artigo - fuga de corrente

artigo - fuga de corrente

Utilizando análise de vibração para diagnosticar defeito no rolamento devido a fuga de corrente.

Alcimar Nunes De Paula 1 Edimar Da Silva Viana2 Ronaldo Ferreira Matos 3

1 Engenheiro Eletricistaalcimar_paula@bol.com.br 3197743370

2 e 3 – especialista em análise de vibração.

A manutenção dentro de suas perspectivas vem utilizando técnicas para monitorar as condições dos elementos de máquinas. Dentre essas perspectiva é efetivamente utilizada, as técnicas de preditiva, em foco a análise de vibração.

SOFTWARE UTILIZADO : EMONITOR IRD APARELHO : DATAPAC 1500

Para muitos a análise de vibração é uma técnica para diagnosticar problemas mecânicos, contudo alguns se surpreende quando nessa análise chega a conclusão de problema elétrico na máquina.

Ao analisar uma rota de medida de sinais de vibração foi observado espectros em alta freqüência “árvore de natal” O analista através de sua experiência diagnosticou como problema de fuga de corrente. O sacramento dessa situação do elemento de máquina de acordo com o campo magnético dentro de um motor ou gerador não é uniforme. Deste modo a medida que o motor gira, uma diferença de potencial é desenvolvida longitudinalmente no eixo. Esta diferença de potencial induzirá as micro correntes a fluir através da película lubrificante dos rolamentos, este fenômeno é conhecido como “ fuga de corrente”. Estas correntes em giro, provocarão pequeno centelhamento, aquecimento e eventual falhas nos rolamentos. Conforme espectro da figura 1. Figura 1

Quando foi efetuado a troca do rolamento, podemos ver as estrias características conforme a figura 2. Figura 2

corrente parasita e não danificar o rolamento,

Para evitar esse fenômeno que possa causar esse defeito no rolamento foi colocado um escova para fluir a conforme figura 3.

Figura 3

A intervenção nos equipamentos, em tempo antes de evitar uma falha catastrófica e comprometer a produção utilizamos técnicas de preditiva nesse caso análise de vibração para não causar uma parada por falha e também auxiliando para a manutenção proativa evitando que falhas como fuga de corrente possam ocorre em outras ocasiões.

Comentários