Revista BrOffice n

Revista BrOffice n

(Parte 1 de 10)

| Revista BrOffice | w.broffice.org/revista 1Janeiro | 2011Revista BrOffice.org | w.broffice.org/revistaDiagramado no BrOffice.org Draw

Artigos | Dicas | Tutoriais | e muito mais...

Ano 4 | N° 18 | Dezembro 2010

A Campus Party é uma vitrine para os jovens talentos da área de tecnologia exporem suas ideias e projetos. Confira também a participação do BrOffice no evento.

Revista BrOffice | w.broffice.org/revistaDiagramado no BrOffice Draw

Artigos | Dicas | Tutoriais | e muito mais...

Ano 4 | N° 19 | Janeiro 2011

TDF e LibreOffice na Campus Party 2011:TDF e LibreOffice na Campus Party 2011: Situações e antecedentes que levaram à criação daSituações e antecedentes que levaram à criação da

The Document Foundation e o impacto causado na The Document Foundation e o impacto causado na comunidade BrOfficecomunidade BrOffice

Inclusão

Digital:

Telecentros do Estado da Bahia, visa garantir acesso às tecnologias da informação e comunicação ndiceí

Carta do leitor carta do leitor 04

colaboradores Conheça os colaboradores05

artigo Economia solidária e internet06

entrevista

Rotoplastyc 10 Joseph Powers12

novas tecnologias Novas funcionalidades BrOffice 3.314

reportagem

TDF e LibreOffice na Campus Party24 Centro Digital Cidadania - Ouriçangas28

dica rápida Dica rápida31

cultura

Redblade - Episódio 08 - Fire32 Dica de filme - Minority report (A nova lei)34

dica O modo pincel para aplicação de estilos35

espaço aberto Introdução ao PostgreSQL37

resumo resumo do mês39

| Revista BrOffice | w.broffice.org/revista 3Janeiro | 2011 nome para o mês de Janeiro é uma homenagem a Jano, um deus da mitologia grega que tinha duas faces, uma olhando para o passado e outra olhando para o futuro.

É com esse sentimento que iniciamos os trabalhos da Revista BrOffice em 2011. De olho em tudo o que aconteceu em 2010, mas também de olho no futuro. O leitor vai perceber que a Revista ganhou um novo visual alinhado com a mudança para a TDF e LibreOffice. Entre elas, a substituição das gaivotas pela marca da TDF, mudança de cores das seções e alterações nos cabeçalhos. Esperamos, com isso, agradar aos leitores, usuários, colaboradores e parceiros.

E por falar no projeto Internacional, um pouco dessa história foi contada na Campus Party, em São Paulo, em palestra ministrada por Eliane Domingos. Ainda sobre a Campus Party 2011, a visão de um campuseiro é contada por Ricardo Pontes, membro da comunidade BrOffice e Ubuntu, além de colaborador da Revista BrOffice.

Na segunda entrevista da série com desenvolvedores do LibreOffice, Joseph Powers nos faz saber os atrativos de ser colaborador no projeto. Sua principal contribuição foi na limpeza do código base, melhorando a eficiência dos temas de ícones e deixando o LibreOffice mais bonito. Em outra entrevista ficamos sabendo de mais um case bem sucedido para BrOffice da empresa Rotoplastyc, que fica em Carazinho-RS.

Em Novas Tecnologias, um relatório profundo das principais novidades do LibreOffice/BrOffice 3.3. Um trabalho realizado por Gustavo Buzzatti Pacheco, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Cuiabá/MT, e do Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região, Porto Alegre/RS.

E para finalizar vamos conhecer o Centro Digital Ouriçangas, um projeto de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia.

Claro que não é só isso. Temos ainda as dicas, o novo episódio de Redblade, e uma nova seção que vai trazer as principais novidades das comunidades de Software Livre, começando com um artigo sobre o PostgreSQL.

Boa leitura!!

Luiz Oliveira Editor

Colaboradores desta edição

Redação: André Bordignon Cárlisson Galdino Gustavo Pacheco Leonardo Cézar Luiz Oliveira Natan Reis Santos Ricardo Pontes

Dicas: Klaibson Ribeiro Luiz Oliveira Rubens Queiroz

Tradução e adaptação: Clóvis Tristão Rogerio Luz

Diagramação: Cida Coltro Hélio S. Ferreira Helmar Fernandes Duilio Dias Eliane Domingos

Revisão: Cida Coltro Clóvis Tristão Luiz Oliveira Fátima Conti Renata Marques Vera Cavalcante

Capa: Duilio Neto

Edição: Luiz Oliveira luizoliveira@revistabroffice.org

Revisora responsável: Vera Lúcia Cavalcante Pereira veracape@revistabroffice.org

Jornalista responsável: Luiz Oliveira – Mtb.31064

Coordenador Geral BrOffice.org: Cláudio Ferreira Filho | filhocf@broffice.org

Coordenadora Revista BrOffice: Eliane Domingos de Sousa elianedomingos@revistabroffice.org

The Document Foundation Brasil: Olivier Hallot olivier.hallot@documentfoundation.org

Escreva para a Revista BrOffice: contato@revistabroffice.org Edições anteriores: w.broffice.org/revista

O conteúdo assinado e as imagens que o integram são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, não representando necessariamente a opinião da revista BrOffice e de seus responsáveis. Todos os direitos sobre as imagens são reservados a seus respectivos proprietários

O que é o BrOffice É o produto, ferramenta de escritório multiplataforma, livre, em bom português, desenvolvido sob os termos da licença LGPL, composto por editor de texto, planilha de cálculo, apresentação, matemático e banco de dados, mantido pela comunidade e OSCIP, que trabalha para a difusão do SL/CA no País.

(Parte 1 de 10)

Comentários