(Parte 6 de 6)

6.2.2 - Característica de vazão efetiva ou instalada É definida como sendo a característica real de vazão que a válvula oferece quando instalado no processo e portanto sujeita às condições reais de operação onde a pressão diferencial não é mantida constante.

6.3 – CURVAS CARACTERÍSTICAS DE VAZÃO INERENTE.

6.3.1 – Abertura rápida Trata-se de uma característica que produz uma máxima variação da vazão através da válvula com o mínimo curso. Este tipo de válvula possibilita a passagem de quase que a totalidade da vazão nominal com apenas uma abertura de 25% do curso total.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo49

Uma válvula tipo abertura rápida produz um ganho muito alto com pequenas aberturas e um ganho muito baixo em abertura acima de 80%, deste modo ela é recomendada apenas em aplicações que admite controle “on-off”.

Na figura 36 pode-se analisar o comportamento da válvula e consequentemente da variável manipulada quando se utiliza internos do tipo abertura rápida.

Fig. 36 - Curva característica de vazão tipo abertura rápida

6.3.2 – Linear É a característica pela qual iguais incrementos de curso determinam iguais variações de vazão. Assim, a vazão varia do valor mínimo ao máximo de forma proporcional à posição da haste da válvula e portanto sua forma gráfica é de uma reta de declive unitário e constante em qualquer ponto do seu curso, produzindo um ganho constante.

Sob o ponto de vista teórico, é a melhor curva para controle modulado, porém na prática é muito provável que seu comportamento linear não seja mantido e por isso seu uso é restrito.

SENAI Departamento Regional do Espírito Santo50

Fig. 37 - Característica de vazão inerente tipo linear

6.3.3 – Igual porcentagem. Este tipo de válvula se caracteriza pelo fato de que acréscimos iguais no curso da haste produzem porcentagens iguais ao acréscimo em relação à vazão do momento. Em número, uma variação de 10% de abertura, entre 50 a 60% do máximo, varia a vazão de 14 a 21% da vazão máxima. Os mesmos 10% de abertura, na mesma válvula entre 80 a 90% da varia a vazão de 46 a 69%. Matematicamente podemos expressar esta característica através da seguinte equação:

mínQ máxQdadeRangeabiliR cursox máxx Rk inicialvazãoQ Onde eQQo

Kx o log :

Esta característica de vazão pode ser analisada através da figura 38, onde fica constatado que a mesma não começa no ponto de vazão igual a zero. Esta curva se caracteriza por apresentar baixo ganho de vazão no início da abertura e um aumento progressivo do mesmo na medida que a abertura aumenta.

Essa curva característica foi introduzida para compensar o ganho de sistemas não lineares, porém após sua introdução constatou-se sua eficácia na compensação de variações da queda de pressão que ocorrem nas válvulas de controle instalada.

(Parte 6 de 6)

Comentários