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Não devemos utilizar fábulas para ensinar a Biblia, Notas de estudo de Eletrônica

Sua indagação é muito interessante, por isso fui investigar um pouco o que você comentou. Realmente o livro "As crônicas de Nárnia" de C. S. Lewis pode ser considerado uma fábula ou alegoria, mas acredito que não seja desse tipo de fábula que o apóstolo Paulo fala em 1 Timóteo.

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 29/01/2011

profmariogoretti1
profmariogoretti1 🇧🇷

4.8

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Baixe Não devemos utilizar fábulas para ensinar a Biblia e outras Notas de estudo em PDF para Eletrônica, somente na Docsity! http://www.respondi.com.br/ Autor: Mário Persona Cópia: Mário Goretti Página 1 Não devemos utilizar fábulas para ensinar a Biblia? Sua indagação é muito interessante, por isso fui investigar um pouco o que você comentou. Realmente o livro "As crônicas de Nárnia" de C. S. Lewis pode ser considerado uma fábula ou alegoria, mas acredito que não seja desse tipo de fábula que o apóstolo Paulo fala em 1 Timóteo. 1Tm 1:3-4 "Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina, nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Se prestar atenção ao contexto, o apóstolo não está escrevendo que fábula seja uma ferramenta ruim, mas de pessoas que estariam se apegando a fábulas como elas fossem um fim ou a verdade em si mesmas. Em outras traduções, ao invés de "fábulas" você encontra "mitos" e "lendas", o que parece fazer mais sentido. Como ele fala de doutrina no versículo 3, eu leria a passagem assim: "nem se deem a doutrinas fantasiosas, mitos, lendas ou a genealogias". Aliás, estas coisas - lendas, mitos ou doutrinas fantasiosas e genealogias - são o fundamento e a ocupação da religião Mórmon. Seus seguidores têm entre seus escritos sagrados o Livro de Mórmon, que conta uma mirabolante história de uma civilização israelita que deixou Jerusalém antes de sua queda e viajou para a América, onde habitou e floresceu. Obviamente jamais se encontrou sequer um caco de cerâmica ou ponta de flecha dessa civilização. Puro mito ou lenda. Outra ocupação principal dos Mórmons é com genealogia. Numa interpretação equivocada de 1Co 15:29 "Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles, então, pelos mortos?" (Comento isso aqui) Mas voltando à sua questão, C. S. Lewis foi um ateu que se converteu a Cristo e deixou uma importante obra de meditação sobre a Palavra de Deus e a vida do cristão. Ele não apenas utiliza fábulas em suas obras, como também filosofia, mas na maioria das vezes não vejo que o faça de maneira contrária à vontade de Deus. Além disso, essa é uma prática comum entre escritores cristãos. Um dos livros mais lidos do mundo, "O Peregrino", é uma alegoria ou fábula, se preferir chamá-lo assim, em cuja história coisas como Pecado, Cobiça, Avareza etc. são personificadas. Outro livro semelhante é "Pés como os da corça nos lugares altos", de Hannah Hurnard. O que esses autores fazem é usar um artifício literário para ensinar de forma didática uma verdade. As fábulas geralmente são aquelas em que animais ou seres inanimados assumem papéis humanos, e as mais antigas conhecidas são de um grego chamado Esopo. "A cigarra e a formiga" é uma de suas fábulas mais conhecidas, depois contada em livro por La Fontaine. Outro artifício é a parábola, bastante usada pelo Senhor nos evangelhos, na qual objetos, plantas ou animais são usados como um paralelo que permita transmitir um ensino moral. Os sonhos do Faraó e de Nabucodonosor parecem ter sido colocados em suas mentes com as características de parábolas. Os profetas de Israel também costumavam utilizar uma linguagem figurada para revelar algo. Por exemplo 2Cr 25:18 "Mas Jeoás, rei de Israel, mandou responder a Amazias, rei de Judá: O cardo que estava no Líbano mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: Dá tua filha por mulher a meu filho. Mas uma fera que estava no Líbano passou e pisou o cardo". Em 2 Samuel 12 o profeta Natã conta uma historinha de um homem rico e um homem pobre, a da
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