Redes Wireless

Redes Wireless

(Parte 2 de 2)

8. Agora que seu computador servidor está corretamente configurado você precisa configurar os outros computadores que terão acesso à sua rede sem fio.

Configurando os Demais Computadores

Agora que você já configurou o computador servidor, é hora de configurar os outros computadores que terão acesso à sua rede. Esta configuração é muito simples, basta seguir os passos abaixo:

9. Se você configurou seu computador servidor corretamente sua rede sem fio será listada na lista das redes disponíveis de todos os computadores que tem uma placa de rede sem fio dentro do alcance da placa instalada em seu computador servidor. Simplesmente clique no ícone da conexão de rede sem fio disponível na barra de tarefas ou dê um duplo clique na sua conexão de rede em Conexões de Rede (menu Iniciar, Painel de Controle) para ver a lista das redes sem fio disponíveis. Como você pode ver na Figura 1, nós temos várias redes disponíveis (de todos os nossos vizinhos, por isso a importância de habilitar a criptografia de dados). Tudo o que precisamos fazer é clicar em nossa conexão (MinhaCasa em nosso caso).

Figura 1: Redes sem fio disponíveis.

10. Após ter clicado duas vezes sobre sua rede, o Windows pedirá a chave de criptografia da rede (que nós configuramos no passo 4), veja na Figura 12.

Figura 12: Digite a chave de criptografia (“senha”) para ter acesso a sua rede sem fio.

1. Após clicar em Ok, o status da sua rede será listado como “Adquirindo endereço de rede” e então mudará para “Conectado”, veja na Figura 13.

Figura 13: Agora você está conectado à sua rede. Configurando os Demais Computadores (Cont.)

12. Após este ponto você terá acesso à Internet usando a conexão disponível em seu computador servidor. Teste sua rede abrindo seu navegador (Internet Explorer, Firefox, etc) e tente abrir um site conhecido qualquer, como o Google.

13. Agora no computador servidor sua conexão sem fio também aparecerá como “conectado”, veja na Figura 14. Como dissemos antes a conexão de rede sem fio no computador servidor aparecerá como “conectado” apenas quando outros computadores estiverem conectados a ele.

Figura 14: Agora a conexão de rede sem fio de nosso computador servidor aparece como “Conectado”.

14. Para evitar problemas de instabilidade em sua rede sem fio nós recomendamos que você remova todas as outras redes que podem aparecer listadas em Redes Preferenciais em todos os computadores. Isto pode ser feito clicando com o botão direito sobre conexão de rede sem fio em Conexões de Rede (Iniciar, Painel de Controle), selecionando Propriedades, e então na janela que aparecerá clique na guia Redes sem fio. Remova todas as outras redes listadas em Redes Preferenciais, exceto sua própria rede, como mostrado na Figura 15.

Figura 15: Remova todas as outras redes preferenciais e deixe apenas sua própria rede.

15. Agora que sua Internet está compartilhada sem fio entre todos os seus computadores, você pode configurar sua rede para compartilhar impressoras e arquivos. O legal sobre o compartilhamento é que os arquivos e impressoras que você quer compartilhar não precisam estar localizados no computador servidor, eles podem estar localizados em qualquer um dos computadores presentes na sua rede (entretanto, se você está compartilhando uma impressora nós sugerimos que você a conecte no computador servidor já que ele terá que de ligado o tempo inteiro de qualquer forma; caso contrário o computador que tem a impressora terá que ficar ligado quando você quiser imprimir algo de outro computador). Para fazer isto, leia nosso tutorial Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede.

(Parte 2 de 2)

Comentários