(Parte 1 de 2)

Nome científico: Ophiopogon japonicus

Nome Popular: Grama-preta; Grama japonesa

Família: Ruscaceae

Origem: China e Japão

Habito: Planta perene. Sem caule e com folhas finas e escuras. Há uma variedade variegada de folhas verde-amareladas e uma variedade anã de folhas mais curtas.

Floração: Não costuma florescer no Brasil.

Habitat: Terrestre, deve ser cultivada sob sombra, em solos férteis e bem drenáveis enriquecidos com adubações e regas regulares. Não suporta o pisoteio, em compensação não necessita ser aparada. Planta utilizada como forração, pode ser cultivada também como bordadura.

Nome científico: Phoenix roebelenii

Nome Popular: Palmeira-Fênix; Tamareira-de-jardim; Palmeira-anã; Tamareira-anã

Família: Arecaceae

Origem: Vietnã e Tailândia

Habito: Planta perene. Palmeira ereta, de troncos simples, finos e elegantes, por vezes se estreitando na base. Sua altura varia de 2 a 4 metros de altura, o diâmetro de seu tronco de 15 a 20 centímetros e o diâmetro de sua copa fica em torno de 1,8 metros. Suas flores são amarelas e seus frutos vinho-escuro. Suas folhas são compostas pinadas de um verde escuro brilhante e seu tamanho fica em torno de 1 metro a 1 metro e meio de comprimento. Possui espinhos na base das folhas.

Floração: Primavera e Verão

Crescimento: Lento

Habitat: Terrestre. Prefere sol pleno, porem pode ser cultivada à meia-sombra ou até mesmo em interiores bem iluminados, inclusive em vasos. É resistente ao frio. Adapta-se aos mais variados tipos de solo, mas prefere os bem drenáveis, úmidos e ricos em matéria orgânica. Necessita de limpeza no tronco para retirada dos restos de folhas, assim como folhas mais baixas que vão ficando amareladas.

Nome científico: Hovenia dulcis

Nome Popular: Uva-do-Japão; Banana-do-Japão; Mata-fome; Passa-do-Japão; Chico-amargo

Família: Rhamnaceae

Origem: China; Coréia e Japão

Habito: É uma arvore caduca, de porte médio com altura media de 15 metros. Sua copa é aberta, de formato globoso a oval e com 7 metros de diâmetro aproximadamente. Seu caule possui diâmetro pequeno, sua casca é escura e de textura lisa a levemente fissurada. As folhas são ovais, verdes, bilhantes que caem no outono e inverno. As flores são pequenas, hermafroditas, perfumadas, de cor branco-esverdeadas. O fruto são cápsulas secas de cor marrom.

Floração: Primavera

Crescimento: Rápido

Habitat: Terrestre, deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, com regas regulares no primeiro ano após o plantio. Não tolera inundações ou encharcamento.

Nome científico: Acalypha híspida

Nome Popular: Acalifa-macarrão; Rabo-de-gato; Rabo-de-rapoza; Rabo-de-macaco

Família: Euphorbiaceae

Origem: Índia

Habito: Arbusto de textura semi-herbácea com altura média de 2 metros. Planta com inflorescências vermelhas com textura de pelúcia. Suas folhas são ovaladas, pontiagudas, de cor verde e com margens levemente serrilhadas.

Floração: Durante todo o ano

Crescimento:

Habitat: Terrestre, deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Não tolera geadas. Ela precisa de solo sempre úmido, porém sem água acumulada.

Nome científico: Pilea Cadierei

Nome Popular: Planta-alumínio; Alumínio

Família: Urticaceae

Origem: Vietnã

Habito: Planta de textura herbácea. Seus ramos são eretos e suculentos. Possuem em média uma altura de 25 centímetros. Suas folhas são ovaladas, de coloração verde-azulada com variações prateadas e com nervuras em baixo relevo.

Floração: Verão

Crescimento: Rápido

Habitat: Terrestre, deve ser cultivada a meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares e adubações periódicas. Não é tolerante à seca, frio rigoroso ou geadas. Vegetação de forração que pode ser cultivada em jardineiras, canteiros ou ainda como bordadura.

Nome científico: Calliandra brevipes

Nome Popular: Caliandra; Esponja; Esponjinha; Manduruvá; Quebra-foice.

Família: Fabaceae

Origem: Brasil

Habito: Arbusto lenhoso, muito ramificado, que tem em média 2 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro em sua copa. Possui flores felpudas branco-rosadas. Possui variações.

Floração: Primavera eVerão

Crescimento: Rápido

Habitat: Terrestre, cultivada em solo fértil sem cuidados especiais, pois trata-se de uma planta rústica, pode ser cultivada a pleno sol, é tolerante a geadas e ao frio.

Nome científico: Hibiscus rosa-sinensis ´Variegata´

Nome Popular: Hibisco; Mimo-de-Vênus; Graxa-de-estudante; Hibisco-tropical.

Família: Malvaceae

Origem: Ásia tropical

Habito: Há um grande número de variedades, que podem apresentar folhas estreitas ou largas, variegadas ou não e flores dos mais diversos tamanhos e cores. Sua altura fica em torno de 4 metros e sua copagem possui diâmetro médio de 2,5 metros.

Floração: Durante todo o ano

Crescimento: Rápido

Habitat: Terrestre, cultivada a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, com adubações periódicas para uma floração mais exuberante. Não tolera geadas. Suporta o sombreamento parcial.

Nome científico: Ligustrum sinense

Nome Popular: Alfeneiro-da-china; Ligustro-chinês; Ligustro-arbustivo; Ligustrinho.

Família: Oleaceae

Origem: China e Coréia

Habito: Arbusto bastante ramificado, compacto e rústico com folhas pequenas de coloração verde-mista. Possuem em media 4 metros de altura e copa com diâmetro aproximado de 2 metros. Suas flores são brancas e tem pouca importância ornamental.

Floração: Primavera

Crescimento:

Habitat: Terrestre, cultivada a pleno sol, em solo fértil. É tolerante ao frio e às geadas.

Nome científico: Nerium Oleander

Nome Popular: Espirradeira; Oleandro

Família: Apocynaceae.

Origem: Mediterrâneo

Habito: Planta rústica, ramificada com folhas lanceoladas de coloração verde escura com o verso mais claro. Apresenta grande variedade, com florações de cores brancas, amarelas, laranjas, rosas e vermelhas. Sua altura fica em torno de 4,5 metros e sua copa em 2 metros

Floração: Primavera e Verão

Crescimento:

(Parte 1 de 2)

Comentários