Procedimento para a emissão de Análise de riscos da Tarefa - ART

Procedimento para a emissão de Análise de riscos da Tarefa - ART

(Parte 1 de 6)

0 A PARA INFORMAÇÃO

DATA
PROJETO
EXECUÇÃO NAVARRO
VERIFICAÇÃO
APROVAÇÃO NAVARRO

DATA REV.0 REV.A REV.B REV.C REV.D REV.E REV.F REV.G REV.H As informações deste documento foram elaboradas pelo Eng. ANTONIO FERNANDO NAVARRO, para divulgação da metodologia..

A presente manual não deverá ser empregado para fins comerciais e tão somente para a disseminação de conhecimento, livremente, citando-se o autor.

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Título Do Documento Análise de Risco da Tarefa - ART

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Emitente Antonio Fernando Navarro

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Aprovação Antonio Fernando Navarro

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1. Objetivo

Este procedimento normaliza a metodologia para identificação de riscos de acidentes intrínsecos ou circunstanciais em tarefas rotineiras ou eventuais como objetivo de: − Definir metodologia para identificar os riscos existentes na preparação, execução e desmobilização de determinada tarefa, que possam levar a ocorrência de acidentes e/ou danos à saúde, ao meio ambiente ou aos equipamentos / máquinas / ferramentas / instalações, e as medidas de controle necessárias. − Cumprir a legislação vigente.

− Aprimorar o Sistema de Gestão da Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Trabalho.Atualizar Planilha de Identificação de Riscos SSO.

2Aplicação

Este documento aplica-se a todos os serviços de Construção e Montagem desenvolvidos pela empresa,devendo ser aplicados sob a coordenação do Coordenador de SMS, com a participação dos responsáveis por todas as áreas envolvidas.

3Esclarecimentos / Definições

ART – Análise de Riscos de Tarefa Riscos circunstanciais – riscos criados durante a execução da tarefa Riscos intrínsecos – riscos inerentes à tarefa SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde Tarefa – conjunto de atividades, com ações distintas e específicas, necessárias para realizar determinado trabalho

4Responsabilidades

4.1 Da Gerência

− Disponibilizar os recursos para implantação e manutenção deste procedimento. − Aprovar e disciplinar o uso deste procedimento.

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− Solicitar ao Departamento de Administração de Pessoal aplicação de ações disciplinares cabíveis a cada caso, quando necessário.

4.2 Segurança, Meio Ambiente e Saúde

− Elaborar e manter atualizado este procedimento. − Treinar agentes multiplicadores capacitando-os neste procedimento.

− Acompanhar a realização de Análises de Riscos da Tarefa, quando solicitado.

− Executar, periodicamente, auditoria visando identificar oportunidades de melhoria.

− Garantir que empregados das Empresas Contratadas sejam comunicados e treinados quanto ao uso deste procedimento.

4.3 Dos Coordenadores

− Garantir que colaboradores de sua área de atuação estejam treinados neste procedimento. − Sugerir melhorias, buscando o aperfeiçoamento deste procedimento.

− Cumprir e fazer cumprir o que estabelece este procedimento.

4.4 Recursos Humanos

− Cadastrar treinados aprovados nos testes de avaliação de aprendizagem no Sistema de treinamentos.

4.5 Empregados efetivos e contratados

− Conhecer os conceitos e finalidade deste procedimento. − Zelar pelo cumprimento deste procedimento.

4.6 Colaboradores Envolvidos na execução da tarefa − Realizar ART, detalhando os riscos em potencial associados e as medidas de controle.

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