Livro de Informatica

Livro de Informatica

(Parte 2 de 3)

E a ferramenta visualizar resultados exibirá a os dados que foram cadastrados.

Para finalizar, clique no botão concluir e mesclar e selecione editar documentos individuais. Note que cada convite é exibido separadamente.

Revisão de Capítulo

Exercício teórico

1.O Microsoft Office 2007 apresenta inúmeras alterações em sua interface. Explique as diferenças em relação ao Office 2003 e aponte qual das versões é a melhor.

2.Sem dúvida, a correção ortográfica e gramatical é um grande auxílio nas edições de textos. Porém, existem críticas referentes a “preguiça” que essa ferramenta gera em determinadas pessoas, pois, existindo um programa que corrige erros de português, muitos não se preocupam em aprender realmente a escrever corretamente, ou seja, sem ajuda externas. A final, a correção ortográfica e gramatical nos auxilia ou nos prejudica em longo prazo? Justifique.

3.Analise a imagem abaixo. Explique porque a concordância verbal não foi indicada como erro gramatical.

Exercício Prático a)Crie uma pasta em sua pasta com o nome Exercícios de Word.

b)Guarde o seu documento com o nome Exercício1, dentro da pasta Exercícios de Word.

Exercício 2 Tabulações sem preenchimento:

Tabulações com preenchimento:

a) Guarde o documento com o nome Exercício2 na pasta Exercícios de Word.

Exercício 3 Crie um documento no Word com a seguinte tabela:

a)Ordene a tabela pela coluna Nome por ordem ascendente . b)Insira uma nova coluna para incluir notas de outra disciplina e mais duas linhas para incluir dois novos alunos. c)Guarde o documento na pasta Exercícios de Word com o nome Exercício3.

Exercício 4 a)Crie um documento no Word com a seguinte tabela:

b)Guarde o seu documento com o nome Origem de dados. c)Crie um novo documento com o seguinte texto:

A direção deste estabelecimento vem convocá-lo(a) para uma reunião de negócios a realizar no próximo dia 10 do próximo mês.

A Direcção a)No menu “Ferramentas” escolha a opção “Cartas e Correspondências” para fazer “a mala direta” dos documentos.

Microsoft Excel 2007

Introdução

O Microsoft Excel é um editor de planilhas. Uma planilha eletrônica é simplesmente um conjunto de linhas e colunas, e cada junção de uma linha com uma coluna chama-se célula, que é a unidade básica da planilha, onde ficam armazenados os dados. Cada célula possui um endereço próprio, formado pela letra da coluna e pelo número de linha. Ex: B5 indica a célula da coluna B com a linha 5.

A planilha tem como função substituir o processo manual ou mecânico de registrar contas comerciais e cálculos, sendo mais utilizadas para formulações de projeções, tabelas, folhas de pagamento, controle de vendas, etc.

O Excel 2007, por sua vez, além de oferecer todas as funcionalidades de uma planilha eletrônica, disponibiliza aos usuários, assim como os outros programas do Office, uma interface renovada. Os menus, comuns nas versões anteriores, perdem espaço para as guias que apresentam as principais ferramentas para construir um bom trabalho.

Primeiros Passos

O Microsoft Excel é o principal editor de planilhas eletrônicas, sua capacidade está muito além da simples criação e edição de tabelas. Por isso, para compreendermos de maneira prática como funciona o ambiente de trabalho do Excel 2007, vamos entender os principais conceitos e ferramentas disponibilizadas neste software.

Planilhas

A planilha nada mais é do que a área de trabalho do Excel (nela podemos inserir dados, formatar tabelas, elaborar fórmulas, etc.). Quando abrimos o programa ele nos oferece três planilhas:

Havendo a necessidade de mais planilhas basta clicar na ferramenta Inserir Planilha. O processo para exclusão também é simples, basta clicar como o botão direito do mouse em um das guias que identificam a planilha e clicar na opção excluir.

Renomear Planilha e Cor da Guia

As guias que exibem as planilhas de trabalho podem ter seus nomes e cores modificados: Clique com o botão direito em cima de plan1 e escolha renomear, altere o nome para Menu principal, coloque uma corda para a guia.

Mude o nome da plan2 para planilha de dados e a plan3 para controle automatizado, também mude as cores das guias.

Colunas

O Microsoft Excel 2007 apresenta 16.384 colunas que são representadas por letras. A letra A representa a 1ª coluna e a combinação das letras XFD forma a ultima.

Quando estivermos trabalhando na construção de tabelas podemos nos deparar com a necessidade de excluir ou de incluir colunas. Para executar essa ação basta utilizar o botão direito do mouse sobre a letra que representa a coluna, ou seja, devemos contar com as opções de auxilio.

Linha

As linhas, por sua vez, são representadas por uma sequência numérica que vai de 1 até

1.048.576. Também podemos inserir e remover linhas de forma bem simples, observe passo a passo:

Inserindo Linha

1.Clicar no número que representa a linha que deve ficar abaixo daquela que será inserida; 2.Utilizar o botão direito do mouse; 3.Clicar em inserir.

Excluindo Linha

1.Clicar no número que representa a linha que deve ser excluída; 2.Utilizar o botão direito do mouse; 3.Clicar em excluir.

Células

A célula é o resultado do encontro entre uma coluna e uma linha, ela tem a função de receber os dados que devem ser inseridos na planilha, sendo que a existência dela permite o Excel executar fórmulas e efetuar o autopreenchimento. Para ficar mais simples esse conceito, tente imaginar a célula como uma gaveta que guarda as informações, sempre que o programa precisar utilizar algum valor numérico em um cálculo ele localizará a gaveta – célula – que apresenta o endereço solicitado pelo usuário.

Ex.: A imagem abaixo exibe os dados e as células onde essas informações estão guardadas.

Observe que o endereço da célula selecionada é exiba na ferramenta caixa de nome.

Formatação de células

Formatar significa alterar a aparência das células. Nessa formatação podemos alterar a fonte, selecionar um tipo de boda, escolher um sombreamento e alterar o alinhamento dos dados contidos nas células.

A formatação pode ser feita pela guia Inicio ou pelo comando CTRL+1 (Formatar Células).

Número

A guia Inicio apresenta subdivisões que recebem o nome de Grupo de Opções, abaixo temos as ferramentas que pertencem ao grupo Número.

1 – Formato de Número (apresenta todas as formas que podem ser atribuídos aos valores numéricos); 2 – Formato de Número de contabilização; 3 – Estilo de Porcentagem (transforma um número em porcentagem); 4 – Separador de Milhares (O número ganha o formato contábil, mas sem o R$); 5 – Aumentar Casas Decimais e Diminuir Casas Decimais (realizam as ações de alterar o tamanho de um número decimal); 6 – Formatar Células: Número (Dropdown que mostra a janela formatar células diretamente na guia número).

Alinhamento

1 – Alinhar em cima (alinha o conteúdo da célula no lado superior da célula); 2 – Alinhar no meio (o conteúdo da célula fica centralizado, tanto em relação à parte superior quanto inferior); 3 – Alinhar em baixo (conteúdo alinhado no lado inferior da célula); 4 – Orientação (exibe opções para girar o texto dentro da célula); 5 – Alinhar texto à esquerda; 6 – Centralizar; 7 – Alinhar texto à direita; 8 – Diminuir recuo (diminui a margem); 9 – Aumentar recuo (aumenta a margem); 10 – Mesclar e Centralizar; 1 – Quebrar texto automaticamente (exibe um texto em várias linhas dentro de uma mesma célula); 12 – Formatar Células: Alinhamento (Dropdown que mostra a janela formatar células diretamente na guia Alinhamento).

Fonte

1 – Fonte (formatos para os caracteres); 2 – Tamanho da fonte (aumenta ou diminui o tamanho dos caracteres); 3- Aumentar tamanho da fonte (aumenta o tamanho dos caracteres);

4 – Diminuir tamanho da fonte (diminui o tamanho dos caracteres); 5 – Negrito;

6 – Itálico; 7 – Sublinhado; 8 – Bordas (exibe as opções de bordas que podem ser utilizadas); 9 – Cor de preenchimento (opções de cores para sombreamento das células). 10 – Cor da fonte (opções de cores para os textos inseridos nas células). 1 - Formatar Células: Fonte (Dropdown que mostra a janela formatar células diretamente na guia Fonte).

Exercício

1)Vamos formatar a tabela abaixo usando os nossos conhecimentos que obtemos na aula anterior como: - Utilize as guias: Inserir e Ferramentas de tabela (design e layout);

Formulas

As formulas do Excel possuem a função de facilitar cálculos comuns no cotidiano de um escritório, propiciando, de forma simples, a resolução de problemas matemáticos em fluxos de caixas, planilhas de pagamento, planilhas fiscais, etc.

Para entendermos na prática, vamos utilizar a seguinte tabela para a aplicação de formulas simples do Excel.

Soma

É utilizada para calcular valores totais através da operação de soma dos valores selecionados.

Nessa planilha nós buscaremos o total de valores que entraram e saíram do caixa da empresa no mês de junho.

1º A partir da célula H3 exibiremos a soma de cada um dos valores correspondentes ao mês de junho:

2º Utilize novamente a fórmula da soma para calcular o total de recebimentos e de pagamentos de cada semana:

3º Saldo da semana- diminua do total de recebimentos o total de pagamento de cada semana.

4º Saldo acumulado- some o saldo da semana com o saldo anterior: 3

5º Saldo anterior exibirá o saldo da semana anterior. Basta iniciar a fórmula e clicar no saldo acumulado:

Media

Utilizada para mostrar a media entre valores selecionados, ou seja, em uma só função o Excel executa a soma e a divisão.

Máximo

Compara os números e exibe qual é o maior valor dentre os que foram solicitados pela seleção do mouse.

Mínimo

Compara os números e exibe qual é o menor valor dentre os que foram solicitados pela seleção do mouse.

Valor com desconto

Mostra o novo valor de um número após estipulada uma porcentagem a ser descontada. =Valor sem o desconto * (1 – porcentagem de desconto)

Valor com juros

É o mesmo principio do desconto, mas mostra o valor de um número acrescentado de uma porcentagem. =Valor sem os juros * (1 + porcentagem de juros)

Exercício 1)Digite a tabela de acordo com do desenho abaixo:

Formate as tabelas usando os conhecimentos que você obteve na aula anterior. a)Fonte b)Bordas c)E mesclagens das células 2)Depois feito isso faça os cálculos usando as fórmulas a)Soma b)Média c)Máximo d)Mínimo Dica: Não é necessário declarar os acentos na hora de montar a sua fórmula.

Formulas Avançadas

Além das formulas simples o Excel também apresenta um grupo de formulas que, visualmente, tende a ser mais complexa, entretanto, a compreensão da lógica dessas funções é o caminho para um entendimento produtivo.

Utilizaremos o exemplo abaixo para ilustrar o uso de algumas dessas formulas:

Função SE

Fórmula utilizada para verificar condições e exibir resultados pré-estabelecidos por quem a desenvolve, isto é, exibe respostas definidas a partir da analise de uma condição lógica. Ex.: Se total de venda for maior ou igual R$ 5.0,0, então será exibida a mensagem “Ok”, senão atingir a média aparecerá a mensagem “Verificar possíveis falhas nas vendas”.

Função Somase( )

Efetua a soma de determinados valores a partir da analise de uma condição lógica.

Ex.: Somar o total de vendas das células que se referenciam aos processadores, ou seja, serão somados apenas os totais que pertencem ao produtor solicitado.

Função Cont.se( )

Formula que conta a quantidade de vezes que determinado valor é mostrado na área que selecionada de uma tabela.

Função Procv( )

É uma formula utilizada para localização de dados diversos. O significado da função é: procura na vertical (coluna). A partir de um número de identificação podemos copiar dados de tabelas diferentes.

A lógica para a resolução do problema é a seguinte: 1º O usuário digitará, nessa área, o código do cargo; 2º Surgirá, ao lado, o salário da categoria.

Obs.: sempre que for digitado o código na área pedida o salário exibido será o correspondente ao código da tabela principal.

Função ARRED( )

Utilizada para arredondar números decimais com a quantidade de casas décimas desejamos por você.

Exercício

1) Digite a Tabela abaixo formate de acordo com os conhecimentos passados na primeira aula e faça as fórmulas nos campos que estão em branco.

Gráficos

Os gráficos têm a função de representar dados através de simples ilustrações. Eles fornecem uma visualização simples das informações contidas em uma planilha.

Tipos de Gráfico

Os tipos de gráficos podem ser visualizados na guia inserir. Podemos ter uma visão geral utilizando a ferramenta Criar Gráfico.

Inserir Gráficos Para inserir um gráfico devemos seguir os seguintes passos:

1º Selecionar os dados principais de uma tabela; 2º Clicar na guia Inserir; 3º Escolher o tipo de gráfico que será construído.

Resultado:

Formatar Gráficos

Ao inserir um gráfico é exibida a guia suspensa Ferramenta de Gráfico, essa guia acrescenta ferramentas novas ao Excel. Entre as novas funcionalidades, temos as opções para formatação de gráfico:

Estilos de Forma

1º Mais (Exibe as opções de estilo para as bordas e para o preenchimento da área do gráfico); 2º Preenchimento da Forma (sombreamento para a área do gráfico); 3º Contorno da Forma (opções para formatação da borda); 4º Efeitos de Forma (acrescenta efeitos na formatação).

Tabela Dinâmica

É uma estrutura que facilita a visualização e análise dos dados contidos na planilha. Para conhecermos esse e outros recursos utilizaremos o modelo de tabela abaixo.

Em seguida

Clique na guia Inserir e selecione tabela dinâmica: 42

Clique dentro da área Tabela/intervalo e selecione a sua planilha, marque a opção nova planilha e clique em OK. Surgirá uma guia do lado esquerdo:

Marque os campos que serão exibidos e observe com atenção a sua tabela dinâmica finalizada. Note como a visualização da tabela se tornou diferenciada e, ao mesmo tempo, simples de ser compreendida, isso representada a utilidade e importância das tabelas dinâmicas.

O sinal de Menos, ao lado do nome de cada vendedor, oculta os dados dos produtos.

Note como ficou simples visualizar as vendas, os valores e os totais.

A função da Tabela dinâmica é nos mostrar os dados de maneira simples e rápida.

Gráfico Dinâmico

Ferramenta que auxilia na visualização dos dados através de um gráfico que se modifica de acordo com as informações selecionadas na tabela dinâmica.

Volte para a primeira planilha, clique na guia Inserir e localize a ferramenta:

Clique dentro de Tabela/intervalo e selecione a planilha. Marque a opção nova planilha e clique em OK.

Na nova planilha, surgirá uma guia no lado direito da tela.

Marque apenas as duas opções sugeridas. Após isso, procure a ferramenta alterar tipo de gráfico, selecione pizza e clique em OK.

Agora vamos comparar o desempenho dos vendedores. Clique no filtro ao lado de Rótulos de linha e deixe marcado apenas Antonio e Carine:

Observe que o gráfico exibirá apenas uma comparação entre as vendas dos dois vendedores selecionados.

Exercício

1)Digite a Tabela abaixo formate de acordo com os conhecimentos passados nas aulas anteriores, faça as fórmulas nos campos que estão em branco.

Dicas

C4 - use a função procv. O nome da tabela é abono. D4 - será descontado 3% do salário bruto.

E4 - se o salário for até 1000 o desconto será de 2%, caso o salário seja maior que 1000 o desconto será de 5%. Use a Função SE.

(Parte 2 de 3)

Comentários