101 dicas de Beleza e Saúde

101 dicas de Beleza e Saúde

(Parte 1 de 5)

Introdução1
Alimentação2
Saúde do Corpo8
Beleza13
Cabelos16
Maquiagem20
Pele2
Agradecimentos26

Índice

Este ebook foi publicado sob uma licença Creative Commons, o que permite que você copie e distribua o conteúdo, desde que seja sem fins lucrativos e que cite a fonte original incluindo um link para o site Beleza e Saúde (http://belezaesaude.dae.com.br/).

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Introdução

Ser bela e saudável não é função apenas de uma herança genética privilegiada: você pode fazer muito pela sua saúde e beleza através de suas ações. Cultivar hábitos saudáveis e cuidar ativamente de sua beleza é o segredo para termos uma vida melhor.

Aqui você encontra 101 dicas de beleza e saúde, nas mais diversas categorias. As dicas variam desde as mais essenciais (aquelas que já sabemos, mas que não custa sermos lembradas de vez em quando), até as dicas mais “avançadas”. Enfim, independente do quanto você já cuide de sua beleza e de sua saúde, você certamente encontrará aqui formas de melhorar ainda mais.

A proposta não é que você tente implementar todas essas dicas ao mesmo tempo, e sim que você pegue uma ou duas dicas que você acha que mais se aplicam ao seu caso, e que você vá implantando mudanças de forma gradual.

Então, vamos lá!

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1. Coma sempre em pequenas quantidades.

Seu corpo precisa de calorias e nutrientes durante todo o dia para funcionar bem. Se você pular refeições, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

2. Água: sua fonte diária de vida.

A água é extremamente importante para a nossa saúde, pois mantém o organismo em equilíbrio. Ela também ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. Recomenda-se em torno de 2 litros diariamente, ingerida entre as refeições e ao longo do dia.

3. Consuma uma colher de sopa de linhaça diariamente.

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Possui componente antioxidante e anticancerígeno. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

4. Não economize no azeite de oliva.

Além de reduzir o colesterol, o azeite ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O azeite de oliva é também uma fonte rica em vitamina E, que ajuda a proteger contra o câncer. Os melhores a serem consumidos são os extra virgem, com acidez não maior que 0,8%.

5. Inclua brócolis em suas saladas.

O brócolis é rico em cálcio, ácido fólico, selênio, potássio e vitaminas A e C. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama. Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo.

6. Não deixe de comer arroz e feijão.

Esses alimentos são uma combinação perfeita para o organismo: possuem uma excelente fonte proteica, propriedades antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos.

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7. Tome vitamina C diariamente.

A Vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias — principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos. Combate infecções atua na absorção do ferro, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.

8. Use a salsinha como tempero no dia-a-dia.

A salsinha é rica em vitaminas A e C. Ela é ótima para aliviar dores no estômago e eliminar gases do estômago e intestino. A salsa é também anticancerígena, devido à sua alta concentração de antioxidantes.

9. Soja: alimento essencial na saúde da mulher.

A soja é rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio, aliviando os sintomas da menopausa. Possui atividade anticancerígena e acredita-se que combate especialmente o câncer de mama. Também auxiliando na redução do colesterol e triglicerídeos. Ela tem uma concentração de proteínas elevada, por isso pode substituir a carne.

10. 10 gotículas de própolis diariamente previnem várias doenças.

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Age como antioxidante no organismo.

1. Inclua de 2 a 3 porções de frutas diárias.

As frutas são alimentos que oferecem grande quantidade de fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais e açúcares (frutose). Elas são compostas basicamente de água, que é o composto fundamental para manter os tecidos do organismo saudáveis.

12. Troque o refrigerante por suco de fruta ou suco verde.

Os sucos de fruta energizam e limpam o organismo, fornecem minerais, vitaminas e fibras. Por serem ricos em açucares naturais, devem ser consumidos com moderação. O suco verde fornece magnésio e antioxidantes (capazes de impedir a ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento e doenças).

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13. Escolha alimentos antioxidantes.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, diminuindo o seu poder de reação química. Isso é feito através de nutrientes antienvelhecimento, como as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio. Esses nutrientes podem ser ingeridos através de alimentos como frutas e hortaliças.

14. Gosta de um chazinho? O chá verde é uma boa opção!

O chá verde é famoso por possuir alta concentração de antioxidantes. No chá verde também encontramos alta concentração de caroteno e vitaminas C e, substâncias que atuam no rejuvenescimento do organismo. Ele também é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas (B1, B2, C, E, K).

15. Inclua fibras diariamente na sua dieta.

Para quem pretende emagrecer e cuidar da saúde, as fibras são uma ótima opção. Além de não fornecerem muitas calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade. Mas atenção: para um bom funcionamento do intestino, as fibras devem ser sempre consumidas com bastante água.

16. Vitamina B: não deixe de fora do cardápio.

As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal. A vitamina B está presente nas carnes, leite, ovos, legumes, germe de trigo e brócolis.

17. Inclua ração humana na sua dieta.

A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo. Pode ser comprada ou feita em casa e normalmente contém: linhaça, colágeno, fibra de trigo, aveia, leite de soja, açúcar mascavo, castanha, amêndoa, gergelim e gérmen de trigo.

18. Coma 1 castanha, 2 nozes e 4 amêndoas por dia e sinta a diferença!

Essas frutas oleaginosas são fontes de fibras, ricas em vitaminas e minerais como potássio, selênio, magnésio e zinco. As castanhas são compostas de gordura saudável, que são responsáveis por efeitos benéficos como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares.

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19. Chocolate na medida certa é muito benéfico à sua saúde.

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