Apostila Cemig Instalações Residenciais

Apostila Cemig Instalações Residenciais

(Parte 3 de 12)

I=U

Com isso tem-se: R

Desta relação pode-se tirar outras, como:

U = R x I eR =U I

Onde:

U:Tensão Elétrica; I: Corrente Elétrica; R: Resistência Elétrica.

1.5 - Corrente Contínua e Corrente Alternada

A energia elétrica é transportada sob a forma de corrente elétrica e pode apresentar-se sob duas formas:

➡Corrente Contínua (C) ➡Corrente Alternada (CA)

A Corrente Contínua(C) é aquela que mantém sempre a mesma polaridade, fornecendo uma tensão elétrica (ou corrente elétrica) com uma forma de onda constante (sem oscilações), como é o caso da energia fornecida pelas pilhas e baterias. Tem-se um polo positivo e outro negativo.

B Circuito elétrico

Manual de Instalações Elétricas Residenciais

A Corrente Alternada(CA) tem a sua polaridade invertida um certo número de vezes por segundo, isto é, a forma de onda oscilação diversas vezes em cada segundo.

O número de oscilações (ou variações) que a tensão elétrica (ou corrente elétrica) faz por segundo é denominado de Freqüência.

A sua unidade é Hertze o seu símbolo é Hz. Um Hertz corresponde a um ciclo completo de variação da tensão elétrica durante um segundo. No caso da energia elétrica fornecida pela CEMIG, a freqüência é de 60 Hz.

A grande maioria dos equipamentos elétricos funciona em corrente alternada (CA), como os motores de indução, os eletrodomésticos, lâmpadas de iluminação, etc.

A corrente contínua (C) é menos utilizada. Como exemplo, tem-se: os sistemas de segurança e controle, os equipamentos que funcionam com pilhas ou baterias, os motores de corrente contínua, etc.

1.6 - Potência Elétrica

A Potência é definida como sendo o trabalho efetuado na unidade do tempo. A

Potência Elétrica (P)é calculada através da multiplicação da Tensão pela Corrente Elétrica de um circuito. A unidade da Potência Elétrica é o Watte o seu símbolo é o W.

Uma lâmpada ao ser percorrida pela corrente elétrica, ela acende e aquece. A luz e o calor produzido nada mais são do que o resultado da potência elétrica que foi transformada em potência luminosa (luz) e potência térmica (calor). Tem-se que:P = U x I(Watts)

Como U = R x Ie I =U(do subitem 1.4), R pode-se calcular também a Potência (P)através dos seguintes modos: P = (R x I) x IouP = R x I2

Então tem-se: P = U x UouP = U2

Onde:

P: Potência Elétrica; U:Tensão Elétrica; I: Corrente Elétrica; R: Resistência Elétrica.

1.7 – Cálculo da Energia Elétrica

A Energia Elétrica (E) é a Potência Elétrica (P) vezes o tempo de utilização (em horas, por exemplo) do qual o fenômeno elétrico acontece (uma lâmpada acesa, por exemplo).

E = (U x I) x touE = P x t

Onde: E:Energia Elétrica; P: Potência Elétrica; U:Tensão Elétrica; I: Corrente Elétrica; t:Tempo normalmente nesse caso, é adotado em horas (h). A unidade de Energia Elétrica (E) é o Watt-horae o seu símbolo é Wh.

1.8 – Cálculos de Grandezas Elétricas: I, R e E

Um chuveiro elétrico com uma potência de 4.400 Watts, 127 Volts, funcionando durante 15 minutos. Calcular a corrente, resistência e a energia elétrica consumida.

a)Corrente ElétricaI =P U

4.400 W=34,6 A (Ampères)

b)Resistência Elétrica R =U I 127 V=3,7Ω(Ohms) 34,6 A c)Energia ElétricaE = P x t

Primeiramente, deverá ser transformado o tempo dos 15 minutos em horas. Fazendo uma “regra de três”, tem-se:60 minutos1 hora 15 minutosx

4.400 W x0,25 h=1.100 Wh

x = 15 minutos= 0,25 h ou 1 h 60 minutos4

Observação: Efetuar os mesmos cálculos, considerando que o chuveiro elétrico foi feito para funcionar em 220 Volts.

Manual de Instalações Elétricas Residenciais

Manual de Instalações Elétricas Residenciais

1.9 – Unidades de Medidas

As unidades de medidas no Brasil, utilizam o Sistema Internacional de Unidades.

A Tabela 1.1 mostra as principais unidades.

As unidades com os seus múltiplos e submúltiplos podem ser escritas com o seu nome por extenso ou através de seu símbolo.

Ampère A Corrente Elétrica Volt V Tensão Elétrica Watt W Potência Elétrica Volt-Àmpere VA Potência Elétrica Volt-Àmpere reativoVarPotência Elétrica Cavalo-vapor cv Potência Elétrica Watt-hora Wh Energia Elétrica Ohm Ω Resistência Elétrica Lúmen lm Fluxo Luminoso Lux lx Iluminância Hertz Hz Freqüência

Metro m Comprimento Quilômetro km Comprimento Metro quadrado m2 Área Metro cúbico m3 Volume GramagMassa (Peso) Quilograma kg Massa (Peso) Litro l Volume Segundo s Tempo Minuto min Tempo Hora h Tempo Quilômetro por horakm/hVelocidade Grau Celcius oC Temperatura Grau KelvinKTemperatura termodinâmica Tabela 1.1

As unidades possuem múltiplos e submúltiplos. A utilização de um ou outro, é em função da facilidade de expressar a quantidade da unidade em questão.

Manual de Instalações Elétricas Residenciais

Por exemplo, a Potência de uma lâmpada incandescente comum, é melhor ser expressa em W (Watts) do que em kW (quilowatts).

É sempre referido a uma lâmpada de 100 Watts e não uma lâmpada de 0,1 kW. A letra k (escrita em letra minúscula) colocada antes da unidade, representa que esta unidade está multiplicada por 1.0 e, consequentemente o número (valor da quantidade) deverá ser dividido por 1.0.

Do exemplo do subitem 1.8 página 15, a Energia Elétrica também poderá ser expressa:

1.100 Whou 1,1 kWh (Quilowatt-hora)

A Tabela 1.2 a seguir relaciona os valores mais usados das unidades elétricas, com os seus múltiplos e submúltiplos.

GRANDEZA NOME SÍMBOLO RELAÇÃO TENSÃO Microvolt µV 0,000001 V

MilivoltmV0,001 V VoltV1 V QuilovoltkV1.0 V

CORRENTE Microampère µA 0,000001 A

(Parte 3 de 12)

Comentários