TCC-Matemática-alexandre queiroz-UFPA-CASTANHAL

TCC-Matemática-alexandre queiroz-UFPA-CASTANHAL

(Parte 1 de 5)

42

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

FACULDADE DE MATEMÁTICA

Alexandre Barbosa de Queiroz

Fábio Rodrigo Rocha Pinto

Desafios e Perspectivas do ensino dos conteúdos matemáticos por intermédio das Tics

Castanha/Pará

Dezembro/2010

Alexandre Barbosa de Queiroz

Fábio Rodrigo Rocha Pinto

Desafios e Perspectivas do ensino dos conteúdos matemáticos por intermédio das Tics

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, como requisito para a obtenção do Grau de Licenciado em Matemática, sob a orientação da Professora Mestra Roberta Modesto Braga

Castanha/Pará

Dezembro/2010

Alexandre Barbosa de Queiroz

Fábio Rodrigo Rocha Pinto

Desafios e Perspectivas do ensino dos conteúdos matemáticos por intermédio das Tics

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, como requisito para a obtenção do Grau de Licenciado em Matemática, sob a orientação da Professora Mestra Roberta Modesto Braga

Aprovado em: ___/___/_____

Orientadora:_________________________________

Prof.ª MSc. Roberta Modesto Braga

Universidade Federal Do Pará

Membro:__________________________________

Prof.ª MSc. Maria Lídia Paula Ledoux

Universidade Federal Do Pará

Membro:__________________________________

Prof. MsC. Marcos Vinicius Orguem

Universidade Federal Do Pará

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus, o Criador, em primeiro lugar, pela inspiração, ensinamentos e pela força que nos deu e dá todos os dias, muito bem empregadas neste trabalho.

Agradecemos ao povo brasileiro pelo seu hercúleo esforço em manter a Universidade Federal do Pará como universidade pública, gratuita e de qualidade para todos, da qual temos muito orgulho em fazer parte.

Agradecemos ao Prof° MSc. Marcos Orguen que nos deu inesquecível apoio e estímulo desde o início de nossa graduação, contribuindo em grande peso em nossa formação.

Agradecemos à nossa orientadora Profª MSc. Roberta Modesto por ter aceitado nos orientar neste trabalho e pela confiança em nós depositada.

Agradeço à Profª MSc. Paula Ledoux por ter me ensinado muitas coisas sobre pesquisa cujos conhecimentos foram a força motriz para a confecção inicial deste trabalho.

Por fim, agradecemos aos nossos alunos: antigos, atuais e futuros, pois vocês é que são a nossa inspiração e motivação por ter escolhido essa carreira.

Dedico este trabalho aos meus pais Francisco e Francisca, que são os maiores responsáveis por estar aqui, por toda uma vida dedicada a minha formação.

A minha maravilhosa esposa Helena por todo amor e compreensão, apoio e colaboração para a finalização deste trabalho.

Dedico também a minha tia Márcia, pelo apoio e ensinamentos e a todos os que de uma forma direta ou indiretamente contribuíram para a construção desta pesquisa.

Dedico este trabalho a todos os alunos e professores da República Federativa do Brasil, em especial aos que estudam e trabalham em escolas precárias que não possuem condições apropriadas para exercer a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de matemática.

Dedico aos meus pais Francisco e Elizabete por terem me dado todo um suporte estrutural, como financeiro, emocional e moral para que eu pudesse concluir esta graduação.

Minha expectativa com essa graduação concluída é de poder retribuir esse esforço, sendo um profissional comprometido com a educação brasileira, com o ensino de Matemática e com o progresso da nossa nação.

"Estamos nos anos inicias de um tempo que chamo de década digital - uma era em que computadores deixarão de ser meramente úteis para se tornar uma parte significativa e indispensável de nossa vida diária." ( Bill Gates )

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso faz uma análise crítica do uso das novas tecnologias na Educação Matemática, desenvolvido a partir de concepções teóricas e pesquisa de campo. Realizamos inicialmente uma abordagem teórica do cenário tecnológico referente a essa proposta, considerando aspectos relevantes para a pesquisa e para dar suporte a esta abordagem realizamos uma pesquisa de campo com alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio e professores de matemática da escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt tendo como objetivo identificar como o uso de recursos tecnológicos beneficiam alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Assim, ressaltamos a importância do uso de tecnologias como recurso viável tanto para o professor educador, quanto para o aluno enquanto cidadão em processo de formação, levando em consideração que deva ocorrer motivação e investimento na capacitação de professores para alcançarmos resultados positivos para educação.

Palavras-Chaves: Educação Matemática, Recursos Tecnológicos, Ensino e Aprendizagem.

ABSTRACT

This work of completion a critical analysis of the use of new technologies in mathematics education, developed from theoretical concepts and field research. Was first carried out a theoretical scenario of technology related to this proposal, considering matters relevant to research and to support this approach we conducted a field study with students from first and second year of high school mathematics teachers and school State Education Middle Lameira Bittencourt aiming to identify how the use of technological resources benefiting students and teachers in the teaching and learning of mathematical content. Thus, we emphasize the importance of using technologies as viable resource for both the teacher educator, and for the student as a citizen in the process of training, considering it has to be motivation and investment in training teachers to achieve positive outcomes for education.

Key-words: Mathematics Education, Technology Resources, Teaching and Learning.Ouvir

Ler foneticamente

Dicionário - Ver dicionário detalhado

Traduza qualquer site

Fazer mais com o Google Tradutor

  • Linguistas, robôs ou alienígenas? Saiba mais sobre a tecnologia por trás do Google Tradutor e como você pode ajudar a melhorá-la.

  • Pesquise as melhores receitas de sushi em japonês! Descubra o poder da Pesquisa traduzida do Google.

  • Deparou-se com um site estrangeiro? Faça o download do Google Chrome, um navegador rápido e seguro com tradutor integrado.

  • Mantenha contato com seus amigos virtuais de Paris. Ative a tradução automática de e-mails e bate-papos no Gmail.

SUMÁRIO DE FIGURAS

Figura 1

Evolução humana

........................................................15

Figura 2

Notebook mesclado com um livro

........................................................17

Figura 3

Ambiente escolar moderno

........................................................20

Figura 4

Folder de propaganda do PROINFO

........................................................22

Figura 5

Diversificação das TICs

........................................................23

Figura 6

Multitarefa dos jovens atuais

........................................................29

Figura 7

Todos plugados

........................................................35

SUMÁRIO DE GRÁFICOS

Gráfico 01

Pesquisa feita pela Fundação Victor Civita em relação ao uso de tecnologia no dia-a-dia do professor........................................................40

Gráfico 02

Referente à 1ª questão do questionário, aplicado aos alunos.................40

Gráfico 03

Referente à 2ª questão do questionário, aplicado aos alunos.................41

Gráfico 04

Referente à opinião dos alunos em relação às disciplinas que são trabalhadas com auxilio de recursos tecnológicos computacionais.........42

Gráfico 05

Referente à 4ª questão do questionário, aplicado aos alunos,................44

Gráfico 06

Referente às repostas aos tópicos mais relevantes que seguem a mesma linha de pensamento dos alunos que responderam SIM a questão 04..............................................................................................................45

Gráfico 07

Referente às repostas aos tópicos mais relevantes que seguem a mesma linha de pensamento dos alunos que responderam NÃO

Na questão 04 .........................................................................................46

Gráfico 08

Referente à 1ª questão do questionário, aplicado aos professores,...............................................................................................47

Gráfico 09

Referente à 2ª questão do questionário, aplicado aos professores..........49

Gráfico 10

Referente à 5ª questão do questionário, aplicado aos professores..........51

Gráfico 11

Referente à 6ª questão do questionário, aplicado aos professores..........53

SUMÁRIO

(Parte 1 de 5)

Comentários