Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão

(Parte 7 de 16)

Observe que há presença de articuladores e informações novas são acrescentadas, permitindo a fluência do texto e garantindo sua progressão.

O princípio da não-contradição diz respeito à obrigatoriedade da coerência entre as idéias, os tempos verbais e as pessoas do discurso, de forma que todos esses itens estejam presentes no texto sem nenhuma contradição. Vejamos alguns exemplos.

Fonte 10 - Zero Hora

Exemplo 5

Na elaboração deste trabalho, objetivamos mostrar os resultados, para que se tenha uma idéia bastante nítida...

2 Coerência textual

Comunicação e Expressão

23 w.ulbra.br/ead

Nos exemplos 5 e 6, houve modificação da pessoa do discurso (1ª pessoa do plural para 3ª pessoa do singular) e devemos manter a unidade no nosso texto.

Vejamos como poderíamos redigir essas frases de maneira correta:

Na elaboração deste trabalho, objetivamos mostrar os resultados, para que tenhamos uma idéia

bastante nítida

Exemplo 8

A seleção brasileira venceu a Copa, apesar de ser a favorita.

Os exemplos 7 e 8 apresentam idéias contraditórias, já que uma idéia vai de encontro à outra.

Não há censura no Brasil, mas nem todas as informações podem ser publicadas, pois comprometem algumas pessoas.

A seleção brasileira venceu a Copa, já que era a favorita.

Exemplo 9

A pesquisa não possuía caráter científico e não tem um referencial teórico adequado.

Exemplo 10

jornais publicaram-nas

O ministro faz o anúncio de novas medidas econômicas na televisão, e os

Nos exemplos 9 e 10, há modificação do tempo verbal, o que fere o princípio da não-contradição, pois devemos observar a uniformidade do tempo verbal (presente, pretérito, futuro e demais flexões) no texto.

Exemplo 6

Em suma, procuramos estabelecer alguns parâmetros para que se possa chegar a um resultado satisfatório.

Eles poderiam ser reescritos assim:

Finalizando, o princípio da relação estabelece que cada parte do texto, cada parágrafo encerrado, prepara o seguinte, e este, por sua vez, retoma e amplia o que foi apresentado pelo anterior, garantindo, assim, a permanência no tema,

A pesquisa não possuía caráter científico e não tinha um referencial teórico adequado.

jornais publicaram -nas

O ministro fez o anúncio de novas medidas econômicas na televisão, e os

O correto seria:

Exemplo 7

Não há censura no Brasil, só que algumas informações não podem ser publicadas.

Em suma, procuramos estabelecer alguns parâmetros para que possamos chegar a um resultado satisfatório.

Coerência textual Comunicação e Expressão

24 w.ulbra.br/ead

Exemplo 1

A noite mais fria do ano até agora cobriu de branco o Rio Grande do Sul. Quem teve de sair de casa logo no início da manhã presenciou belas paisagens, com campos cobertos pela geada na maior parte do Estado. Cambará do Sul voltou a ter temperatura negativa pelo segundo dia consecutivo. Desta vez, o termômetro registrou na cidade dos Campos de Cima da Serra -2,6°C, a menor marca do ano até agora.

O frio também foi intenso nas outras regiões gaúchas, que tiveram mínimas variando entre 2°C e 4ºC. Em Santa Maria, termômetros registraram 0,9ºC, a segunda temperatura mais fria do Estado. No distrito de Boca do Monte, às 6h30min, uma ponte parecia que recém havia sido pintada de branco.

No exemplo 1, percebemos que não houve fuga do tema proposto no início do parágrafo, o qual foi retomado e ampliado através de um passeio pelas regiões onde fez frio naquele estado.

Como podemos notar, dois princípios já fazem parte do seu conhecimento básico sobre produção textual: o da repetição, que contempla o uso dos anafóricos, e o da progressão, que se refere à utilização de articuladores.

Já os princípios da não-contradição e da relação estão diretamente ligados à logicidade das idéias, considerando a manutenção do tema, da pessoa do discurso, do tempo verbal e da nãocontradição de idéias.

Para finalizar, veja quantas incoerências o texto a seguir apresenta...

Exemplo 12

O turismo oferece muitas vantagens. Algumas delas e para quem trabalha muito e não conseguia organizar uma agenda de viagens, para isso existirão as maravilhosas agências e outra é o conhecimento de novos vocabulários. Depois que voltamos para nossa terra natal é que se dá o devido valor para o nosso habitat, na verdade o que ficam mesmo são fotos, filmagens e lembranças e nem sempre as agências conseguem satisfazer os clientes. A vida é feita para ser vivida.

é contraditório quando diz que o turismo oferece muitas vantagens e, no final, afirma que nem sempre as agências conseguem satisfazer os clientes; é contraditório quanto ao uso dos tempos verbais, pois o pensamento inicia no presente, mas no mesmo raciocínio mistura o pretérito e o futuro; é contraditório em relação à pessoa do discurso, na medida em que inicia com a 3ª pessoa (o turismo oferece) e passa à 1ª do plural (voltamos) no meio do texto; falta relação entre algumas idéias que perdem a lógica pela falta de seqüência ao raciocínio, como em para isso existirão as maravilhosas agências e outra é o conhecimento de novos vocabulários; falta relação do tópico frasal o turismo sem fuga do assunto, como podemos constatar no exemplo seguinte, que trata sobre a noite mais fria do ano no estado do Rio Grande do Sul:

Fonte 1 - Zero Hora Problemas do texto:

b) c)

24 Coerência textual

Comunicação e Expressão

25 w.ulbra.br/ead

O texto ficaria bem melhor assim...

O turismo oferece muitas vantagens. Algumas agências de viagens, por exemplo, facilitam a vida de quem trabalha, uma vez que organizam roteiros maravilhosos que possibilitam conhecimentos variados. Outro benefício é a experiência de um vocabulário novo, pois, dependendo da região ou país que

(Parte 7 de 16)

Comentários