prof. Sérgio Carvalho & Prof. Weber Campos

Passemos a falar em nosso assunto de hoje: Verdades e Mentiras!

Como dissemos no início desta aula, este assunto é muito prático e quase sem teoria.

Aprenderemos a técnica de resolução deste estilo de problema, e treinaremos por meio de exemplos variados. Nós destinaremos duas aulas para resolver questões de concursos deste assunto!

Passemos, pois, a uma série de resoluções de questões de “verdades e mentiras” cobradas em provas de concursos públicos, e vejamos como é fácil trabalhá-las!

01) (Fiscal Trabalho 98 ESAF) Um crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos: Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso. Perguntados sobre quem era o culpado, cada um deles respondeu:

Armando: "Sou inocente" Celso: "Edu é o culpado" Edu: "Tarso é o culpado" Juarez: "Armando disse a verdade" Tarso: "Celso mentiu"

a) Armandob) Celso c) Edu d) Juarez e) Tarso

Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado é:

Sol.: Percebemos que as cinco pessoas envolvidas na trama do enunciado (Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso) estão fazendo uma declaração! Que pode ser uma verdade ou uma mentira! Como procederemos?

O primeiro passo será, senão outro, relacionar todas as declarações feitas no enunciado. Façamos isso:

Æ Armando: "Sou inocente" Æ Celso: "Edu é o culpado" Æ Edu: "Tarso é o culpado" Æ Juarez: "Armando disse a verdade" Æ Tarso: "Celso mentiu"

Agora, veremos que, além das declarações, o enunciado dessas questões de “verdade e mentira” SEMPRE nos fornecerão alguma ou algumas INFORMAÇÕES ADICIONAIS!

Estas informações adicionais serão a base do raciocínio que iremos desenvolver para resolver a questão! Em geral, são informações referentes às pessoas envolvidas na situação do enunciado, ou referentes ao número de pessoas que estariam mentindo ou dizendo a verdade, em suas declarações!

Procuremos nesse nosso enunciado, se há e quais são essas informações adicionais! Achamos? Claro. São as seguintes:

1º) O crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa. Podemos inclusive traduzir essa informação apenas como sendo: Æ Só há um culpado!

E, teremos ainda: 2º) Apenas um dos suspeitos mentiu e todos os outros disseram a verdade. Traduziremos por: Æ Só há um mentiroso!

Percebamos que, até aqui, nada fizemos, além de reunir os dados do enunciado, com os quais iremos trabalhar a nossa resolução. Mas esse procedimento é ESSENCIAL!

Passemos à resolução propriamente dita!

CURSO ONLINE – RACIOCÍNIO LÓGICO w.pontodosconcursos.com.br - Prof. Sérgio Carvalho & Prof. Weber Campos

Como só há um mentiroso no grupo dos cinco suspeitos, então teremos cinco possíveis hipóteses de quem diz a verdade e quem mente. Vejam abaixo essas possíveis hipóteses associadas às declarações de cada suspeito. (Usamos M para mentira e V para verdade!)

DECLARAÇÕES 1ªHipótese 2ªHipótese 3ªHipótese 4ªHipótese 5ªHipótese 1ª. Armando: "Sou inocente" M V V V V 2ª. Celso: "Edu é o culpado" V M V V V 3ª. Edu: "Tarso é o culpado" V V M V V

(Parte 6 de 9)

Comentários