Livro de Informatica

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(Parte 1 de 3)

Formando Vencedores Informática

Word 2

Microsoft Word 2007

Introdução

O Microsoft Office Word é o editor de texto mais utilizado em todo o mundo. Ele oferece ao usuário uma grande gama de recursos de formatação e de efeitos tanto nos textos como em imagens inseridas no documento. Com ele podemos realizar as seguintes tarefas:

Ø Editar e formatar textos – a sua interface exibe uma miniatura de um A4 que propicia a sensação de digitarmos em uma folha real;

Ø Formatação de textos e imagens – o Word oferece inúmeras ferramentas para realizarmos alterações na forma de nossos textos;

Ø Configurar documentos – simples opções de configurações nos deixam com total domínio sobre as margens, formatos e outras funcionalidades sobre o documento de trabalho;

Ø Correspondências – podemos criar documentos para serem utilizados por meio de mala direta.

Primeiros Passos

Logo após o lançamento do Office 2007, quem estava acostumado com os menus e submenus se surpreendeu com fim dessas ferramentas. O novo Office trouxe consigo uma nova nomenclatura para as barras que compõem os programas. Mas, essas mudanças tornaram o uso desses softwares mais simples:

desfazer e refazer

Barra de Título – permanece exibido o nome do programa aberto, mas são acrescentados o Botão do Office (opções de arquivo e de impressão) e atalhos para salvar,

Guias – Ferramentas que substituem os menus. 3

Grupo de Opções – são espécies de submenus, cada guia possui os seus próprios grupos de ferramentas.

Réguas – Regulam as margens e os espaçamentos entre os textos.

Documento – Representação da folha que poderá ser impressa.

Barra de status – Exibe o número de páginas presentes no documento, o número de palavras, a correção ortográfica, o idioma, os layouts de visualização e o zoom.

Correção Ortográfica e Gramatical

O principal recurso do Microsoft Word é o Dicionário que possibilita a correção dos erros de ortografia e gramática em um texto. Existem dois tipos de indicação de erros:

Sublinhado Vermelho – Erro de Gramática. Para corrigir, clique com o botão direito do mouse no meio da palavra e escolha a palavra que você considera correta.

Sublinhado Verde – Erro de Ortográfica. A correção funciona da mesma maneira. 4

Formatação

A formatação dos textos no Word é constituída pelas ferramentas do grupo de opções

Fonte. No geral, o Office apresenta ao usuário muitas facilidades, não poderia ser diferente com a formatação de texto. Observe como é fácil o uso dessas ferramentas:

1.Fonte (utilizada para alterar o formato de caracteres); 2.Tamanho da Fonte (altera o tamanho dos caracteres); 3.Aumentar Fonte e Reduzir Fonte (aumenta e reduz o tamanho dos caracteres um ou dois níveis por vez); 4.Limpar Formatação (apaga a formatação da área selecionada); 5.Negrito, Itálico e Sublinhado (utilizadas para destacar determinadas palavras); 6.Tachado (desenha uma linha no meio da palavra); 7.Subscrito e Sobrescrito (uma cria letras pequenas na base da palavra a outra cria letras pequenas no topo); 8.Maiúsculas e Minúsculas (deixa as palavras totalmente em letras maiúsculas, minúsculas ou outras formas variadas); 9.Realce (marca texto); 10.Cor da fonte (altera a cor dos caracteres); 1.Fonte (mostra uma janela com mais recursos de formatação).

Marcadores

ferramentas. Os estilos de marcadores estão localizados no grupo de opções parágrafo

Os marcadores enumeram uma determinada parte de texto solicitada por uma de suas

Cada uma dessas ferramentas guarda outros tipos de marcadores, para visualizarmos basta clicar no Dropdown ao lado de cada uma delas. Selecionado o marcador, podemos digitar uma lista qualquer e observe o resultado final:

Tabulação

As tabulações são espaçamentos entre textos, esses espaços podem ser regulados pela régua ou pela janela de configuração que apresenta opções de preenchimento. Observe o processo:

1º Abra a janela de configuração de parágrafo; 2º Clique no botão tabulação; 3º Faça as configurações, clique de definir e em OK;

Brasil
Portugal
Argentina
Itália

4º Utilizando a tecla TAB ativamos o espaçamento solicitando anteriormente. Veja: 6

Exercício 1) Digite texto abaixo: Voluntário do bem

Que tal você realizar uma boa ação com seu gato ou cachorro? Um projeto convida voluntários a levar os seus animais para visitas em casas de saúde ou de repouso, para a troca de carinho e afeto. Além da função recreativa, os animais estimulam os idosos a praticar os exercícios das sessões de fisioterapia, trazendo resultados positivos para melhoria da saúde física e mental. A iniciativa conta hoje com cerca de 30 colaboradores e atende em média 150 idosos nos estados de:

1.São Paulo; 2.Paraná; 3.Santa Catarina; 4.Minas gerais.

2) Configure seu documento com base nas regas ABNT. 3) Faça a formatação:

Título: Fonte- Georgia; Estilo da Fonte- Negrito; Tamanho- 16; Efeitos- Sublinhado; Cor- Vermelho; e centralize o título.

Texto: Fonte- Book Antiqua; Estilo da Fonte- Itálico; Tamanho- 14; Cor- Bordô. 4) Aumente o espaçamento das letras do título de seu texto para Expandido. 5) Coloque um efeito de texto no segundo parágrafo do seu texto. 6) Salve este exercício em sua Pasta. 7) Chame seu professor para corrigir o exercício.

Dica para o aluno: Logo após o termino deste exercício faça você mesmo uma outra formatação ao seu caráter, para somente fixar mais seus conhecimentos. E peça ao seu professor para lhe passar mais informações e dicas de formatação.

Configuração de documento

A configuração de documento abrange os recursos que regulam o layout da página, ou seja, o formato específico da folha, e detalhes de espaçamentos dos textos. Dentre eles temos:

Margens

Na guia Layout da Página temos a ferramenta que define o tamanho das margens do documento (são divididas em superior, inferior, da esquerda e da direita). Clicando na ferramenta obtemos valores preestabelecidos pelo software, mas, através das margens personalizadas, podemos definir nossos próprios espaçamentos.

Bordas de Página

As bordas têm função de demarcar as margens do documento e de destacar determinada parte de texto. Novamente, na guia layout da página temos a ferramenta para formatação das bordas.

Na janela que surgi, além de inserir borda na página, oferece opções para bordas de textos e cores para preenchimentos (sombreamento).

1.Bordas para textos; 2.Borda para a folha toda; 3.Preenchimento; 4.Definições de bordas; 5.Tipos de bordas; 6.Cor para borda; 7.Espessura da borda; 8.Imagens para compor a borda;

Cabeçalho e Rodapé

O cabeçalho é uma área no inicio da folha destinada a inserção de alguma informação para ser exibida nas folhas escolhidas pelo usuário, já o rodapé possui a mesma função, mas, é exibido no fim da folha. A guia inserir apresenta o grupo de opções cabeçalho e rodapé, nela estão contidos os modelos do Office.

Modos de Exibição

A barra de Status disponibiliza atalhos para os tipos de visualização dos documentos do Word:

1 – Layout de impressão (visualização normal do documento); 2 – Leitura em tela inteira (exibe seus textos em tela cheia); 3 – Layout da Web (mostra o documento em um formato de página da web); 4 – Estrutura de Tópicos (os textos são organizados com marcadores); 5 – Rascunho (as separações, visíveis, entre as folhas não são mostradas).

Colunas

Divisão em colunas, de maneira popular, trata-se da ação de transformar um texto comum em uma espécie de “notícia de jornal”. Ex.:

Com o texto selecionado, devemos clicar na guia layout da página e utilizar a ferramenta colunas.

Parágrafo

O parágrafo é um espaçamento dado a primeira linha de cada parágrafo em relação à margem da esquerda, sendo que este espaço deve ser maior que o atribuído as demais linhas.

Para inserir um parágrafo, siga o processo: 1º Selecione o texto; 2º Procure a guia Layout da página;

i. 3º Exiba a janela de configuração de parágrafo; i. 4º Na opção Especial, escolha Primeira linha; i. 5º Ao lado, verifique se o valor mostrado é o padrão ABNT (1,25 cm); iv. 6º Clique em OK.

v.

vi. vii.

viii. ix. Espaçamento entre Linhas x. O espaçamento ente linhas tem a função de definir um espaço entre uma linha e outra. É muito comum, em trabalhos acadêmicos, a exigência de 1,5 cm entre as linhas (padrão ABNT) para oferecer, a quem corrigir o trabalho, um espaço para observações e correções.

Exercício 1) Digite o Texto Abaixo:

2) Formate o título: Comic Sans MS, tamanho 18, negrito, sublinhado e centralizado com a cor do texto em Azul. 3) Formate o corpo do texto: Monotype Corsiva, tamanho 16, cor verde escuro, alinhamento Justificado. 4) Formate o Texto em Duas colunas e com uma linha entre elas. 5) Coloque uma capitular no primeiro parágrafo de seu texto, com a altura 3. 6) Altere o espaçamento do seu texto para 1,5 pt. 7) Faça a Tabulação em 7 cm e com o preenchimento 3. 8) Salve o seu documento na pasta que está na área de trabalho com o nome “Exercício N° 2”.

Inserção de Objetos

O Word 2007 disponibiliza uma série de objetos visuais, acrescentando aos seus trabalhos uma personalização e enriquecendo, de forma ilustrada, suas idéias desenvolvidas no documento. São eles:

Inserir Capitular

É uma ferramenta muito útil para atribuir destaque a um parágrafo. Segundo a Microsoft:

“A capitular, uma letra inicial maiúscula grande, pode ser usada para começar um documento ou capítulo, ou para chamar atenção em um boletim informativo ou convite.”

Assim como os outros objetos, localizamos a capitular na guia inserir, e escolhemos o estilo que desejamos.

Inserir Imagens

As imagens irão ilustrar o conteúdo dos seus textos, por isso, devemos escolher a que mais se adéquam as nossas necessidades.

1.Inserir imagem do arquivo (utilizada para inserir imagens salvas no arquivo do computador); 2.Clip-art (imagens fornecidas pelo Microsoft Office); 3.Formas (oferece formas para auxiliarem no desenvolvimento das ilustrações); 4.Inserir elemento gráfico SmartArt (ilustrações para exibir informações importantes. Ex.: Organogramas); 5.Inserir gráfico (comparar dados).

Imagem do Arquivo

A ferramenta ativada mostra o arquivo do computador, dessa forma, escolhemos uma imagem salva na máquina para ser inserida.

Após a inserção da ilustração, surgir a guia suspensa ferramenta de imagem:

As funções disponíveis nos deixam livres para realizar diversas alterações na formatação da imagem.

Clip-art

São figuras armazenadas no Office e subdividas através de palavras de identificação.

Utilizando o botão clip-art, temos uma área que pede o que deve ser procurado pela ferramenta. Ex.: Digitando computador, temos varias imagens relacionadas com esse tema.

WordArt

WordArt é o nome atribuído a ferramenta que possibilita a criação de formatos não convencionais para os textos. Trata-se de uma galeria de estilos que você pode adicionar a documentos do Microsoft Word 2007 para criar efeitos decorativos, como texto sombreado ou espelhado (refletido).

Inserir Tabela

Tabela é um conjunto de colunas e linhas que têm a função de armazenar e organizar informações. Após criar uma tabela, o Word 2007 oferece diversas maneiras de formatá-la. “É possível criar uma aparência personalizada para as tabelas dividindo ou mesclando células, adicionando ou excluindo colunas ou linhas, ou adicionando bordas. Se estiver trabalhando com uma tabela longa, poderá repetir os títulos da tabela em cada página na qual a tabela aparece. Para impedir estranhas quebras de página que confundir o fluxo da sua tabela, também é possível especificar como e onde a tabela deve quebrar entra as páginas.” (Microsoft)

Clique em inserir/tabela/inserir tabela. Na janela que surgir, digite o número de colunas e linhas desejadas para a sua tabela:

i.

i. Depois de inserida a tabela, você pode preenchê-la com os dados que achar conveniente. Fique atento a guia de Ferramentas de Tabela! i. iv.

v. Formatação de Tabelas vi. Mesclar Células vii. Mesclar é o nome dado a ação de transformar várias células em apenas uma.

Com as células necessárias selecionadas, vá até Layout dentro de Ferramentas de Tabela e clique na opção mesclar células.

viii. ix. x. xi. Dividir Células xii. Apresenta a função de acrescentar ou diminuir linhas e colunas em um determinado espaço selecionado. A ferramenta também se localiza dentro da guia Layout: Dividir Células.

xiii. Guia Design

A guia design (dentro de Ferramentas de Tabela) possibilita a acrescentar bordas e sombreamento à tabela desenvolvida.

Exercício 1) Digite o Texto Abaixo:

Índico–– Alinhamento Justificado..
Corpo do texto:: selecione o texto e ccolloqquue as EEnnttrre lliinnhhas dde 1,,5 linha,, ddeppoiiss cclliiqquue emm okk
3)) Divida o 1º ppaarráággrraaffo em duas ccolluunnaass
4)) Coloque o TTííttuullo ““BBiioiinnfforrmmááttiiccaa cconnttrraa o câncer..”” Em fforrmmaa de WWorrddaarrtt
5)) Capitule o tteexxtto
6)) Insira números de páginas em seu documento em números arábicos
7)) Insira uma borda na ppáággiina,, escolha uma arte de sua escolha
8)) Insira os ssíímmbboollos nnos seguintes nomes:: ((Coloque no final de seu texto))
CoraçãoYPombaÿ Músicas Beijo–
9)) Insira Cabeçalho e Rodapé na PPrriimmeiirraa ppáággiina nass ppáággiinass PPaarress e IImmppaarress
9..1)) Insira Cabeçalho e Rodapé na PPrriimmeiirraa

2) formate o texto da seguinte maneira Título e Corpo do TTexxttoo:: FFoonntte:: Bok Antiqua,, Estilo:: NNeggrriittoo Itálico,, Tamanho:: 16 Cor::

teclado ““CTRL++E””
““))
9..2)) Insira Cabeçalho e Rodapé nas ppáággiinas PPaarress

((Digite no Cabeçalho da primeira página:: ““Eu amo mais você do que eu””)) –– Centralize--o ppeello ((Digite ““no Rodapé da primeira página::”” Não dê importância à embalagem e sim ao ccoonntteúúddoo

Alinhe à Direita ““CTRL++G””
verdadeiramente””)) –– Alinhe à Direita ““CTRL++G““
9..3)) Insira Cabeçalho e Rodapé nas ppáággiinas IImmppaarress

((Digite no Cabeçalho das páginas pares:: ““Cerque sua vida com o ddoccee sseennttiimmeenntto ddo aammorr””))-- ((Digite no Rodapé das páginas pares:: ““Só quem é puro de coração ppoode amar aallgguuémm

Alinhe à Esquerda ““CTRL++Q””
à Esquerda ““CTRL++Q““

((Digite no Cabeçalho das páginas ímpares:: ““A vida é a arrttee de eennccoonnttrrarr allgguuémm eessppeecciiall””))-- ((Digite no Rodapé das páginas ímpares:: ““Sempre acredite em seus projetos de vida””))––Alinhe 17

1)) Depois utilize a autoformatação na tabela

10)) Insira a tabela abaixo. Com 4 colunas e 5 linhas.

12)) Insira outra tabela. Com 3 colunas e 4 linhas 13) Mescle 1.ª linha da sua tabela 14) Faça a Formatação da Tabela.

15)) Salve seu exercício em sua Pasta

Dica para o aluno: Logo após o termino deste exercício faça você mesmo uma outra formatação ao seu caráter, para somente fixar mais seus conhecimentos. E peça ao seu professor para lhe passar mais informações e dicas de formatação.

Mala Direta

A mala direta é utilizada quando desejamos criar um determinado documento – Ex.:

Um convite de Aniversário – e enviá-lo para muitas pessoas ou uma folha de etiquetas de endereço. Ambos devem apresentar o mesmo tipo de informações, porém, devem estar personalizados com os dados de quem receberá, ou seja, uma carta destinada a determinadas pessoas pode ser trabalhada para abordar cada uma pelo nome. Essas informações contidas em cada carta ou etiqueta provêm de entradas em uma fonte de dados.

Carta Para assimilarmos o uso dessa ferramenta, vamos utilizar o seguinte casamento:

O convite para ser enviado está pronto, agora precisamos inicializar a mala direta

(Guia Correspondências/Iniciar Mala Direta/Assistente de mala direta passo a passo). Surgirá uma guia do lado direito de sua tela, precisamos realizar algumas etapas:

1ª Etapa - Selecione o tipo de documento: o nosso trabalhando será desenvolvido a partir de uma carta (convite);

2ª Etapa – Selecione o documento inicial: que documento será utilizado na mala direta (usar documento atual, ou seja, o que foi digitado na página atual);

3ª Etapa – Selecione os destinatários: quem receberá o convite (digitar uma nova lista, pois, não temos nenhuma lista de contatos);

Após isso, vamos cadastrar os convidados do casamento. Clicando no botão Criar, surgirá uma janela com os campos que devem ser cadastrados, muitos deles são desnecessários, então, ative a ferramenta personalizar colunas. Você precisa usar os botões Excluir e Renomear para cadastrar apenas os campos mostrados na próxima imagem.

Depois de clicar em OK, digite os dados de dez pessoas e salve essa listagem com o nome convidado.

Cada convite precisa receber os dados cadastrados. Através da ferramenta inserir campo de mesclagem podemos escolher o local onde as informações personalizadas dever ser mostrados.

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