Eletricidade I Eletrônica Subsequente

Eletricidade I Eletrônica Subsequente

DISCIPLINA: Eletricidade I SIGLA: ELE I CARGA HORÁRIA: 72 h/a

OBJETIVOS (Competências e Habilidades)

- Reconhecer e interpretar conceitos básicos sobre formas de onda de corrente contínua e alternada;

- Conhecer, empregar e interpretar os princípios e fundamentos que regem os circuitos elétricos e magnéticos de corrente contínua; - Reconhecer e interpretar os fenômenos eletrostáticos;

- Reconhecer componentes de circuitos elétricos em corrente continua;

- Identificar, calcular e aplicar as leis básicas em circuitos elétricos; - Executar cálculos de rendimento em circuitos elétricos;

- Determinar a potência e a energia consumida em circuitos elétricos;

- Identificar e aplicar as leis básicas em circuitos magnéticos e eletromagnéticos.

I INTRODUÇÃO 1.1 Grandezas Elétricas Básicas; 1.2 Corrente Contínua; 1.3 Corrente Alternada.

I ELETROSTÁTICA 2.1 Carga elétrica Elementar; 2.1 Eletrização; 2.2 Condutores; 2.3 Isolantes; 2.4 Campo elétrico; 2.5 Potencial elétrico.

I RESISTORES 3.1 Conceito; 3.2 Lei de OHM; 3.3 Lei de Joule; 3.4 Tipos de resistores e aplicações.

I ELETRODINÂMICA 3.1 Circuitos elétricos; 3.2 Definições; 3.3 Instrumentos de medição; 3.4 Leis de Kirchoff; 3.5 Análise por equivalência de Circuitos elétricos; 3.6 Teorema de Kenenelly – Transformação Y-D e D-Y; 3.7 Teoremas de Norton e Thevenin; 3.8 Teorema da superposição; 3.9 Método de Análise por Nós; 3.10 Método de Análise das Correntes nos Ramos; 3.1 Método das malhas.

IV GERADORES, PILHAS E BATERIAS 4.1 Características; 4.2 Rendimento; 4.3 Associação; 4.4 Aplicações.

V CAPACITORES 5.1 Conceituação; 5.2 Dielétricos; 5.3 Equações; 5.4 Associações; 5.5 Carga e descarga de capacitores; 5.6 classificação; 5.7 Aplicações.

VI MAGNETISMO 6.1 Imãs; 6.2 Classificação dos materiais; 6.3 Processos de Magnetização e Desmagnetização; 6.4 Grandezas.

VII ELETROMAGNETISMO 7.1 Campo eletromagnético; 7.2 Processos de Magnetização e Desmagnetização; 7.3 Ação geradora e motora; 7.4 Circuitos Magnéticos; 7.5 Indutores; 7.5.1 Equações; 7.5.2 Associação de indutores; 7.5.3 Carga e descarga de indutores; 7.6 Transformadores; 7.7 Aplicações.

Será empregada a metodologia dialética, expressa em três grandes dimensões: Mobilização para o Conhecimento (Síncrese); Construção do Conhecimento (Análise) e Elaboração e Expressão da Síntese do Conhecimento (Síntese).

Os recursos didáticos utilizados estarão disponíveis em sala de aula.

A avaliação será fundamentada na aquisição das competências mínimas para o exercício da prática profissional e terá por finalidade analisar a evolução e o entendimento teórico e prático do aluno.

Os instrumentos utilizados para a avaliação do aproveitamento das aulas serão: A observação do desempenho dos alunos nas atividades em sala de aula, relatórios de aulas práticas, avaliações e trabalhos quando solicitados.

BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 10a.ed., 2004. NILSON, J. W., RIEDEL, S. S. Circuitos Elétricos, Pearson Prentice

Hall, 8ª Ed., 2009. GUSSOV, M. Eletricidade Básica. São Paulo: Bookman, 2ª ed., 2008.

ALBUQUERQUE, R. O. Análise de Circuitos em Corrente Contínua. São

Paulo: Editora Érica, 16ª Ed., 2004. MARCO & MARKUS. Eletricidade: Circuitos em Corrente Contínua. São

Paulo: Editora Érica, 5ª ed., 2004.

CAVALCANTI, P. J. MENDES. Fundamentos de Eletrotécnica. São

Paulo: Editora Freitas Bastos, 21ª Ed., 2004. NEVES, E. G. de C. Eletrotécnica Geral. Pelotas: Editora

Universitária/UFPEL, 2ª Ed., 2004. ANTONIO, P. A. Análise de Circuitos Elétricos. São Paulo: Prentice

Hall, 2003.

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