Controle de produto não conforme

Controle de produto não conforme

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As informações deste documento foram elaboradas pelo Eng. ANTONIO FERNANDO NAVARRO, para divulgação da metodologia

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A presente manual não deverá ser empregado para fins comerciais e tão somente para a disseminação de conhecimento, livremente, citando-se o autor.

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Título: CONTROLE DE PRODUTO NÃO-CONFORME

1. OBJETIVO03
2. REFERÊNCIAS03
3. ABRANGÊNCIA03
4. TERMOS E DEFINIÇÕES03
5. RESPONSABILIDADES06
6. MÉTODO OPERACIONAL07
7. ANEXOS12
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Título: CONTROLE DE PRODUTO NÃO-CONFORME

1 OBJETIVO

Estabelecer o Controle, as Responsabilidades e Autoridade pertinentes para assegurar que o produto/item não-conforme com os requisitos do produto sejam identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não-intencional na empresa.

2 REFERÊNCIAS − Manual de Gestão da Qualidade do Empreendimento.

− Controle de Registros.

− Auditorias Internas.

− Ação Corretiva e Ação Preventiva.

− Controle de Dados de Entrada do Projeto.

− Análise Crítica de Projeto.

− Verificação de Projeto.

− Manual do Sistema de Gestão Integrada da Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

− Plano de Monitoramento/Medição.

− Acidentes e Incidentes.

3 ABRANGÊNCIA

Este procedimento abrange todos os serviços executados pela empresa em todas as fases necessárias à implantação do contrato.

Este Procedimento não se aplica aos documentos de referência e outros dados de entrada fornecidos pelo cliente ou por terceiros.

4 TERMOS E DEFINIÇÕES 4.1 Ação Corretiva

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Título: CONTROLE DE PRODUTO NÃO-CONFORME

Ação para eliminar a(s) causa(s) de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável.

Nota 1 – Ação Corretiva é executada para prevenir a repetição, enquanto que a Ação Preventiva é executada para prevenir a ocorrência.

Nota 2 – Existe uma diferença entre Correção e Ação Corretiva. 4.2 Ação Preventiva

Ação para eliminar a(s) causa(s) de uma potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Nota 1 – Ação preventiva é executada para prevenir a ocorrência, enquanto que a ação corretiva é executada para prevenir a repetição.

4.3 Concessão Permissão para usar ou liberar um produto que não atende a requisitos especificados. 4.4 Correção Ação para eliminar uma não-conformidade identificada. Nota 1 – Uma correção pode ser feita em conjunto com uma ação corretiva. Nota 2 - Uma correção pode ser, por exemplo, um retrabalho ou reclassificação. 4.5 Item Todo elemento que pode ser considerado e descrito individualmente. 4.6 Não Conformidade Não atendimento a um requisito.

Para efeito do Sistema de Gestão Integrada da SMS, a não-conformidade é definida como sendo:

Quaisquer desvios de padrões de trabalho, práticas, procedimentos, regulamentos, desempenho do sistema de gestão, dentre outros, que possa levar, direta ou indiretamente, a doenças ou perdas, danos à propriedade ou ao ambiente de trabalho ou a uma combinação destes.

4.7 Processo

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Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).

4.8 Produto Resultado de um processo.

Obs.: Para efeito da aplicação deste Procedimento, o termo “produto” da Empresa significa: a) Os Documentos-Produto de Projeto em qualquer etapa da sua elaboração ou, b) Documentos-Produto ou Dados Gerados pela execução das atividades de cada Gerência ou, c) Os resultados dos Serviços de Construção, Montagem e Condicionamento e demais serviços no âmbito da Empresa.

4.9 Reparo

Ação sobre um produto não-conforme, a fim de torná-lo aceitável para o uso pretendido.

Nota 1 – Reparo compreende ações reparadoras executadas sobre um produto previamente conforme, a fim de recuperá-lo para o uso, por exemplo, como parte de uma atividade de manutenção.

Nota 2 – Ao contrário do retrabalho, o reparo pode afetar ou mudar partes do produto não-conforme.

4.10 Retrabalho Ação sobre um produto não-conforme, a fim de torná-lo conforme aos requisitos. 4.1 ABREVIATURAS As abreviaturas utilizadas neste Procedimento são:

NC - Não-Conformidade; RNC - Relatório de Produto Não-Conforme; GSG – Gerência de Sistemas de Gestão GCQ – Gerência de Controle da Qualidade GSMS – Gerência de Segurança / Meio Ambiente / Saúde / Responsabilidade Social. SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde. QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

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Título: CONTROLE DE PRODUTO NÃO-CONFORME

5 RESPONSABILIDADES 5.1 Detecção Qualquer setor, órgão ou funcionário pode detectar uma não-conformidade. 5.2 Emissão do RNC

É de responsabilidade da Área da Qualidade a emissão e controle de RNC’s quando ocorrer não-conformidades no Empresa QI.

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