Treinamento e desenvolvimento de pessoal

Treinamento e desenvolvimento de pessoal

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DATA
PROJETO
EXECUÇÃO NAVARRO
VERIFICAÇÃO
APROVAÇÃO NAVARRO

DATA REV.0 REV.A REV.B REV.C REV.D REV.E REV.F REV.G REV.H As informações deste documento foram elaboradas pelo Eng. ANTONIO FERNANDO NAVARRO, para divulgação da metodologia.. A presente manual não deverá ser empregado para fins comerciais e tão somente para a disseminação de conhecimento, livremente, citando-se o autor.

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1. OBJETIVO03
2. REFERÊNCIAS03
3. ABRANGÊNCIA03
4. TERMOS E DEFINIÇÕES03
5. RESPONSABILIDADES04
6. MÉTODO OPERACIONAL06
7. ANEXOS12
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1 OBJETIVO

Regulamentar sistemas e processos de treinamento de pessoal e estabelecer procedimentos para implementá-los, visando proporcionar oportunidades aos funcionários para desenvolver habilidades, conhecimentos e a conduta requerida pela empresa.

2 REFERÊNCIAS − Manual de Gestão da Qualidade do Empreendimento.

− Manual do Sistema de Gestão Integrada de Segurança, Meio-Ambiente e Saúde.

- Controle de Registros. - Perfis de Cargos e Avaliação de Competência de Pessoal.

3 ABRANGÊNCIA

Este procedimento abrange todos os serviços executados na empresa em todas as fases necessárias à implantação dos Empreendimentos.

4 TERMOS E DEFINIÇÕES 4.1 Competência Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades. 4.2 Conscientização

É um processo de conhecimento interior e exterior sendo próprio de cada indivíduo em seu grau de entendimento / absorção sobre determinado assunto baseado em falar e ouvir.

4.3Educação

É o aperfeiçoamento das faculdades intelectuais; instrução, ensino, processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício.

4.4Experiência

Habilidade que se adquire pela prática, conhecimento adquirido em ensaio prático/ profissional para descobrir ou determinar um fato, um experimento ou prova; conhecimento das coisas pela prática da observação; perícia. Conhecimento que nos é transmitido pelos sentidos.

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4.5Desenvolvimento de Pessoal

É um processo de capacitação do profissional para o desempenho de outras funções através do desenvolvimento de suas competências.

4.6 Habilidades

Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados, capacidade intelectual geral, aptidão específica, pensamento crítico, criativo ou produtivo, capacidade de liderança e capacidade psicomotora.

4.7 Pré-requisito São as competências necessárias para desempenhar a função atual. 4.8 Treinamento

É um processo intencional de aquisição ou modificação de comportamentos, no aspecto do conhecimento, da habilidade e da atitude, realizado de forma sistematizada e com objetivos definidos.

4.9 Treinamento Externo

São os treinamentos promovidos por entidades externas, através de cursos e seminários abertos ao mercado.

4.10 Treinamento Interno

São os treinamentos promovidos e administrados pela empresa, seja por monitores funcionários da própria empresa ou através de empresas contratadas especificamente para tal. Neste caso os treinamentos devem ser realizados nas instalações da empresa e nos horários de trabalho.

4.1 QSMS Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde

5 RESPONSABILIDADES Estão estabelecidas nos fluxogramas apresentados nos Anexos 7: 5.1 Compete à Gerência do Contrato a) Definir o orçamento anual a ser investido nas atividades de treinamento. b) Estabelecer diretrizes para o Programa Geral de Treinamento para o ano em curso. c) Aprovar e prover recursos para o cumprimento dos itens contratuais da empresa.

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5.2 Compete às Gerências das Áreas a) Orçar recursos para o cumprimento dos treinamentos.

b) Realizar o PGT (LNT e Programação de Treinamento) de sua área e encaminhá-lo ao Órgão de Treinamento da empresa.

c) Avaliar e acompanhar os resultados de treinamento. 5.3 Compete ao Órgão de Treinamento a) Atender as necessidades de treinamento da empresa.

b) Consolidar o PGT (LNT e Programação de Treinamento) em conjunto com os Gerentes de Área, submetendo-o a aprovação do Gerente do Projeto.

c) Coordenar a execução dos treinamentos previstos no PGT. d) Assessorar as Gerências para a efetiva implementação dos processos de treinamento. e) Acionar demais órgãos da empresa para a execução dos treinamentos.

f) Organizar treinamentos, convocar os treinandos, preparar sala de treinamento e material de apoio.

g) Negociar com as instituições e empresas a realização dos treinamentos.

h) Providenciar, quando aplicável, os certificados de treinamentos internos. No caso de treinamentos externos, verificar com a empresa fornecedora a emissão dos mesmos.

i) Organizar e providenciar a guarda dos documentos referentes a treinamentos em local acessível e identificado.

j) Conferir e expedir relatório da Área de Treinamento, contendo dados como cursos realizados, participantes e carga horária.

k) Avaliar, na extensão da sua participação, a eficácia das ações realizadas, ou seja, se os treinamentos surtiram os efeitos desejados.

l) Coletar, manter e controlar os Registros de Treinamento.

m) Elaborar relatório indicando os motivos da não realização de treinamentos programados.

n) Manter o PGT atualizado, incluindo novos LNT’s recebidos.

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