07-leis de newtons - física

07-leis de newtons - física

(Parte 2 de 2)

gmP r =

1. A massa (m) é característica do corpo e é a mesma em qualquer local do universo em que esteja o corpo, isto é, a massa independe do local.

2. A intensidade do campo gravitacional varia com o local e é independente da massa do corpo que está sendo atraído pela Terra.

3. O peso de um corpo não é característica sua, pois varia de uma região para outra, proporcionalmente ao valor da gravidade local. Isto significa que, se a gravidade for n vezes maior, o peso de um dado corpo também será n vezes maior.

Editora Exato 21

1 Qual a unidade de força no sistema internacional?

2 O que é inércia? 3 Enuncie a 1ª Lei de Newton.

1 Explique por que um passageiro sem cinto de segurança é arremessado para frente quando o carro freia bruscamente. Resolução: O passageiro do carro viaja à mesma velocidade do carro, quando o carro freia, o passageiro continua com a mesma velocidade, o que dá a entender que ele é arremessado para frente.

2 Nos exercícios abaixo, despreze os atritos e considere a gravidade 210/gms=.

a) Calcule a aceleração do bloco abaixo:

Resolução: 1 2

RF ma F F ma a a m s b) Calcule a tração no fio suposto perfeito A

Resolução:

Em primeiro lugar, devemos colocar todas as forças que atuam nos blocos, assim teremos

B do P .

cálculo P m g P P N

Escrevemos RFma=, para cada bloco: A

F ma

F ma

Somando as equações:

a B b

T m a

B A BP a m m a a a m s

, agora é substituir em 1.8 8

AT m a T

Se você substituir em BBPTma−= dará o mesmo resultado. Faça pra ver!

1 O corpo indicado na figura tem massa de 5 kg e está em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Aplica-se ao corpo uma força de 20N. Qual a aceleração adquirida por ele?

5kg F

2 Um determinado corpo está inicialmente em repouso, sobre uma superfície sem qualquer atrito. Num determinado instante aplica-se sobre o mesmo uma força horizontal constante de módulo 12N. Sabendo-se que o corpo adquire uma velocidade de 4m/s em 2 segundos, calcule sua aceleração e sua massa.

3 Em 20 de julho, Neil Armstrong tornou-se a primeira pessoa a pôr os pés na Lua. Suas primeiras palavras, após tocar a superfície da Lua, foram "É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade". Sabendo que, na época, Neil Armstrong tinha uma massa de 70 kg e que a gravidade da Terra é de 10m/s² e a da Lua é de 1,6m/s², calcule o peso do astronauta na Terra e na Lua.

Editora Exato 2

4 A figura representa dois corpos, A e B, ligados entre si por um fio inextensível que passa por uma polia. Despreze os atritos e a massa da polia. Sabe-se que a intensidade da tração do fio é de 12N, a massa do corpo A, 4,8kg e g = 10m/s². Calcule a aceleração do sistema e a massa do corpo B.

5 Julgue os itens:

1 Todo corpo, por inércia, tende a manter sua aceleração constante.

2 O uso de cintos de segurança em automóveis é uma conseqüência da 1ª lei de Newton, a Lei da inércia.

3 Um corpo que está sobre uma mesa e se mantém em repouso, tem aplicado sobre ele duas forças: o peso e a força normal. Essas forças constituem um par ação e reação, pois estão sendo aplicadas num mesmo corpo.

4 Se há forças aplicadas num corpo, certamente ele apresenta uma aceleração não-nula.

Estudo dirigido

1 Newton (N)

2 Consiste na tendência do corpo em manter sua velocidade vetorial constante.

3 Quando a resultante das forças é nula, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento continua em movimento em linha reta e com velocidade constante.

4 O par ação e reação possui a mesma direção, a mesma intensidade e sentidos opostos, e não se anulam pois estão aplicados em corpos diferentes.

Exercícios

5 E, C, E, E

(Parte 2 de 2)

Comentários