11 Redes de computadores

11 Redes de computadores

(Parte 5 de 7)

Os principais protocolos que rodam tratando de serviços básicos dos sistemas operacionais são o DNS, BOOTP, e DHCP.

E os protocolos que rodam atendendo serviços de aplicações do usuário são:

FTP, HTTP, Telnet, SMTP, POP3, IMAP, TFTP, NFS, NIS, LPR, LPD, ICQ, RealAudio, Gopher, Archie, Finger, SNMP e outros.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

Camada de transporte

Nesta camada rodam os protocolos que fazem as funções de transporte de dados ponto a ponto ou seja, consideram apenas a origem e o destino da comunicação, não se preocupam com os parâmetros intermediários da comunicação que é uma tarefa executada por outra camada.

A camada de transporte possui dois protocolos que são o UDP (User Datagram Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol).

O protocolo UDP realiza uma multiplexação com o objetivo de que várias aplicações possam acessar o sistema de comunicação de forma sincronizada.

Já o protocolo TCP realiza também uma multiplexação para dar conta do acesso das várias aplicações, além de uma série de funções de segurança para tornar a comunicação entre origem e destino mais confiável. As funções de segurança são o controle de fluxo de pacotes, o controle de erro, a sequenciação e a multiplexação de mensagens.

Camada de rede

A camada de rede é a responsável pelo envio dos datagramas da camada interface com a rede local, realizando um mapeamento entre um endereço de identificação da camada interface para o endereço físico ou lógico do computador no nível da rede local.

Os principais tipos e nomes de protocolos existentes nesta camada são:

Protocolos de estrutura de rede própria: X.25, Frame-Relay, ATM

Protocolos de enlace: P, Ethernet, Token-Ring, FDDI, HDLC, SLIP

Protocolos de nível físico: V.24, X.21

Protocolos de barramento de alta velocidade: SCSI, HIPPI

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware Protocolos de mapeamento de endereços:

ARP – (Address Resolution Protocol)

O protocolo ARP utiliza um esquema de identificação das máquinas chamado MAC (Media Access Control) que é uma identificação da placa de rede gravada pelo seu fabricante que nunca se repete.

Camada de interface com a rede

Esta camada realiza a comunicação entre as máquinas através do protocolo IP.

O endereço IP identifica cada máquina e a própria rede onde está situada por ser independente das outras formas de endereçamento nos outros níveis.

Os tipos e nomes de protocolos existentes nesta camada são: Protocolo para transporte de dados: IP – (Internet Protocol) Protocolo de controle e erro: ICMP – (Internet Control Message Protocol)

Protocolo de controle de grupo de endereços: IGMP – (Internet Group Management Protocol)

O protocolo IP realiza a função de comunicação entre as máquinas instaladas na mesma rede física ou em redes fisicamente distintas.

Para as redes fisicamente distintas, utiliza a função chamada de roteamento IP que consiste em enviar a mensagem até a máquina que esteja executando a função de roteador de rede. Esse roteador, caso localize o destinatário, entrega a mensagem. Caso contrário repassa para outros roteadores que farão o mesmo procedimento até que a mensagem chegue na máquina de destino.

Protocolo de rede POP3

O protocolo POP3 (Post Office Procotol – Versão 3) é um protocolo utilizado para recuperação de e-mail.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

O protocolo controla a conexão entre um cliente e o servidor onde o e-mail está armazenado. O serviço recupera fisicamente os e-mails do servidor transportando-os para a máquina cliente.

O protocolo controla os processos utilizados para a recuperação dos emails entre o servidor e a máquina cliente como autenticação, transação e atualização.

O usuário deve ser autenticado para recuperar seus e-mails através de nome e senha.

Enquanto estiver conectado, o serviço POP3 bloqueia tanto a entrega de novas mensagens, como novas tentativas de conexões permitindo apenas uma conexão por vez.

Durante a transação de leitura dos e-mails, o protocolo controla todo o processo até o encerramento da conexão.

Após o encerramento da conexão, os e-mails recuperados pelo usuário são excluídos do armazenamento do servidor de e-mail.

Protocolo de rede FTP

O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo usado para transferência e compartilhamento de arquivos remotos.

Utilizando autenticação de usuário e senha, o FTP permite o download de arquivos entre cliente e servidor, através de uma interatividade de comandos de linha do padrão NVT (Network Virtual Terminal) usado pelo protocolo TELNET.

Com o aumento de segurança, o protocolo FTP implementa além da autenticação uma outra medida de segurança que é a de permissão de leitura/ gravação em nível de diretórios e de arquivos.

O servidor de FTP possibilita acessos simultâneos tratando cada conexão com um processo exclusivo.

A comunicação FTP utiliza uma conexão para o controle e uma (ou várias) para transferência dos arquivos.

A primeira conexão de controle é chamada de “Ftp-control” e é utilizada para autenticação e comandos e a segunda “Ftp-data” é utilizada para a transferência de informações e arquivos.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

O FTP é bastante utilizado para aplicativos e soluções do tipo EDI

(Eletronic Data Interchange), onde empresas trocam arquivos de dados constantemente, onde sincronizam seus bancos de dados em aplicativos do tipo vendas/estoque/reposição.

Outra utilidade do FTP são as aplicações que constantemente atualizam as novas versões de seus produtos no computador do usuário como o Flash, Java, Adobe Reader ou produtos de segurança como os antivírus e Firewall.

(Parte 5 de 7)

Comentários