11 Redes de computadores

11 Redes de computadores

(Parte 4 de 7)

1.º – Branco com laranja 2.º – Laranja 3.º – Branco com verde 4.º – Azul 5.º – Branco com azul 6.º – Verde 7.º – Branco com marrom 8.º – Marrom

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

IESDE Br asil S.A.

Conector RJ-45 com numeração de contatos de 1 a 8.

Estabelecidas as normas de conexão, os cabos são ligados ao conector através de uma ferramenta especial chamada alicate de crimpagem. Esse alicate prensa os cabos no pino correspondente do conector esmagando-os literalmente, evitando dessa forma qualquer tipo de mal contato no futuro.

W ik imedia C ommons/ R odr igo C ésar .

Alicate de crimpagem.

Fibra óptica

O cabeamento de redes por fibra óptica é muito superior em termos de qualidade de sinal e volume de tráfego aos cabos UTP, pois a fibra óptica possui vantagens em relação aos cabos de cobre UTP como imunidade a interferências e temperatura, leveza, ausência de corrente elétrica e principalmente as altas taxas de tráfego e volume de transmissão de dados, superando centenas de vezes as capacidades do cabo UTP.

Entretanto seu custo de implantação comparado à tecnologia UTP ainda não permite sua utilização em larga escala.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

O custo do cabo de fibra óptica não é muito elevado em comparação com os cabos convencionais de UTP. O custo mais alto vem da implantação do sistema complementar aos cabos, como os conectores e a mão de obra especializada necessária para a sua montagem.

A montagem desses conectores, além de pessoal especializado, requer instrumentos e ferramentas especiais para corte, montagem, emendas e polimento onde se utilizam medidores e outros aparelhos específicos da sua tecnologia.

Ao contrário dos cabos de cobre que levam os dados em forma de sinal elétrico, na fibra óptica os dados trafegam em sinais de luz.

A fibra é mais utilizada atualmente em aplicações de missão crítica com necessidade de alto desempenho no tráfego de dados, pois utiliza protocolos de comunicação específicos para as suas características como o ATM e o Frame Relay.

Em situações de processamento sem tolerância a falhas, das empresas de telefonia e de dados, a fibra também é utilizada para interligar grandes quantidades de redes, os chamados Backbones.

As empresas que exploram transmissão de dados, voz e imagem por satélites utilizam também a fibra para interligar o sinal vindo dos satélites à rede terrestre de transmissão.

A transmissão de dados em fibra óptica por enquanto, devido ao seu custo, é utilizada somente nesses tipos de aplicações mais críticas e complexas, integrando-se em harmonia aos outros tipos de cabeamento.

W ik imedia C ommons/ Sr leffler

IESDE Br asil S.A.Revestimento

Casca Núcleo

Cabo de fibra óptica.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

Protocolos de rede

Modelo OSI (Open System Interconnection)

Protocolo é a forma pela qual os computadores fazem a comunicação entre si. Através dos protocolos se estabelece a comunicação entre um ou mais computadores em rede.

Quando as redes de computadores ganharam popularidade e escala mundial de utilização, a organização ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência ou regra chamado OSI (Open System Interconnection) para que os fabricantes e toda a comunidade que cria produtos e serviços voltados para a internet, pudessem utilizar uma regra comum de comunicação entre os produtos e serviços.

Um protocolo de comunicação é uma regra pela qual um pacote de dados é transmitido e recebido entre computadores.

No modelo OSI o pacote é dividido em sete camadas: 1.ª – Física 2.ª – Enlace 3.ª – Rede 4.ª – Transporte 5.ª – Sessão 6.ª – Apresentação 7.ª – Aplicação

Protocolo de rede TCP/IP

O Protocolo Internet TCP/IP é chamado mais popularmente de TCP/IP, devido a seus dois componentes mais importantes (TCP: Transport Control Protocol e IP: Internet Protocol).

O TCP/IP na verdade engloba uma família de protocolos que são utilizados na internet para as mais diversas finalidades. Essa família de protocolos

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware foi desenvolvida pela DARPA (Defense Advanced Research Project Agency) no DoD (Departamento de Defesa dos Estados Unidos), com o objetivo de permitir aos computadores compartilharem recursos numa rede. Essa rede ficou conhecida como ARPANET, a primeira rede de computadores criada.

Toda a família de protocolos do TCP/IP inclui um conjunto de padrões que especificam os detalhes de como trafegar os pacotes de dados entre computadores, assim como convenções para interconectar redes e rotear o tráfego dos pacotes de dados.

As sete camadas do Modelo OSI, são sintetizadas pelo TCP/IP em quatro.

Aplicação

AplicaçãoApresentação

Sessão

Transporte Transporte

Rede Internet

Link de dados

Interface com a rede Física

Modelo OSI.TCP/IP.

Camada de aplicação

É na camada de aplicação que rodam os protocolos que fornecem os tipos de serviços de comunicação para os sistemas e aplicações.

Os protocolos que rodam nessa camada atendem tanto a requisições de pacotes de dados dos sistemas operacionais em comunicações do tipo servidor a servidor, como também dos usuários rodando suas aplicações.

(Parte 4 de 7)

Comentários