Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

curso Conserto de Auto Falante, Notas de estudo de Engenharia de Produção

German Online's distance learning site is an educational learning center for grade school, middle school and high school students studying the German language.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 08/04/2008

allan-ramos-damasceno-12
allan-ramos-damasceno-12 🇧🇷

4

(2)

8 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe curso Conserto de Auto Falante e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Produção, somente na Docsity! Recondicionamento de Alto falante Os primeiros alto-falantes surgiram entre 1924 e 1925, como equipamento capaz de ampliar o som produzido pelos fonógrafos elétricos primitivos. Os diminutos movimentos comunicados à agulha, quando de sua passagem pelo sulco do disco, eram transformados em sinais elétricos que precisavam ser reconvertidos em vibrações mecânicas. E essa função não podia ser exercida pelas cornetas acústicas dos fonógrafos mecânicos. Surgiu, assim, o alto-falante de bobina móvel, desenvolvido pelos norte-americanos. A simplicidade de sua construção e a boa qualidade de reprodução sonora possibilitadas pelo novo dispositivo fez com que ele permanecesse praticamente inalterado até hoje. Neste curso você aprendera de forma fácil, rápida e objetiva a recuperar seus próprios Alto falantes, tornando-o apto para uso novamente. Em nosso mercado já existem peças para a recuperação de altos falantes, por isso as matérias para a execução do recondicionamento e encontrado facilmente. Alem de consertos para uso próprio, também pode ser preenchida uma lacuna em nosso mercado quando se fala em recondicionar alto falante, já que nosso mercado e bem carente com relação a esse tipo de serviço. O Recondicionamento de alto falante e igual para qualquer um, já que a base não se modifica, pode ter qualquer formato, circular ou não. INDICE: 1. Funcionamento de um alto falante 2. Materiais necessários 3. Esquemas para recondicionamento 4. Limpeza do alto-falante 5. Limpeza da carcaça 6. Recondicionamento geral de alto falante 6.1 Colocação da Bobina 6.2 Centrando o Cone 6.3 Fixando Cordoalha 6.4 Fixando a Bobina 6.5 Fixando a Centragem 6.6 Fixando o Cone 6.7 Colagem da Central 7. Testes e Acabamento 7.1 Fixando o Protetor 8. Pequenos reparos 8.1 Troca de terminais duplos 8.2Cones quebrados 8.3 Furo na suspensão 8.4 Fio da bobina partido 9. Reaproveitando Bobinas 10. Reformando um Spider Nitro 12 PL com imã solto 11. Duvidas Mais Freqüente: 11.1. Compensa financeiramente, dá bons resultados, qualidade, etc. Tens alguma dica sobre o assunto, como fazer? 11.2. Qual a cola ideal para montar os falantes? 11.3. Qual a dica para centrar corretamente a bobina? 11.4. Pode-se usar pequena quantidade de lubrificante no gap? 11.5. A troca do protetor de alumínio por um de papelão reforça o grave ou simplesmente funciona como um filtro passa baixo? 11.6.Inverter o protetor (o lado convexo pelo côncavo) de papelão acarreta que tipo de mudanças acústicas? 11.7. Que ''material'' deve ser utilizado para impermeabilizar o cone comum e protetor (ambos papelão) 11.8. Como a resposta do falante poderia ser modificada em função do cone comum e apos a aplicação deste 'liquido'? 11.9. Qual verniz ou esmalte poderia utilizar nos cones dos falantes sem que os mesmos fossem degradados (uma proteção inerte)? 11.10. A colocação de duas centragens (uma alta sobre uma média) em falantes de 15 “além de manter a bobina bem centralizada e elevar a compliancia do conjunto também diminui a resposta em freqüência”. 11.11. Em todos os casos de recuperação de falantes, a modificação do estado original implica em um falante menos confiável? 11.12. Para um falante com bobina longa, o correto não seria deixar o anel superior exatamente no centro da bobina? 11.13. Fui comprar a bobina, e pedi a mulher à mesma que havia levado, chegando em casa, notei que a bobina era maior, usava 3/4 do papel, e era enrolada duas vezes... 11.14.Coloquei então no ímã e vi, já centralizada, que sobrava 1/3 da bobina para fora, achei estranho, já que o livro me fala que tem que ficar rente ao ímã, não sobrando nada para fora do nível do ímã. 11.15. Seria possível trocar apenas as bordas, aproveitando o cone e a centragem? 11.16. Em alguns casos de protetor papelão é possível usar cola branca (escolar) ou cola transparente As caixas acústicas de alta qualidade possuem sempre mais de um alto-falante, para cobrir melhor toda a faixa de freqüências audíveis. As unidades pequenas (tweeters), são responsáveis pela faixa de freqüência dos sons agudos. Além do tweter, a caixa deve possuir um alto-falante de baixa freqüência (woofer), cobrindo a faixa de freqüência que vai de aproximadamente 300 a 500 Hertz, e uma unidade de freqüência intermediária, operando entre 500 Hz e 4000 Hz. Num equipamento desse tipo, o sinal que chega aos alto-falantes passa antes por um circuito divisor de freqüências (uma espécie de filtro elétrico), que distribui o espectro sonoro adequadamente entre as diversas unidades. 2. Materiais necessários Para o Falante: • Cone • Aranha • Bobina • Cordoalha • Calota • Guarnição Para colagem e fixação: • Araudite* • Cola Escolar • Cola de sapateiro • Scotchgard (Opcional)** Obs: * O Araudite e encontrado facilmente em casa de materiais de construção, tem similares com desempenho bom, sempre e bom da uma consultada com o vendedor. **O Scotchgard (spray) é um impermeabilizante que protege o cone contra exposição à chuva. Quando não há esse perigo, pode-se aplicar uma ou duas demãos de Cascorez extra diluído em água (50/50) com um pincel. Funciona como uma proteção contra o envelhecimento, e restaura cones antigos. 3. Esquemas para recondicionamento suspensão (borda) calota carcaça centragem terminais taranhe) bobina o. “= imã Ds —. paça polar Figura 1 GUARNIÇÃO coNE (E CALOTA (A (9 (D) BORDA TERMINAL CORDOALHA h > CENTRAGEM BOBINA (ARANHA) CONE (H) Figura 2 6.6 Fixando o Cone Agora vamos ao cone, a colagem na carcaça pode ser pelo mesmo método da centragem, ou, pode-se passar a cola 3M na carcaça e encaixar o cone. Agora solde o fio da bobina na cordoalha e teste com o multiteste nas pontas externas da cordoalha. 6.7 Colagem da Central Agora a colagem central. Prepare a cola epóxi e aplique utilizando chaves de fenda bem pequenas. A quantidade de cola depende do tamanho do alto-falante e a sua potencia; Alto-falantes de médio 3" á 5" necessitam de pouca cola bastando à fixação da centragem e do cone, Alto-falantes de graves e subgraves 6" á 21" necessitam de cola até cobrir o encaixe e mais 1 à 5mm dependendo do tamanho, Alto-falantes de subgraves podem precisar de reforço na colagem da bobina, passando cola nos fios e no suporte e depois lixando um pouco. Depois da colagem espera-se duas horas para testar o alto-falante. 7. Testes e Acabamento Retire os plásticos que estão fixando a bobina, faça o teste manual de centralização (segure na carcaça, coloque os dois dedos polegares na parte superior do cone e os dois dedos indicadores na parte inferior, segure, levante e abaixe, sinta se a bobina encosta no receptáculo do ima, antes de condenar o serviço, segure nas pontas exteriores da cordoalha para descarregar a eletricidade estática. Passando no teste use a borracha liquida e cubra os fios e a solda da bobina na cordoalha. Se o cone não tiver suspensão de borracha ou de tecido, o próximo passo é passar gel para bordas na suspensão de papel. Primeiro faça dois círculos ao redor do cone com o gel, (eu uso um recipiente com bico com gel, para melhor controle) molhe o pincel e passe na suspensão de papel, mantendo a maior simetria possível para melhor acabamento, espere secar (umas duas horas). Com uma chave Philips fure os buracos para os parafusos, encaixando nos buracos da carcaça. Coloque agora a guarnição, coloque elas na mesa e passe cola 3M na parte que vai ficar por baixo, em seguida coloque em seu respectivo local na carcaça. 7.1 Fixando o Protetor A colocação do protetor consiste em colocar o protetor no centro do cone, medir a distancia do protetor até a suspensão, mantendo a mesma distancia de todos os lados, com uma caneta faça um circulo ao redor do protetor. Agora você já sabe onde colocar o protetor. Passe cola branca para papel no protetor e cole no cone. Se precisar use um peso em cima do protetor até a cola secar. Solde a cordoalha no terminal e pronto 8. Pequenos reparos 8.1 Troca de terminais duplos; Os Alto-falantes instalados em tampões tem seus terminais constantemente agredidos por malas e outros objetos colocados no porta malas, muitos terminais se quebram podendo causar curto-circuito das saídas de som. Para trocar os terminais retire as cordoalhas, retire o rebite central, para isso use uma furadeira ou um alicate de corte. Para fixar o terminal novo pode-se usar rebites ou parafusos. 8.2 Cones quebrados Os cones de plásticos às vezes se quebram e necessitam de uma colagem eficiente e pouco aparente se possível. Para isso a melhor cola é a do tipo Araldite epóxi 10 minutos Solda fria, passando a cola somente na parte inferior do cone, se precisar passar na parte superior passe a cola Araldite epóxi traparente, antes de colocar a cola, passe o canivete na parte inferior do cone, arranhando para a cola se fixar melhor. 8.3 Furo na suspensão Às vezes no momento de parafusar o alto-falante a chave escapa para o lado e fura a suspensão do alto- falante, isso acontece pela pressa do instalador e pela utilização de parafusos de fenda para fixação dos Alto-falantes, a utilização de parafusos Philips é muito mais segura. Use gel para bordas no local do furo, isso irá manter a suspensão firme, mas, se o uso for para campeonatos ou profissional, é aconselhável a troca da suspensão. 8.4 Fio da bobina partido Aparentemente o alto-falante parece estar com a bobina queimada, mas quando se retira o protetor parece estar tudo normal, então antes de fazer a limpeza geral verifique os fios da bobina na parte em que são soldados na cordoalha, com o ferro de solda verifique se os fios estão partidos, se estiverem teste com um teste de continuidade ou um multímetro, par ver se a bobina está funcionando, se estiver solde os fios na cordoalha, se precisar use fios de bitola maior para emendar, teste novamente, estando tudo bem cubra os fios com borracha liquida e coloque outro protetor usando cola para papel. 9. Reaproveitando Bobinas Como a bobina foi retirada no método descrito no capitulo da limpeza. Use um alicate de corte para retirar parte da cola da bobina, mantendo intacta a cola que cobre os fios que estão soldados na cordoalha. O restante retire com o canivete. Em seguida, com o ferro de soldar, limpe os fios da bobina e retire a cordoalha. Finalizando, passe o corpo de uma chave Philips por dentro da bobina, para alisa-la novamente. Em bobinas de Kapton, para soltar a cola do Kapton passe o ferro de solda na parte interior da bobina, quando esquentar a cola, retire-a com o canivete. Se você não esquentar o Kapton ele vai se quebrar quando você for retirar a cola. 10. Reforma do Spider Nitro 12 PL com imã solto Depois de verificar que a bobina está travada e que o imã provavelmente está solto, começo a reforma soltando o protetor da bobina. Com uma espátula pequena force o protetor ate retira-lo com o menor estrago possível ao cone. Confirmado o imã solto comece a desmontagem do imã. Retire a borracha protetora. Force com uma espátula e uma chave de fenda. Imã desmontado. Coloque plásticos que formam a mesma espessura dos lados abertos e force do lado fechado com uma chave de fenda fina e coloque a mesma quantidade de plásticos. Cole com uma cola epóxi utilizando a abertura entre o imã e a carcaça. Retire os objetos entre o imã e a carcaça e aperte bem o imã sobre a carcaça. Espere secar e retire os plásticos Monte o reparo com cola de junta de motores. Aproveite para trocar as cordoalhas se estiverem ruins. 11.6.Inverter o protetor (o lado convexo pelo côncavo) de papelão acarreta que tipo de mudanças acústicas? A calota na sua posição original dispersa as freqüências mais altas reproduzidas pelo falante (que se localizam próximas ao centro), pela sua forma convexa. Ao inverte-la, perde-se esse efeito, que pode ser desejado ou não. Já' vi' essa montagem assim em alguns sonofletores hifi, mas não ouvi' diferença sensível. 11.7. Que ''material'' deve ser utilizado para impermeabilizar o cone comum e protetor (ambos papelão) Venho utilizando uma mistura de água e cola branca (meio a meio), com sucesso. Use cola para madeira a base de PVA, de boa qualidade. Cuidado porque existem umas que já' vem diluídas, nesse caso use menos água. Aplique com um pincel com movimentos circulares em uma só' direção e deixe secar por algumas horas antes de usar. Normalmente e' útil para recuperar cones de falantes antigos que ainda estejam funcionando bem. A água abre os poros do papel, a cola penetra nas fibras, aumentando sua rigidez e deixando uma proteção contra a umidade, que prolonga a vida útil do cone. (não protege contra a chuva, cuidado). Durante o processo, o papel tende a se expandir ligeiramente e voltar ao normal apos a secagem. Portanto, e' melhor deixar o filme plástico ainda na bobina (como ensinei em outra mensagem), só retirando depois de seco. Por ultimo, cole a calota (protetor) e passe a mistura sobre esta. A propósito, cole muita bem a calota no cone, pois e' comum que ela se solte parcialmente, gerando ruídos no falante, de difícil localização. Use araldite 24 horas e ponha um peso sobre ela durante a secagem. 11.8. Como a resposta do falante poderia ser modificada em função do cone comum e apos a aplicação deste 'liquido'? A massa do cone fica ligeiramente maior, o que poderia (entre outras coisas) baixar a freqüência de ressonância, mas a diferença e' muito pequena para merecer atenção. Outros fatores, como tolerâncias de fabricação, envelhecimento natural do material e o aquecimento durante o uso, influem mais. 11.9. Qual verniz ou esmalte poderia utilizar nos cones dos falantes sem que os mesmos fossem degradados (uma proteção inerte)? A JBL vende um kit de impermeabilização, que pode ser importado através de algum representante. 11.10. A colocação de duas centragens (uma alta sobre uma média) em falantes de 15 “além de manter a bobina bem centralizada e elevar a compliancia do conjunto também diminui a resposta em freqüência. Você irá aumentar a freqüência de ressonância e diminuir sua eficiência. 11.11. Em todos os casos de recuperação de falantes, a modificação do estado original implica em um falante menos confiável? Se o projeto original tiver sido bem feito, dificilmente você poderá' melhorar alguma coisa, e sim torna-lo mais adequado 'as suas necessidades (se souber o que esta' fazendo), ou estragar tudo (se não souber...). 11.12. Para um falante com bobina longa, o correto não seria deixar o anel superior exatamente no centro da bobina? A melhor maneira de saber a posição correta da bobina é desmontar com bastante atenção a unidade defeituosa, observando como foi feita a montagem original. Conhecendo a espessura do anel e o comprimento do enrolamento da bobina, é fácil calcular (no olhômetro...) a posição correta das peças. 11.13. Fui comprar a bobina, e pedi a mulher à mesma que havia levado, chegando em casa, notei que a bobina era maior, usava 3/4 do papel, e era enrolada duas vezes... Confira sempre quando comprar, para evitar esses contratempos. 11.14.Coloquei então no ímã e vi, já centralizada, que sobrava 1/3 da bobina para fora, achei estranho, já que o livro me fala que tem que ficar rente ao ímã, não sobrando nada para fora do nível do ímã? Sempre, antes de desmontar o falante, preste muito atenção à maneira como foi montado, em especial a posição da bobina. Ao montar de novo, faça de mesma maneira. Não tem como errar assim. 11.15. Seria possível trocar apenas as bordas, aproveitando o cone e a centragem? Tranqüilo. Bordas de tecido para falantes são vendidas no comércio especializado, e geralmente de boa qualidade. Para saber como fazer a substituição, visite: http://www.decware.com/surround.htm 11.16. Em alguns casos de protetor papelao é possível usar cola branca (escolar) ou cola transparente Não são muito resistentes. Em falantes pesados, de grande excursão e que desenvolvem altas temperaturas, o domo se descola parcialmente e fica vibrando. Só' use em falantes pequenos, ou (nos grandes) aplique Araldite por dentro (como você sugeriu) e cola branca ou transparente por fora, para melhor acabamento e fixação. Boa Sorte! Tenho a certeza que aprenderam bastante com este E-book, e boas e excelentes montagens.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved