artigo-desgastedo mancal

artigo-desgastedo mancal

Utilizando análise de vibração com espectro E forma de onda no tempo para detectar desgaste mancal

ALCIMAR NUNES DE PAULA 1

1 – Engenheiro analista de vibracao.

disponível para produção com confiabilidade

Na luta pela sobrevivência em um mercado competitivo, muitas empresas estrategicamente investe em um recursos de manutenção com objetivo a reduzir os custos das paradas não programadas das maquinas colocando as

Tendo em vista o momento do Brasil, batem recorde e recorde em produção as empresas estam em níveis de produção total e todos esses produtos já estam vendidos e os compromissos assumidos, uma solução aplicadas por inúmeras empresas e investir em técnicas que possam gerenciar e acompanhar a depreciação dos órgão de maquinas e buscar a todo o momento impedir as paradas não esperadas, as mesmas seriam de ordem catastrófica.

Um desses recursos é o investimento em análise de vibração e em treinamento nos homem de manutenção.

O uso da técnica de Análise de Vibração em juntamente com a inspeção sensitiva permitiu identificar uma falha que poderia levar a quebra de um exaustor de ar em uma Usina de álcool e açúcar, impactando parcialmente o funcionamento das caldeiras que produz energia para a usina.

Figura 1, mostra o sinal no domínio do tempo do mancal, predominando período de 1 vez a rotação.

FIGURA 1

Figura 2 os espectro mostra harmônicas de 1 vez a rotação excitando as freqüências de falhas do rolamento.

Acatando a recomendação do analista de vibração foi solicitado a abertura do mancal lado oposto do exaustor. Ao abrir o mesmo observou uma grande desgaste nas tampas, de acordo com a figura 3.

Figura 3: Foto do mancal

O analista, observou que a excitação dos elementos do rolamento dava em vista a um grande deslocamento do mesmo, mesmo o problema não for relacionado com o rolamento o mesmo sofre toda resultante de energia e pode provocar drasticamente a redução de sua vida sendo conseqüência da causa.

Comentários