11 Redes de computadores

11 Redes de computadores

(Parte 6 de 7)

Protocolo de rede HTTP

O HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é o protocolo usado para o envio e recuperação de informação com formato de hipertexto, que é entendido por browsers como o Explorer e o Firefox.

Qualquer endereço na internet é localizado através de sua URL (Uniform

Locator Resource), por exemplo a URL do site dos correios é: http://www. correios.com.br

A troca de informações entre o browser e um servidor localizado na web é feita através desse protocolo, através de um conjunto de regras de comunicação entre os dois em formato ASCII (texto).

O HTTP usa um conjunto de comandos simples baseados em palavras em inglês.

O browser estabelece uma conexão com o servidor web fazendo sua solicitação e o servidor retorna uma resposta.

As solicitações e respostas são definidas em regras de comando do HTTP que também definem a sintaxe correta dessa comunicação.

Toda a transmissão da comunicação HTTP é feita na rede através dos protocolos mais baixos, como o TCP e o IP.

Protocolo de rede TELNET

O TELNET é um protocolo baseado em texto cuja finalidade é estabelecer uma conexão entre dois computadores.

Essa conexão é estabelecida através de um login com usuário e senha da estação solicitante (cliente) até o computador remoto, também chamado Host-Remoto.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

Uma vez estabelecida a conexão, esta sessão do usuário permite acesso a todos os programas e dados do computador, pois a conexão do TELNET funciona como se fosse um console, isto é uma sessão aberta na máquina Host.

A interatividade entre o cliente e o Host é feita através de comandos de linha do padrão NVT (Network Virtual Terminal) usados pelo protocolo TELNET.

A relação dos comandos do TELNET com a sessão no console em aberto, fica disponível através de um menu de ajuda.

O TELNET é bastante utilizado em operações de suporte remoto.

Protocolo de rede SPX

O IPX/SPX (Internetwork Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange) é o protocolo desenvolvido pela Novell para uso no Novell NetWare.

O NetWare é um sistema operacional dentro do conceito NOS (Network

Operating System). Ele roda sobre outro sistema operacional e utiliza as mesmas rotinas de acesso ao hardware do sistema hospedeiro.

O IPX é o responsável pelo endereçamento e transmissão dos pacotes.

O SPX verifica e reconhece a efetivação da entrega dos pacotes a qualquer nó da rede pela troca de mensagens de verificação entre os nós de origem e de destino.

A verificação do SPX inclui um valor que é calculado a partir dos dados antes de transmiti-los e que é recalculado após a recepção (como um dígito verificador), onde o mesmo valor identifica uma transmissão satisfatória.

Concentradores

Concentrador ou Hub é um hardware utilizado para interligar computadores em rede. Nas topologias de rede do tipo estrela ele é o meio físico de conexão entre os computadores.

O Hub possui portas de acesso para o formato de cabos UTP (par trançado) e conectores RJ-45, geralmente os modelos encontrados tem capacidade de conexão de 4, 8, 16 ou 32 portas.

O Hub repete todo sinal recebido pelas portas entre os computadores (broadcast), em função dessa característica também é chamado tecnicamente de repetidor-multiportas.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

Quando esgotada sua capacidade de portas, pode-se interligar um Hub a outro Hub em um processo chamado cascata (daisy chain), dessa forma o crescimento da rede é bastante flexível.

W ik imedia C ommons/ G eor ge Shuk lin.

Hub.

Repetidores

Nas topologias de rede do tipo estrela que utilizam cabos UTP (par trançado) existe uma limitação técnica do cabo entre um ponto da rede (computador) e o concentrador.

Quando se precisa ir além dessa distância, o sinal pode ficar enfraquecido devido ao processo de perda pela distância, nessas situações então utilizamos um repetidor.

O repetidor é um hardware que apenas recebe o sinal de uma porta amplifica e alinha o sinal para posteriormente retransmitir a outra porta.

Ethernet padrão 10 base 2

Repetidor

Máxima distância: 185m Cabo coaxial fino

Conector tipo

“T” Terminador

IESDE Br asil S.A.

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações w.iesde.com.br

Redes de Computadores – Topologia e Hardware

Comutadores (Switch)

Nas redes com topologia estrela quando se utilizam interligados vários concentradores em cascata, o aumento do tráfego pode levar a uma lentidão em função das colisões de pacotes de dados trafegados, pois o concentrador apenas repete o sinal recebido.

Nessas situações de tráfego lento, utiliza-se então um ou vários comutadores (switch) para organizar o tráfego entre as várias redes.

O switch é um hardware semelhante (inclusive fisicamente) ao Hub, mas dotado de microprocessadores e uma inteligência de gerenciamento de tráfego.

(Parte 6 de 7)

Comentários