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MC Cursos - Apostila Básica – Noções de Organização, Sistemas &

Métodos – Prof. Roberto César – w.mediafire.com/robertocesar

I – Visão Geral sobre as atividades de ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS e MÉTODOS:

1. Organização

A palavra organização é intensamente utilizada na linguagem administrativa. Ela pode ser aplicada em três sentidos diferentes, a saber:

ORGANIZAÇÃO como uso comum, freqüentemente tem sido empregado como sinônimo de arrumação e ordenação.

ORGANIZAÇÃO como unidade social, se refere aos diversos tipos de organizações (Exemplos: 1º, 2º e 3° Setores).

ORGANIZAÇÃO como função administrativa, se refere a uma das funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

O termo “Organização” freqüentemente tem sido empregado como sinônimo de arrumação e ordenação, em alguns casos como unidade social; porém, em nosso estudo ORGANIZAÇÃO deve ser entendida não apenas como o quadro estrutural de cargos definidos por: títulos; atribuições básicas; responsabilidades; relações formais e nível de autoridade.

Para efeito de OSM, Organização é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance das estratégias e dos objetivos estabelecidos.

Nestes termos, a função básica de ORGANIZAÇÃO, é o estudo cuidadoso da estrutura organizacional para que esta seja bem definida e possa atender as necessidades reais e os objetivos estabelecidos de forma integrada com a organização informal e as estratégias estabelecidas na empresa.

Estrutura Formal

É aquela oficialmente definida na empresa com todas as formalidades e padrões vigentes quanto á forma de preparação e divulgação de normas a respeito.

A estrutura formal será encontrada: Em simples comunicados;

Instruções;

Manuais de Procedimentos

VOCÊ SABIA

Forma Gráfica da estrutura formal: ORGANOGRAMA

Forma Descritiva da estrutura formal: DESCRIÇÃO DE CARGOS

Estrutura Informal

Os funcionários das empresas pertencem automaticamente e inevitavelmente à vida informal das mesmas. Deste relacionamento do cotidiano, surgem:

Entendimentos extra-estruturais;

Conceitos alheios às normas;

Desentendimentos;

Eventuais conflitos;

Lideranças naturais; e

Amizades e ações benéficas ou prejudiciais à empresa

Principais atividades de Organização, dentro de OSM:

Projetar a criação, união ou eliminação de unidades, bem como acompanhar a respectiva execução;

Descrever e definir o objetivo e as funções de cada uma das unidades empresariais;

Divulgar, nos níveis competentes, os trabalhos desenvolvidos em OSM;

Implantar e acompanhar in loco os trabalhos desenvolvidos por OSM;

Elaborar, emitir e divulgar as normas, regulamentos e manuais necessários;

Estudar os ciclos organizacionais;

Analisar as alternativas de ação para promover a maturidade organizacional;

Avaliar impactos ou desgastes provenientes das ações e dos ciclos; e

Estruturar as formas e necessidades de treinamento de pessoal visando o desenvolvimento.

2. Sistemas

Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

Sistema em termos de Administração é definido como:

“Um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam em uma relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados”.

Principais atividades de Sistemas, dentro de OSM: Análise de viabilidade econômica no desenvolvimento de sistemas;

Elaboração de cronogramas físico/financeiro/pessoal para desenvolvimento;

Avaliação de equipamentos, instrumentos e ferramentas á disposição;

Análise e definição da amplitude dos níveis organizacionais contemplados;

Definição e estruturação dos dados a nível operacional das informações transacionais;

Definição e estruturação das atividades dos sistemas de informação para integração e planejamento das informações gerenciais;

Definição e estruturação das informações visando proporcionar flexibilidade, adaptabilidade e respostas rápidas à tomada e ao apoio às decisões.

“Método é o caminho ordenado e sistemático para se chegar a um fim”

3. Método

Este caminho pode ser estudado como um processo, tanto em nível operacional, tático ou estratégico.

Em OSM, esses Métodos na prática consistem em avaliar, analisar e estudar as várias técnicas disponíveis, identificando, explicando e justificando as limitações, principalmente as implicações e possíveis resultados de suas utilizações.

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