Geração e Distribuição de Energia

Geração e Distribuição de Energia

(Parte 5 de 5)

Figura 3.5 - Sistema Trifásico

A ligação dos três sistemas monofásicos para se obter o sistema trifásico é feita usualmente de duas maneiras, representadas nos esquemas seguintes. Nestes esquemas (Figuras 2.2.2 e 2.2.3) costuma-se representar as tensões com setas inclinadas, ou vetores girantes mantendo entre si o ângulo correspondente à defasagem (120o).

3.2.2.1LIGAÇÕES NO SISTEMA TRIFÁSICO a) Ligação triângulo:

Chamamos "tensões/correntes de fase" as tensões e correntes de cada um dos três sistemas monofásicos considerados, indicados por Vf e If. Se ligarmos os três sistemas monofásicos entre si, como indica a figura 2.2.2.a, podemos eliminar três fios, deixando apenas um em cada ponto de ligação, e o sistema trifásico ficará reduzido a três fios U, V e W.

A tensão entre dois quaisquer destes três fios chama-se "tensão de linha" (Vl), que é a tensão nominal do sistema trifásico. A corrente em qualquer um dos fios chama-se "corrente de linha" (Il).

WEG – Transformando Energia em Soluções48

Módulo 4 – Geração de Energia

Figura 3.6 - Ligação Triângulo

Examinando o esquema da figura 3.6b, vê-se que:

1)A cada carga é aplicada a tensão de linha "Vl", que é a própria tensão do sistema monofásico correspondente, ou seja, VL = VF. 2)A corrente em cada fio de linha, ou corrente de linha "IL", é a soma das correntes das duas fases ligadas a este fio, ou seja, IL = IF1 + IF3.

Exemplo: Temos um sistema trifásico equilibrado de tensão nominal 220 V.

A corrente de linha (Il) medida é 10 A. Ligando a este sistema uma carga trifásica composta de três cargas iguais ligadas em triângulo, qual a tensão e a corrente em cada uma das cargas?

Temos VF = V1 = 220V em cada uma das cargas.

Se IL = 1,732 x IF, IF = 0,57 x IL = 0,57 x 10 = 5,7 A em cada uma das cargas.

b) Ligação estrela:

Ligando um dos fios de cada sistema monofásico a um ponto comum aos três, os três fios restantes formam um sistema trifásico em estrela como na figura 6.7a.

Às vezes, o sistema trifásico em estrela é "a quatro fios" ou "com neutro". O quarto fio é ligado ao ponto comum às três fases. A tensão de linha, ou tensão nominal do sistema trifásico, e a corrente de linha são definidos do mesmo modo que na ligação triângulo.

WEG – Transformando Energia em Soluções49

Módulo 4 – Geração de Energia

Figura 3.7 - Ligação Estrela Examinando o esquema da figura 3.7b vê-se que:

1)A corrente em cada fio da linha, ou corrente de linha (IL), é a mesma corrente da fase à qual o fio está ligado, ou seja, IL = IF. 2)A tensão entre dois fios quaisquer do sistema trifásico é a soma gráfica figura 3.7c das tensões das duas fases as quais estão ligados os fios considerados, ou seja,

Exemplo: Temos uma carga trifásica composta de três cargas iguais, cada carga é feita para ser ligada a uma tensão de 220V, absorvendo, 5,77A. Qual a tensão nominal do sistema trifásico que alimenta esta carga em suas condições normais (220V e 5,77A) Qual a corrente de

Temos VF = 220V (nominal de cada carga)

VL = 1,732 x 220V = 380V IL = IF = 5,7 A.

3.2.2.2TENSÃO NOMINAL MÚLTIPLA

A grande maioria dos geradores são fornecidos com terminais do enrolamento religáveis, de modo a poderem pelo menos fornecer duas tensões diferentes. Os principais tipos de religação de terminais de geradores ou motores assíncronos para funcionamento em mais de uma tensão são:

a) Ligação série-paralela:

O enrolamento de cada fase é dividido em duas partes (lembrar que o número de pólos é sempre par, de modo que este tipo de ligação é sempre possível).

(Parte 5 de 5)

Comentários