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Guias e Dicas
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cooperativas de catadores de lixo, Notas de estudo de Engenharia Florestal

Trabalho sobre implantaçao de uma cooperativa de catadores de lixo no municipio de Ceres-Go.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 16/12/2010

elimar-silva-12
elimar-silva-12 🇧🇷

4.6

(7)

5 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe cooperativas de catadores de lixo e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Florestal, somente na Docsity! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CERES CURSO TECNÍCO EM MEIO AMBIENTE COOPERATIVA DE CATADORES DE LIXO CERES-GO JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CERES CURSO TECNÍCO EM MEIO AMBIENTE ELIMAR SILVA BARBOSA FERNANDO RAMOS DE SOUZA LEOVIGILDO APARECIDO COSTA SANTOS COOPERATIVA DE CATADORES DE LIXO CERES-GO JUNHO DE 2009 2 Projeto referente à implantação de uma cooperativa de catadores de lixo no município de Ceres – GO apresentado à disciplina de Projetos ambientais urbanos. 2 – JUSTIFICATIVA Se faz necessário a implantação de uma cooperativa de catadores de lixo no município de Ceres para: ➢ Diminuir a exploração dos recursos naturais; ➢ Criar fontes de renda para a comunidade; ➢ Regularizar a situação dos catadores e reduzir a quantidade de lixo a ir para o lixão. 5 3 – OBJETIVOS 3.1 – Geral : formalizar uma cooperativa de catadores de lixo no município de Ceres – GO minimizando – se os impactos recorrentes da disposição inadequada desses resíduos, à geração de renda e inserção social das pessoas que vivem da coleta e reciclagem de recicláveis. 3.2 – Específicos : ➢ Diminuir os gastos com a limpeza urbana; ➢ Diminuir o desperdício; ➢ Diminui a exploração de recursos naturais; ➢ Diminuir a poluição do solo, da água e do ar; ➢ Gerar emprego e renda pela comercialização dos recicláveis; ➢ Prolongar a vida útil do lixão de Ceres. 6 4 - METODOLOGIA 4.1 – Programas de Educação Ambiental e mobilização social Dentro do programa de Educação Ambiental ( EA ) está previsto a sensibilização da comunidade Ceresina em geral para que, logo em suas residências separem o seu lixo e o depositem nos postos coletores que serão implantados. 4.2 - Estratégias de Conscientização As estratégias para implementação de ações e programas de Educação Socioambiental estão agrupadas em quatro conjuntos: estratégias gerais, estratégias do setor empresarial, estratégias do poder público e estratégias direcionadas aos catadores. Trecho da Plataforma de Educação Socioambiental do Programa Coleta Seletiva Solidária do instituto Polis de março 2003 disponível em http://www.polis.org.br/obras/arquivo_213.pdf 4.2.1- Estratégias gerais • Formar, capacitar e valorizar os profissionais e agentes multiplicadores envolvidos nos programas educativos, nos diversos setores da sociedade e do governo; • Priorizar a capacitação dos participantes das iniciativas já existentes de coleta seletiva solidária; • Realizar gincanas, olimpíadas, feiras culturais, oficinas de artesanato e arte; • Elaborar campanhas e materiais para divulgação (folhetos, cartazes etc.); • Organizar fóruns de discussão, cursos de capacitação, seminários, debates, eventos culturais; desenvolver material educativo e a abordagem porta-a-porta etc.; • Organizar visitas monitoradas a centros, associações e cooperativas de triagem e de compostagem, a aterros sanitários e a outras unidades de aproveitamento e tratamento de resíduos; • Definir estratégias educativas de médio e de longo prazo; • Estimular ações que inibam o descarte ilegal; • Articular as iniciativas já existentes e difundir experiências de educação socioambiental; • Realizar planejamento estratégico participativo com gestão compartilhada, para garantir a implementação das ações educativas; • Obter o apoio da mídia, sobretudo da televisão, salientando a importância de seu comprometimento com a educação; • Formular propostas para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de forma a responsabilizar os geradores de resíduos. 4.2.2 - Estratégias do setor empresarial •Estimular parcerias entre empresas e catadores para a gestão de resíduos sólidos com educação socioambiental; • Fornecer infra-estrutura para a implantação de Postos de Entrega Voluntária — PEVs de materiais recicláveis e contratar catadores para atuar como educadores nesses postos; •Apoiar programas públicos de formação de agentes socioambientais; • Apoiar programas e ações educativas na esfera civil, coordenados por atores da sociedade, não 7 4.2.4 - Estratégias dos cooperados • Promover a conscientização e a valorização do catador; • Elaborar plano de educação socioambiental tendo como referência exemplos concretos da atuação dos catadores e de suas associações e cooperativas; • Promover troca de experiências entre as organizações dos catadores, para a valorização profissional, através de cursos de capacitação, de visitas a empresas recicladoras, entre outras; • Criar equipes, nas cooperativas e associações, para a formação dos catadores; • Desenvolver cursos de diversificação da coleta seletiva e de reaproveitamento de materiais sob a forma de arte e artesanato, para ampliar os ganhos dos catadores; • Estimular a sensibilização da população sobre os benefícios sociais e ambientais da coleta seletiva, capacitando-a, através de ação porta-a-porta dos catadores; • Explicar a cadeia produtiva, o ciclo de vida dos produtos e as possibilidades que os materiais oferecem; • Desenvolver processos de formação, em diversas competências, dos catadores que fazem triagem, para atuarem simultaneamente como educadores, agentes ambientais e profissionais de reciclagem; • Promover a criação de espaços nos centros de triagem e nas cooperativas de catadores, para receber a população. 4.3 – Capacitação dos funcionários da cooperativa E essencial que, os cooperados passem por um treinamento onde receberão treinamento sobre cada tipo específico de material a ser reciclado e as técnicas de armazenagem e triagem desses materiais para posterior comercialização. 10 5 – INSTALAÇÕES Para a criação da cooperativa uma série de instalações serão necessárias para um perfeito funcionamento e qualidade do trabalho da mesma, dentre as obras previstas destacam – se: ➢ Área de armazenamento – será onde o lixo será depositado ao chegar na cooperativa, para posterior triagem; ➢ Área de triagem – será onde o lixo será selecionado nas categorias ( plástico, vidro, papel e metal), onde serão prensados em blocos e enviados para o galpão; ➢ Galpão de armazenagem – Após todo o processo de triagem e seleção do material o fardos dos materiais serão enviados para o galpão, onde aguardará pelo comprador; ➢ Oficina de artesanato - pequeno espaço dentro da cooperativa onde serão feitas a confecção de artesanato com materiais provenientes do lixo. 11 6 – CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ATIVIDADES / Trimestre (2010) 1º 2º 3º 4º Construção das instalações xxx - - - Reuniões / Orientações xxx xxx xxx xxx Implantação dos equipamentos - xxx - - Treinamento operacional - xxx xxx - Uniformes - EPI xxx - - - Avaliação das atividades - xxx - xxx 12
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