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TCC-Matemática-alexandre queiroz-UFPA-CASTANHAL, Teses (TCC) de Matemática

Desafios e Perspectivas do ensino dos conteúdos matemáticos por intermédio das Tics

Tipologia: Teses (TCC)

2010

Compartilhado em 30/12/2010

alexandre-queiroz-10
alexandre-queiroz-10 🇧🇷

4.5

(2)

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Baixe TCC-Matemática-alexandre queiroz-UFPA-CASTANHAL e outras Teses (TCC) em PDF para Matemática, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL FACULDADE DE MATEMÁTICA Alexandre Barbosa de Queiroz Fábio Rodrigo Rocha Pinto Desafios e Perspectivas do ensino dos conteúdos matemáticos por intermédio das Tics Castanha/Pará Dezembro/2010 Alexandre Barbosa de Queiroz 1 Fábio Rodrigo Rocha Pinto Desafios e Perspectivas do ensino dos conteúdos matemáticos por intermédio das Tics Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, como requisito para a obtenção do Grau de Licenciado em Matemática, sob a orientação da Professora Mestra Roberta Modesto Braga Castanha/Pará Dezembro/2010 Alexandre Barbosa de Queiroz Fábio Rodrigo Rocha Pinto 2 Dedico também a minha tia Márcia, pelo apoio e ensinamentos e a todos os que de uma forma direta ou indiretamente contribuíram para a construção desta pesquisa. Dedico este trabalho a todos os alunos e professores da República Federativa do Brasil, em especial aos que estudam e trabalham em escolas precárias que não possuem condições apropriadas para exercer a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de matemática. 5 Dedico aos meus pais Francisco e Elizabete por terem me dado todo um suporte estrutural, como financeiro, emocional e moral para que eu pudesse concluir esta graduação. Minha expectativa com essa graduação concluída é de poder retribuir esse esforço, sendo um profissional comprometido com a educação brasileira, com o ensino de Matemática e com o progresso da nossa nação. 6 "Estamos nos anos inicias de um tempo que chamo de década digital - uma era em que computadores deixarão de ser meramente úteis para se tornar uma parte significativa e indispensável de nossa vida diária." ( Bill Gates ) RESUMO Este trabalho de conclusão de curso faz uma análise crítica do uso das novas tecnologias na Educação Matemática, desenvolvido a partir de concepções teóricas e pesquisa de campo. Realizamos inicialmente uma abordagem teórica do cenário tecnológico referente a essa proposta, considerando aspectos relevantes para a pesquisa e para dar suporte a esta abordagem realizamos uma pesquisa de campo com alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio e professores de matemática da escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt tendo como objetivo identificar como o uso de recursos tecnológicos beneficiam alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Assim, ressaltamos a importância do uso de tecnologias como recurso viável tanto para o professor educador, quanto para o aluno enquanto cidadão em processo de formação, levando em consideração que deva ocorrer motivação e investimento na capacitação de professores para alcançarmos resultados positivos para educação. 7 SUMÁRIO DE FIGURAS Figura 1 Evolução humana ........................................................15 Figura 2 Notebook mesclado com um livro ........................................................17 Figura 3 Ambiente escolar moderno ........................................................20 Figura 4 Folder de propaganda do PROINFO ........................................................22 Figura 5 Diversificação das TICs ........................................................23 Figura 6 Multitarefa dos jovens atuais ........................................................29 Figura 7 Todos plugados ........................................................35 10 Gráfico 01 Pesquisa feita pela Fundação Victor Civita em relação ao uso de tecnologia no dia-a-dia do professor........................................................40 Gráfico 02 Referente à 1ª questão do questionário, aplicado aos alunos.................40 Gráfico 03 Referente à 2ª questão do questionário, aplicado aos alunos.................41 Gráfico 04 Referente à opinião dos alunos em relação às disciplinas que são trabalhadas com auxilio de recursos tecnológicos computacionais.........42 Gráfico 05 Referente à 4ª questão do questionário, aplicado aos alunos,................44 Gráfico 06 Referente às repostas aos tópicos mais relevantes que seguem a mesma linha de pensamento dos alunos que responderam SIM a questão 11 SUMÁRIO DE GRÁFICOS 04..............................................................................................................45 Gráfico 07 Referente às repostas aos tópicos mais relevantes que seguem a mesma linha de pensamento dos alunos que responderam NÃO Na questão 04 .........................................................................................46 Gráfico 08 Referente à 1ª questão do questionário, aplicado aos professores,...............................................................................................47 Gráfico 09 Referente à 2ª questão do questionário, aplicado aos professores..........49 Gráfico 10 Referente à 5ª questão do questionário, aplicado aos professores..........51 Gráfico 11 Referente à 6ª questão do questionário, aplicado aos professores..........53 SUMÁRIO INTRODUÇÃO....................................................................................................13 1. A EDUCAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA................................................. 15 1.1. Arte de ensinar: Conhecimento técnico e científico...............................20 1.2. PROINFO................................................................................................22 1.3. Implicações das TICs no âmbito Educacional.........................................23 2. ENSINO DA MATEMÁTICA ALIADO A TECNOLOGIA MODERNA........... 28 12 Neste sentido objetivamos com este trabalho identificar como o uso de recursos tecnológicos beneficia alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. No capitulo 1 mostramos a evolução da tecnologia no âmbito educacional, seus pros e contras em relação ao ensino aprendizagem da sociedade atual. No capitulo 2 mostramos a grande influencia das evoluções tecnológicas educacionais aliadas ao ensino dos conteúdos matemáticos. No capitulo 3 abordamos a realidade que o ensino da matemática passa na sociedade atual, mas especificadamente no município de Castanhal-Pa onde professores e alunos defendem a implantação de tais recursos tecnológicos, nas aulas de matemática, os mesmos afirmam que facilita a aprendizagem, e deixa a aulas mais dinâmicas, em um contexto onde falta incentivos e investimentos por parte dos governantes em tais ferramentas e na capacitação dos professores. Mostramos também a questão da não utilização em ambiente escolar de alguns professores dessas novas ferramentas tecnológicas, justificadas por eles pela falta de estrutura das escolas, tais como: não haver computadores suficientes para todos os alunos, falta de pacote de software específico entre outros. •.1. A EDUCAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA 15 Figura 01 Fonte:http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:TAfgCEVCX4K3zM:http://multimedia.iol.pt/iol/gar_multimedia/ objecto_imagem/id/1265/584&t=1, 03/12/2010,13:00. Ao longo da história da humanidade, tem ocorrido uma série revoluções em diferentes setores da sociedade, tais como a Revolução agrícola, industrial e a mais nova, Revolução da informação. Estas revoluções trazem uma nova concepção de conforto e qualidade de vida para o homem. E depois delas a vida não é mais a mesma pelo fato dessas tecnologias substituírem muitas funções que nós mesmos, seres humanos, fazíamos antes de muitos aparatos tecnológicos serem inventados. Os seres humanos possuem uma tendência e uma enorme facilidade natural de simplificar informações que recebem do meio. Dispondo dessas qualidades surgem inúmeras idéias importantes para favorecer o ensino e aprendizagem. Porque quem ensina tem como objetivo que seu aluno aprenda e reciprocamente quem aprende deve-se compreender e confrontar idéias do que lhe foi ensinado. Ensinar e aprender são duas vertentes que estão no mesmo lado da moeda, embora nem sempre em sintonia, pelo fato de estarmos vivendo em um mundo repleto de transformações e questionamentos contínuos que influenciam diretamente na forma de como deveremos educar nossas crianças e jovens, essas influências culturais dessa nova sociedade exigente, vem proporcionando inúmeras discussões sobre o saber, aprender e o ensinar. Do mesmo modo utilizamos o conceito de tecnologia ao de inovação e estes dois termos estão ligados a melhoras nos processos de ensino e de aprendizagem. Idealiza-se que a inserção de novas tecnologias no meio 16 educacional, como computadores, projetores, calculadoras, etc. Proporcionarão resultados positivos na maneira com que é disponibilizado hoje o ensino para alunos, pois irá modificar os meios como que os professores estão habituados a ensinar e o aluno a aprender. Atualmente nos encontramos em uma geração com ideologias mais desafiadoras, questionadoras que se interagem através da busca por conhecimento, culturas expostas de forma diversificada e ao mesmo tempo mais integrada e compartilhada, costumes, crenças, valores e comportamentos se dão de forma linear através do uso da mídia digital interativa com grande fluxo de informações. Um grande desafio nos dias atuais é estimular os membros que compõem essa sociedade há serem mais críticos e autônomos na busca do conhecimento, não se limitando mais a serem apenas membros passivos e receptores desses dados. “A possibilidade de integração, convivência e cooperação de diferentes meios de comunicação num único sistema, abre espaço para inúmeras aplicações que irão, com certeza, se não revolucionar, pelo menos modificar substancialmente o comportamento das pessoas, tanto no âmbito profissional como pessoal e social” (NEVE, 1995, citado por CORRALLO, 2003). Na sociedade de hoje essas tecnologias são taxadas de solução para quase todos os problemas relacionados à aprendizagem. Nesse sentido, devemos ter cuidado em relação a essas novidades, pois não adianta que haja apenas uma “democratização da informação” para que as pessoas se desenvolvam, ou não basta que se distribuam tecnologia como se fossem cestas básicas, pois não tem fundamento os alunos apenas terem tecnologias em sala de aula se não possuir um professor capacitado que lhe proporcione um direcionamento para uma linha do saber, de nada adiantará investir apenas em máquinas, elas sozinhas não resolvem todos os problemas educacionais. O desenvolvimento pessoal, organizacional do país é decorrente da capacidade de pensar e de questionamentos que cada membro da sociedade deve exercer. Alguns países perceberam que o desenvolvimento esta relacionado diretamente com os investimentos na educação e na formação de seu povo, pois a escola atualizada tecnologicamente contribui de forma grandiosa na formação 17 As soluções inovadoras e de impacto que se diz respeito à tecnologia só terão oportunidades de vigorarem se professores e diretores escolares,assim como os responsáveis pela administração central do sistema de ensino forem capazes de mapear os grandes desafios de educar na sociedade atual, pelo fato de existir todo um contexto específico econômico e social que configura o capitalismo atual. Vivemos em uma época que podemos chamar de sociedade da informação ou, a sociedade do conhecimento, um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias - TICs, mesmo admitindo que uma grande parte da população esteja privada do acesso a essas tecnologias, mas realmente o que podemos constatar é a predominância da difusão de dados e informações. A democratização do acesso aos benefícios das tecnologias se fundamenta na constatação da exclusão como característica inerente ao sistema capitalista. (OLIVEIRA, 1997; SILVA, 2001. P. 5-13). Uma forma de incluir tais indivíduos nesta era da informação é trazer para dentro da escola todos os recursos tecnológicos que permitam que esses alunos tenham acesso a educação também tecnológica e como consequência formação para vida social e profissional, ou seja, capacitar o cidadão para sociedade atual. No momento, contudo, as novas tecnologias da informação e da comunicação vêm suscitando, pelo seu desenvolvimento acelerado e potencial de aplicação, novas abordagens de utilização no processo educativo. (Id. Ibidem). Com base na citação acima enfatizamos que, para que a Educação seja capaz de atender a formação cidadã dos indivíduos, as tecnologias educacionais terão que seguir uma linha didática, de forma que o conhecimento técnico e científico repassado seja capaz de suprir a necessidade do publico alvo, pois essa educação terá o objetivo de alcançar um maior número possível de pessoas nas mais diversas classes sociais, proporcionando uma inclusão digital. 20 1.1. ARTE DE ENSINAR: CONHECIME NTO TÉCNICO E CIENTÍFICO Segundo o dicionário Wikipédia, a palavra didática (didáctica) vem da expressão grega Τεχνήδιδακτική (technédidaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. Tecnologia, por sua vez, (vem do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Analisando os significados de tecnologia e didática e se juntarmos estas duas vertentes, nos deparamos com a seguinte definição: Didática e Tecnologia: arte de ensinar com conhecimento técnico e científico. De acordo com SANTOS (2006)“A escola tem que assumir uma postura didática de comprometimento com a Tecnologia, deve assumir uma postura de 21 Figura 03 Fonte:http://content6.clipmarks.com/blog_cache/ portaldoprofessor.mec.gov.br /img/BF4E16A2-2A41 -4D85- A71F-713317A9B88F Data: 03/12/2010 ; Horário: 13:15 crescimento, mudança e buscar nela novas formas de fazer a educação, assumir a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articular suas três dimensões: técnica, humana e política” (p.52). Investir apenas em programas de capacitação para professores não é o suficiente, do que adianta investimentos em mão de obra especializada se esta mesma não consegue instigar o conhecimento e o interesse do aluno para exercer tal atividade. A tecnologia se torna útil quando o professor consegue enxergar a maneira mais apropriada de se aplicar aquele recurso em suas aulas, fazendo assim com que os aparatos tecnológicos se tornem seus aliados gerando inúmeros resultados em relação à aprendizagem e proporcionando grandes transformações na sociedade. Esta relação do domínio entre técnico e pedagógico não deve ocorrer de forma separada, pois não adianta exercer um domínio da área da tecnologia se não se tem a pedagogia de um professor e vice-versa. Estes conhecimentos devem caminhar em conjunto para favorecimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A educação na era da tecnologia é proporcionada quando a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo de ensino aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade, dos educandos, da escola, do professor, da cultura, que está inserida. 1.2. PROINFO 22 Figura 04 Fonte:http://2.bp.blogspot.com/_rulw0khngQ/TJjvYAzT4oI/ AAAAAAAAAGVV1uNsZ2Iv0/s1600 /proinfo+integrado.jpg, 04/12/2010; 4:15 poucos anos o computador em rede estará, com toda certeza, na mesma categoria. De fato, cada vez mais se dissemina a informação na rede informática, mas a disponibilização da informação em meio eletrônico ou não, por si só, não assegura o processo de aprendizagem no sujeito. A construção do conhecimento depende da ação do sujeito sobre a informação disponível, de modo a atribuir-lhe significado. Essa ação constitui, portanto, o processo de apropriação da informação pelo sujeito, o que se dá numa relação dialética, estabelecida entre sujeito e objeto do conhecimento. (COSTA e OLIVEIRA, 2004: p. 20). As ferramentas tecnológicas não realizaram todos os trabalhos só, alguém terá que manuseá-las e para que ocorra essa interação do professor e a máquina o mesmo necessita buscar uma capacitação. A informação técnica muitas das vezes é adquirida pela necessidade do professor ou do aluno, muitas das vezes a busca por conhecimento proporciona tais habilidades sem que ocorra uma capacitação propriamente dita. Para o sujeito da aprendizagem, o mundo da informação ao qual ele está exposto pode significar conhecimento e o papel da educação é fornecer condições para criação de ambientes significativos que favoreçam, efetivamente, o conhecimento e o desenvolvimento de novas habilidades cognitivas. (COSTA e OLIVEIRA, 2004: p. 20). A idéia de utilização de TICs na educação parece preferível por muitos na sociedade, pois nos permite considerar como referência a categoria geral, pelo fato de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação serem toda e qualquer tecnologia voltada para serem utilizadas na forma de educar. Muitos especialistas afirmam que as utilizações das TICs revolucionaram o meio educacional, entretanto essas tecnologias não substituirão de imediato as atuais, mas com certeza ocasionará mudanças profundas na forma em que o ensino é dinamizado, tudo depende da base pedagógica com que essas tecnologias serão acompanhadas. As grandes influências das Tics sobre os meios de comunicação forçam as escolas necessitarem dessa integração para não limitar-se ou se isolar em seus “próprios muros”, pois, seu sistema de ensino padronizado pelo tempo proporciona um repudio por uma grande parte dos alunos da atualidade, pelo fato de exigirem aulas mais dinâmicas e interativas onde os mesmo participem de uma 25 maneira mais ativa de sua formação, mas em cima deste contexto deve-se ter o cuidado para não pensar que as TICs serão a solução para todos os problemas existentes no ambiente escolar. As tecnologias na escola causam inúmeras discussões e muita controvérsia, mas o fato de muitos professores não se utilizarem dessas ferramentas se dá pelo descaso de investimentos destas instituições em ambientes informatizados e até mesmo quando se tem um investimento já esta sendo efetuado com tecnologias defasadas, ocorre também à falta de incentivo à capacitação dos professores, as instituições responsáveis pela educação no Brasil ainda investem pouco nesse contexto, professores adquirem habilidades supérfluas em relação a essas tecnologias e acabam utilizando desses recursos de uma maneira equivocada e até mesmo errada pelo simples fato de não terem passado por uma capacitação, na maioria das vezes a tecnologia é questionada, o aluno se pergunta será se essa “tecnologia” é realmente necessária? Essa inquietação ocorre às vezes porque o professor não conseguiu explorar ao máximo e de maneira correta as ferramentas tecnológicas, isso acontece diariamente, pois os mesmo repelem essas ferramentas por não saberem utilizá- las no contexto de sua aula. Atualmente Tecnologia na educação é uma questão que esta em pauta nacional, de acordo com Roseli Lopes de Deus que é pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, e que coordenou a análise dos dados levantados pelo Ibope em 400 escolas de 13 capitais brasileiras sobre o seguinte tema: Tecnologia nas escolas: tem, mas ainda é pouco; em alguns momentos desta entrevista dada ao site da revista nova escola http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e- financiamento/tem-mas-ainda-e-pouco-519549.shtml, Roseli Lopes respondeu a algumas perguntas e uma delas foi à seguinte: O que falta para ampliar o acesso à tecnologia? “Investir ainda mais em equipamentos e em mobilidade. Mas vejo um cenário positivo, pois a tecnologia na Educação entrou na pauta nacional. Todos sabem que o acesso à internet é tão importante quanto à eletricidade e o saneamento básico, pois é a possibilidade de se conectar e aprender sempre que vai tornar os jovens mais preparados para o mundo do trabalho.” (Revista Nova Escola Edição especial, dezembro, 2009). 26 De acordo com essa linha de pensamento investir nesses aparatos tecnológicos se tornou prioridade para muitas instituições de ensino, principalmente as instituições da rede particular, na maioria dos casos essas escolas utilizam-se desses recursos como um diferencial no mercado educacional. A economia da educação torna-se refém de toda essa tecnologia da informação. De intensificação de trabalho a escola terá uma intensificação de capital, ocasionando um maior direcionamento das escolas apenas para adquirir ganhos e não, mas com o foco de ensinar e educar o aluno. A procura por mais alunos, impulsionam essas instituições a buscarem no mercado as mais novas tecnologias educacionais, para que ocorra um maior índice de matriculas possível através de um enorme marketing, onde são expostas ideologias de que as escolas que utilizam alta tecnologia proporcionaram a seus alunos um maior índice de aprendizagem pelo simples fato de possuírem maior acervo tecnológico, mas nem sempre ocorre nessa ordem, muitas das vezes tecnologia de mais atrapalha, porque existe no meio educacional, profissionais que se utilizam dessas ferramentas como um “vicio”, em alguns casos esses professores adquirem uma grande dependência da tecnologia e se limitam apenas em ministrar aula com tais instrumentos. Tal atitude poderá proporcionar inúmeras situações embaraçosas a estes profissionais, se por ventura não estiver disponível tais ferramentas e se ocorrerem problemas técnicos com os aparatos tecnológicos, o fato de sua didática está, acostumada e dependente de tais recursos isto proporcionará a este professor uma enorme dificuldade para ministrar suas aulas. Apesar desses impasses, as TICs no âmbito educacional são de suma importância para a sociedade de hoje, mas os profissionais que a partir delas utilizaram seus métodos explicativos devem observar que elas são ferramentas muito poderosas e que servem para alcançar os objetivos de ensino e precisam estimular os alunos a usar o computador e a internet para avançar nos conteúdos. 27 Esta facilidade dos alunos da era da informação com os aparelhos tecnológicos associados à multitarefa pode ser uma ferramenta de grande potencial pedagógico, pois atrai esses alunos para um ambiente de seu interesse e com o qual já estão familiarizados. A utilização de calculadoras e de audiovisuais como recursos para o ensino e a aprendizagem da Matemática começou a atrair o interesse de pesquisadores em Educação Matemática com mais intensidade a partir dos anos de 1970. O aparecimento de novas tecnologias como o computador, a televisão e a internet, tem levado educadores matemáticos a tentar utilizá-las no ensino. (FIORENTINI e LORENZATO, 2006 p. 45). A utilização de recursos tecnológicos aliados à educação vem na tentativa de aumentar a eficiência do ensino, essas novas tecnologias, como por exemplo: Excel, PowerPoint, todas essas ferramentas servem para aprimorar e aumentar o ângulo de visão em relação a determinado conteúdo passado dentro de sala. Ter a atenção do aluno para certo conteúdo escolar esta ficando cada vez mais difícil principalmente quando se fala de matemática, pois esta ainda é vista como uma disciplina pura e simplesmente abstrata, distante da realidade dos alunos. Essa situação ocorre em geral pelas limitações metodológicas aplicadas em sala de aula, não permitindo a compreensão dos alunos para os conteúdos específicos, reduzindo-a a cálculos rotineiros e mecânicos sem aplicação prática e com coerência real. Assim, a tecnologia pode ser utilizada a favor da educação, pois “se você não pode com ele junte-se a ele” (ditado popular); neste caso se o professor não pode competir a atenção dos alunos para trabalhar, por exemplo, trigonometria tradicionalmente, o ideal é juntar-se a ela, utilizando , por exemplo o software trigonometria para mostrar literalmente o circulo trigonométrico em todos os seus quadrantes e ângulos, porque não temos a capacidade de fazer um circulo trigonométrico tão complexo e bem desenhado como o do programa de computador, e aliado a esse programa ampliando a imagem para facilitar ainda mais a possibilidade de entendimento dos alunos. Esses avanços tecnológicos usados para criar ou incrementar a metodologia dentro de sala de aula são a 30 nova alternativa na tentativa de proporcionar aprendizado de qualidade aos alunos. Em se tratando da disciplina de matemática, esta é a responsável todos os anos pela reprovação de milhares de alunos na escola básica, nos vestibulares, concursos etc. e os estudantes colocam muitas das vezes a culpa no professor que não sabe repassar o conhecimento, e o professor por sua vez coloca a culpa nos alunos que não se dedicam, não estudam em casa, virando uma bola de neve, quando na verdade a responsabilidade é de ambos, o professor em procurar alternativas metodológicas que facilitem o aprendizado e o aluno em dedicar-se a este aprendizado. O grande desafio dos educadores é ganhar à atenção do aluno acreditando ser a chave para aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula. E com tantas atividades de entretenimento que o mundo oferece, fica muito difícil o aluno que já não tem o costume de estudar em casa, por questões adversas, fica difícil competir com tanta facilidade de acesso à informática que realmente é uma coisa que prende a atenção do aluno. O aluno aprende quando mobiliza os seus recursos cognitivos e afetivos com vista a atingir um objetivo. Esse é, precisamente, um dos aspectos fortes das investigações. Ao requerer a participação do aluno na formulação das questões a estudar, essa atividade tende a favorecer o seu envolvimento na aprendizagem. (PONTE,BROCADO e OLIVEIRA, 2003, p.23). A tecnologia esta cada vez mais presente no cotidiano da sala de aula, ela torna a aula mais dinâmica, divertida, atrativa, fatores estes que favorecem no processo de aprendizagem, pois tem maiores índices de aproveitamento porque o aluno esta interessado, gostando da aula pelo fato de ser uma coisa atrativa, diferente, não aquela aula tradicional monótona. É nessa hora que o professor mostra a sua nova “arma” metodológica, usar em suas aulas essas tecnologias: Computador, Data show, software matemático para melhor de mostrar determinados assuntos. Essa pratica já vem sendo adotada em muitos lugares do mundo e no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos, com investimentos do governo na área da educação, aliada a tecnologia. 31 Podemos observar à essa evolução através da pesquisa realizada pela revista nova escola: em 1981 foi realizado na universidade de Brasília o primeiro seminário nacional de informática na educação, com o apoio do MEC, em 1989 o ministério da educação implementou o programa nacional de informática na educação (Proninfe) para desenvolver a informática educativa e seu uso nas redes, em 1997 o programa nacional de informática na educação é rebatizado de (Proinfo) e prevê laboratório de informática nas escolas, já em 2009 Pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita (FVC) mostra que 73% das Escolas estaduais têm laboratório de informática, e 83% tem conexão Banda larga. Apesar do avanço da tecnologia e da acessibilidade do conhecimento, a mudança dos procedimentos metodológicos e a utilização dos recursos da tecnologia para ensinar matemática, ainda não são aceitas por uma parcela de professores, o primeiro impedimento é a questão da falta de habilidade no uso dessas ferramentas, principalmente quando se fala em professores mais velhos, mesmo sem domínio e ficando cada vez mais difícil trabalhar em sala sem utilizar pelo menos um computador, não busca capacitação formação para a utilização de tais ferramentas. No ano de 2008 a consultoria americana McKinsey fez uma pesquisa nos países que tem os melhores rendimentos, desempenho na educação e o que eles fazem para obter tal aproveitamento, uma das primeiras conclusões foi a de selecionar os melhores professores e consequentemente ter uma excelência na educação. No Brasil já esta sendo tomada a primeira medidas em relação a este fato, para tal sucesso nas escolhas dos professores, o governo federal esta criando o Exame Nacional de Ingresso na Carreira de Professor para todo país que deve já ser implantado em 2011 onde este exame vai servir de referencia para a contratação na educação infantil e também nas series iniciais do Ensino Fundamental. O projeto tem como plano, 20 características que todo o professor deve ter que aqui descrevemos duas. Primeira: ter boa formação, no ano de 1996 a LDB determinou que os professores devam ter curso superiores isso vale para todos os níveis da educação. Já no ano de 2010 o senado aprovou a obrigatoriedade de nível superior para dar aulas nas series iniciais. Esta questão é fundamental se associada a formação continuada. (Revista Nova Escola, ano xxv – Nº 236, 2010, p47) 32 com os dados em mãos os alunos inseriram as pesquisas no programa da Microsoft o Excel, depois disto obtiveram o resultado da media de consumo diária de cada habitante da cidade, pode parecer uma coisa simples a primeira vista, mas essa atitude muda muito à concepção dos alunos em relação à matemática, que é tida como matéria difícil, porque realmente fica complicado você imaginar todas as operações matemáticas sem pelo menos saber o que realmente esta se fazendo. Aprender Matemática não é simplesmente compreender a Matemática já feita, mas ser capaz de fazer investigação de natureza Matemática (ao nível adequado a cada grau de ensino). Só assim se pode verdadeiramente perceber o que é a Matemática e a sua utilidade na compreensão do mundo e na intervenção sobre o mundo. Só assim se pode ser inundado pela paixão “detetivesca” indispensável à verdadeira fruição da Matemática.(BRAUMANN, 2002,p.5). Mas ainda temos algumas resistências quanto ao uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, como podemos observar na pesquisa realizada pela fundação Victor Civita. Alguns professores têm medo ou não estão preparados para usar as novas ferramentas metodológicas que são uma inovação, mas também entra ai a questão se a escola tem a estrutura para viabilizar o uso a essas ferramentas. Já é consenso que os computadores são importantes aliados do professor. Para 78% dos pesquisados, o uso das tecnologias na Educação amplia as possibilidades de exploração dos conteúdos escolares. E 63% acreditam que o bom aproveitamento das máquinas se reflete na melhora da aprendizagem dos alunos. Para que isso seja realidade, porém, é preciso um ingrediente essencial: planejamento. A boa notícia é que a maioria dos entrevistados diz incluir as ferramentas tecnológicas no projeto pedagógico da escola (confira os números na tabela abaixo). (DINIZ, 2009, p.11) TODOS PLUGADOS 35 Figura 07 Ilustração: Mario Kanno 78% dos entrevistados acreditam que o uso do computador amplia as possibilidades de exploração dos conteúdos escolares. Portanto, a utilização de recursos tecnológicos abre um leque de possibilidades tanto para os professores como para os alunos nas formas de ensinar e aprender, a maioria dos profissionais já percebeu a revolução que a educação vem sofrendo nos últimos anos. Iniciativas vêm sendo tomadas como visto anteriormente para fazer quem usa continuar usando cada vez mais e atualizando-se e quem não utiliza seja por falta de conhecimento ou propriamente dito por falta dos recursos use. Tudo isso com o intuito de melhorar cada vez mais a educação de uma maneira geral em nosso País. É fácil perceber que as TIC`s estabelecem ligações entre a matemática e os conteúdos de outras áreas, proporcionando potencialidades inerentes a atuação de um cidadão, personagem principal na sociedade tecnológica atual, confirmado por Borba e Penteado (2003), quando diz que “a inserção de TIC`s no ambiente escolar tem sido vista como potencializador de se quebrar a hegemonia das disciplinas e impulsionar a interdisciplinaridade” (p. 64-65) De acordo com BRASIL (1998), a utilização das TIC`s traz contribuições para o ensino da Matemática à medida que: relativiza a 36 importância do cálculo mecânico a da simples manipulação simbólica; evidencia no aluno a importância do papel da linguagem gráfica de novas formas de representação; possibilita o desenvolvimento dos alunos de um crescente interesse pela realização de projetos e atividades de investigação e exploração como parte fundamental de sua aprendizagem; permite que os alunos construam uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática; desenvolve atitudes positiva nos alunos. 3. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: O USO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS 3.1 A ESCOLA A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt, localizada na Travessa Cônego Leitão, 2953, no Bairro Estrela, próximo ao estádio Municipal Máximino Porpino Filho, centro da cidade de Castanhal no estado do Pará. No ano de 2010 foram matriculados cerca de (2083) dois mil e oitenta e três alunos distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. 37 Na tentativa de fazer um comparativo dos dois lados da questão utilizamos questionários direcionados a alunos e professores com a finalidade de responder a questão de interesse, foram feitos alguns procedimentos metodológicos para obtenção dos dados, por intermédio da visita feita a escola foram aplicados 45 questionários a alunos e 7 para os professores de matemática, proporcionando um total de 52 questionários. Os resultados obtidos foram organizados graficamente, dispostos em categorias para alguns questionamentos da pesquisa e relacionados/comparados a concepções de estudiosos da área. 3.2.1. QUESTIONÁRIO I A aplicação do questionário I foi realizada com 45 alunos da série do ensino médio regular, com perguntas discursivas e fechadas, com o objetivo de identificar as suas opiniões em relação à utilização ou não da tecnologia para o ensino da matemática, e se seu professor utiliza tais tecnologias modernas dentro de sala, que permita organizar as informações sob o ponto de vista dos diferentes alunos sobre o ensino de matemática aliado à tecnologia, se esta fusão traz realmente benefícios para a sua aprendizagem. 3.2.2 QUESTIONÁRIO II O segundo questionário foi respondido por sete professores de matemática da referida escola, com o intuito também coletar suas opiniões em relação aos seguintes questionamentos: se para o professor faz sentido o uso ou não do computador em suas aulas e quais contribuições trará tal uso desta ferramenta para sua aula. Questionamos também sobre as condições de infra-estrutura e possíveis ambientes de ensino oferecidos ou não pela escola na utilização de recursos tecnológicos. 3.3. A ANÁLISE 3.3.1 ALUNOS 40 A análise, a seguir trata da questão do questionário aplicado aos alunos, contendo, cinco perguntas sendo três fechadas e duas discursivas que tinham o objetivo de saber mais especificadamente a opinião de cada um em referente ao objetivo de identificar como o uso de recursos tecnológicos os beneficiaram no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Em relação a 1ª pergunta do questionário I:Seu professor de matemática usa o computador, projetor (Data show) para ensinar os conteúdos? Gráfico 02: Frequência das repostas se o professor utiliza o computador em sala de aula. Fonte: Pesquisa de Campo (2010). Diante das respostas dadas pelos alunos, notamos que a maior parte (66,6%) dos professores não utiliza o computador em suas aulas. Observaremos mas adiante dados que paralelamente justificam tais informações constatadas acima no gráfico 01, os quais foram obtidos na primeira pergunta do questionário aplicado aos professores, onde também se teve uma analise sobre a utilização dessas tecnologias pelos mesmos, onde está representada no gráfico 06. A segunda pergunta do questionário procurou identificar se: Os recursos tecnológicos utilizados para ensinar os conteúdos matemáticos contribuem para facilitar seu aprendizado? Gráfico 03: Frequência das repostas se no seu ponto de vista a tecnologia ajuda no processo de aprendizagem. Fonte: Pesquisa de Campo (2010). O gráfico 02 mostra a opinião dos alunos a favor da utilização das tecnologias educacionais, na visão deles favorece no processo de aprendizagem. No entanto, ao compararmos ao gráfico 01, percebemos uma contradição entre a pouca (33,3%) utilização de computadores nas aulas de matemática e o interesse da maioria (75,5%) dos alunos que consideram que a tecnologia ajuda no processo da aprendizagem. 41 O segundo questionamento surge com a intenção de complementar as informações fornecidas na primeira questão e também como forma deinstigar ainda mais esses alunos em relação a esta problemática que é a seguinte: Os recursos tecnológicos utilizados para ensinar conteúdos matemáticos contribuem para facilitar seu aprendizado? A grande maioria dos alunos respondeu que sim, os recursos tecnológicos facilitam e dinamizam ainda mais as aulas de matemática, e citaram até algumas disciplinas que foram manuseadas através do uso de softwares por intermédio de seus professores, alguns dados foram coletados em relação a esses conteúdos. Está questão foi feita na forma discursiva, onde tivemos varias respostas diferentes, onde reagrupamos nas seguintes categorias: cerca de 50% dos alunos responderam geometria e 40% disseram trigonometria, e os 10% restantes não opinaram. Gráfico 04: Frequência das repostas sobre as disciplinas que são aplicadas constantemente com auxilio de tecnologias computacionais. Fonte: Pesquisa de Campo (2010). Com estes resultados observamos a utilização do computador em sala de aula principalmente nos assuntos onde estão relacionadas figuras mais complexas de se desenhar no quadro. No entanto estes dados fornecidos pelos alunos podem ter sido influenciados, pelo fato de que para se trabalhar tais conteúdos são necessários utilizar softwares específicos, como foi citado nos capítulos anteriores, algumas dessas tecnologias ainda custam muito caro. Mas para os conteúdos citados pelos alunos existem diversos recursos tecnológicos disponíveis gratuitamente em larga escala, facilitando ainda mais o contato do professor e do aluno com essas ferramentas metodológicas e possibilitando ainda mais o professor utilizar com maior frequência as mesmas para ministrar suas aulas. A terceira questão pesquisada diz respeito à utilização do laboratório de informática, e se o mesmo é utilizado com frequência pelo professor de matemática. 42 3.3.2. PROFESSORES A 1ª questão apresentava o seguinte questionamento: Você utiliza recursos tecnológicos-(computador, data show, calculadora, software, etc.) para trabalhar os conteúdos da disciplina matemática? Com esta questão queríamos saber dos professores, se eles utilizam tais recursos tecnológicos em suas aulas, e por que fazem uso dessas ferramentas, obtivemos os seguintes resultados. Gráfico 08: Frequência das repostas sobre o questionamento para o professor, se ele utiliza recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos da disciplina matemática. Fonte: Pesquisa de Campo (2010). Analisando o gráfico 06 podemos observar que a diferença de opiniões teve um índice não muito desigual, isto se dá por conta de que os professores que responderam a esta questão afirmaram que não se utilizam de recursos tecnológicos nas escolas onde atuam pela falta de estrutura disponível que não possibilitam o manuseio das ferramentas no contexto aula. De inicio observamos e analisamos os dados que proporcionou uma inquietação na seguinte situação. Obtivemos 57% dos professores, afirmando que utilizam esses recursos trabalhando na mesma escola e concluímos que essa divergência entre professores que atuam no mesmo contexto escolar se da pelo fato de alguns profissionais terem uma iniciativa de optarem em utilizar os recursos disponíveis mesmo sendo de uma forma superficial, como ministrar uma aula expositiva apenas manuseando um computador sem que os alunos construam e desenvolvam juntos a problemática, esta forma de se trabalhar com essas ferramentas não é a mais apropriada, mas professores fazem dela uma necessidade, pois eles acham interessante fornecer o mínimo possível desses recursos para seus alunos mesmo que seja de uma forma breve, então definimos que o motivo de alguns professores responderem que não utilizam se dá pelo fato de não terem iniciativas para trabalhar com pouco recurso tecnológico. 45 Os recursos tecnológicos mais utilizados por esses professores nas escolas onde atuam são os seguintes: • Computadores • Data show • Calculadoras Essas ferramentas são usadas frequentemente por esses profissionais, pois são meios mais acessíveis tanto financeiramente quanto na simplicidade de manuseio, como as maiorias dos professores não possuem capacitação a flexibilidade desses aparatos proporciona maior utilização por parte dos mesmos. A segunda questão do questionário tenta mostrar os mais diversos meios didáticos que os professores utilizam para manusear essas ferramentas tecnológicas em suas aulas. A questão aplicada foi à seguinte: Como você faz uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática? As repostas seguiram uma mesma linha de pensamento, pois a estrutura que a escola oferece favorece apenas poucos meios de se trabalhar esses recursos tecnológicos, apesar de uma grande parte dos entrevistados não opinarem por motivos desconhecidos ou até mesmo por não possuírem um amplo domínio de tais recursos já que a escola onde foi feita a pesquisa não fornece capacitação para os mesmos. Podemos observar graficamente esses dados expostos. Gráfico 09: Frequência das repostas sobre o questionamento de como o professor faz uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática. Fonte: Pesquisa de Campo (2010). Os que opinaram relacionaram alguns meios de como fazem uso das tecnologias disponíveis em suas aulas. A didática aliada a tecnologia como integrar essa duas vertentes, esses professores utilizam-se de maneiras clássicas sem muito aprofundamento técnico das ferramentas, pois a estrutura e equipamentos disponibilizados não correlacionam com perspectiva de muitos profissionais de terem tecnologias avançadas e capacitação para manuseá-las. 46 Os professores utilizam de slides para ministrarem aulas expositivas com auxilio de alguns softwares dependo da série e do conteúdo ministrado, outros já se utilizam desses meios tecnológicos para instigarem o potencial do aluno no desenvolvimento e construções de trabalhos. A terceira questão impõe aos professores uma realidade estampada em quase todo meio educacional, a falta de acessibilidade, estruturas apropriadas para o uso de recursos tecnológicos e de capacitação de profissionais, tornando ainda mais dificultoso a adesão desses recursos por parte dos professores. Apesar de o governo criar programas de incentivo a essas tecnologias e de incentivar capacitação para professores podemos constatar que a realidade é totalmente diferente, os incentivos criados pelo governo como, por exemplo, o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) que é um projeto governamental que tem como objetivo equipar as escolas com computadores e capacitar professores para a boa utilização dessas máquinas, mas na verdade não ocorrem dessa forma , esses benefícios são distribuídos de forma igualitária e acabam não atendo a todas as classes sociais. Muitos professores da rede pública sentem dificuldade em difundir e aplicar os recursos tecnológicos em sala de aula, pelos diversos motivos, como a falta de capacitação adequada para trabalharem com essas ferramentas, a falta de computadores que supram as demandas das escolas e etc. Nesse sentido, questionamos aos professores se as escolas onde atuam oferecem formação para aprenderem a fazer uso e aplicação dos recursos tecnológicos Obtivemos dados das respostas dos professores e constatamos 100% das respostas assinaladas na opção “não” a apuração dos dados foi unânimes, todos pensam igual em relação a essa questão, mas uma coisa ocorreu de muito interessante em relação a esse levantamento. Apesar de todos responderem que as escolas não proporcionam cursos de capacitação, um professor comentou que ocorre sim cursos preparatórios só que são muito raros de acontecerem, assim como defasados, comentando que outros profissionais de disciplinas diferentes foram contemplados com tal beneficio, ou seja, descaso total só com os profissionais da área de matemática, pois os mesmos para trabalharem com 47 acontecer se essas ferramentas estiverem cada vez, mais acessíveis para todos e também afirmaram que as tecnologias contribuíram com maior eficiência no meio educacional quando ocorrer um maior desenvolvimento e construção dos trabalhos partindo inicialmente dos alunos. Os que se opuseram não foram tão críticos ou até mesmo receosos com as tecnologias ao contrario eles criticaram algumas atitudes do governo em relação à inclusão digital, pelo fato do abandono dos governantes em relação ao ensino público e formação continuada dos professores de matemática. “O Brasil é um país com desigualdades muito grandes... mas há um problema comum em todas as regiões: não conseguimos formar os professores para que saibam trabalhar na sociedade da informação... A tecnologia serve apenas como uma nova roupagem, de novidades, disfarçando um projeto pedagógico tradicional. O mais importante é o enfoque dado ao processo e não o processo em si. (PACHECO E MARTINS, 2008, p. 11)” Com base na citação evidenciamos uma realidade conhecida, a falta de formação dos professores para lidar com as tecnologias atuais, que tem um papel de suma importância para dar maior ênfase e aproveitamento nos conteúdos de matemática repassados pelos professores, mas não podemos deixar de dizer que tecnologia sozinha pode resolver todos os problemas de aprendizagem, por que não é verdade ela é uma facilitadora no processo troca de conhecimento, sendo assim mais uma ferramenta metodológica para ajudar no fortalecimento da educação do nosso país. 50 4. CONCLUSÃO De acordo com a pesquisa realizada, constatamos que o laboratório de informática da escola está em perfeitas condições físicas e técnicas para receber os alunos, porém, os professores não o utilizam alegando falta de capacidade de receber todos de uma vez, e como a média é de cinquenta alunos por turma fica mesmo praticamente inviável sua utilização, porém vimos também que ao invés de usar o laboratório de informática eles utilizam de seus próprios recursos tecnológicos para dar aulas, mas ai entra a diferença de utilizar seus próprios recursos e não o laboratório da escola, porque com uso do seu próprio equipamento ele inviabiliza a interação dos alunos com a tecnologia já que será apenas o professor que irar manusear o equipamento. A utilização do recurso tecnológico no ensino aprendizagem tem o objetivo de dar ao aluno uma visão diferente do que atualmente esta acostumado a ver (quadro e pincel) que nessa modalidade de ensino tem naturalmente limitações de visualização ficando “preso” a cálculos sem aplicações dificultando a aprendizagem, por ser uma disciplina altamente abstrata, em se tratando de ensino tradicional. E nesta hora que entra a tecnologia para tentar sanar essas falhas no ensino com novas didáticas de ensino. O aluno já percebeu a importância da utilização dos recursos pelo professor, como vemos na pesquisa, mesmo sem utilizar o laboratório ele tem um desejo que essas ferramentas sejam inseridas de uma vez no seu âmbito escolar, porque trazem benefícios que ajudam na assimilação dos conteúdos passados 51 pelo professor, principalmente nos assuntos que tem uma difícil assimilação como trigonometria as questões dos arcos trigonométricos que são mais difíceis de compreender pelo fato da não visualização do que esta sendo estudado entre outros e também torna as aulas mais dinâmicas, dando ao professor mais mobilidade dentro de um determinado assunto. A educação e a “chave” para o sucesso de toda uma nação, mas é necessária a participação de todos e apesar da educação aliada à tecnologia ser ainda muito questionada vem mostrando resultados positivos em todo o mundo, mas não é só o computador sozinho tem que haver compromisso é capacidade do professor de utilizar tais recursos a seu favor, visão melhorar ao máximo a aprendizagem dos alunos, porque educação proporciona uma melhoria na vida de todos direta e indiretamente, como se diz “as crianças de hoje são o futuro do amanhã” ( ditado popular). 52 Revista Nova Escola Edição especial, dezembro, 2009 (Pesquisa da Fundação Victor Civita revela a real utilização dos computadores e da internet nas redes públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.) Disponível em: http:// revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/029.shtml. Acesso em: 17 de novembro de 2010. SANTOS (2006) p.52 SANTOS, Edimilson. Informática no ensino da matemática, TCC. 2007 SILVA, JANAÍNA MARTINS, a utilização de laboratórios de informática nas aulas de matemática nas escolas públicas de ensino médio detaguatinga-df. TCC. 2006. SOARES, RAQUEL ARAÚJO. Educação na era do conhecimento: tecnologias implícitas no processo de ensino-aprendizagem. 2010. Telecentro de Informações e negócios (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior) Introdução da informática no ambiente escolar. Disponível em:http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br/sitio/destaques/destaqu. php? sq_conteudo=3277, Acesso em: 27/10/2010, 17h05min Web artigos (Formação e Tecnologia). Disponível em: http:// www.webartigos.com/articles/3949/1/Formacao-De-Professor/pagina1.html Acesso em: 19 de nov. de 2010 55 APÊNDICE I QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS 1. O professor utiliza recursos tecnológicos – (computador, projetor, data show, calculadora, etc) para trabalhar os conteúdos da disciplina Matemática? ( ) Sim, quais?___________________________ ( ) Não 1.1. Os recursos tecnológicos utilizados para ensinar os conteúdos matemáticos contribuem para facilitar seu aprendizado? ( ) Sim ( ) Não Por quê? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 2. O laboratório de informática da sua escola oferece: 2.1. Quantos computadores ______ 2.2. Quantidade de computadores suficiente( ) Sim ( ) Não 2.3. Acesso a internet ( ) Sim ( ) Não 2.4Orientador (a) para todos os horários ( ) Sim ( ) Não 2.5Outros ______________________ 3. Considera os recursos tecnológicos fundamentais para tornar as aulas de Matemática mais interessantes e dinâmicas? ( ) Sim ( ) Não Por quê? _________________________________________________________________________ APÊNDICE II 56 QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES 1. Você utiliza recursos tecnológicos – (computador, projetor, data show, calculadora, software, etc.) para trabalhar os conteúdos da disciplina Matemática? ( ) Sim, quais?___________________________ ( ) Não Por quê? __________________________________________________________________ ____________________________________________________________ _______________________________________________________________ 2. Como você faz uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3.As escolas oferecem aos professores formação para aprenderem a fazer uso e aplicação dos recursos tecnológicos? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ _________________________________________________________ 4. As escolas da rede pública em que você trabalha estão equipadas com Laboratórios de Informática e estes estão em condições de uso? ( ) Sim ( ) Não Por quê? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 5. Considera a Tecnologia da informatização uma ferramenta que pode contribuir para transformar o processo de ensinar e aprender Matemática? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ______________________________________________________ 6. Quais as perspectivas e os desafios para o desenvolvimento das aulas de Matemática por meio da tecnologia no ambiente escolar? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ________________________________________________ 57
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