Manuais de escopo

Manuais de escopo

(Parte 3 de 8)

Descrição das Atividades

Identificação das interferências que ocorrerão nas áreas impermeabilizadas Elaboração das plantas de todas as áreas beneficiadas pelo projeto e cortes esquemáticos

Produtos Gerados Relatório com os vários tipos de impermeabilização que poderão ser utilizados.

Observações

FaseiMP-B 003B

Estudo técnico e econômico para a definição dos tipos de impermeabilização a serem adotadosServiços Essenciais

Dados Necessários

Arquitetura e todos os projetos contemplados no empreendimento que interfiram na impermeabilização: Arquitetura, Estrutura, Elétrica, Hidráulica, Paisagismo, Ar-Condicionado etc.

• Dados gerais do empreendimento (áreas, número de pavimentos, tipo de ocupação e uso, etc.).

Descrição das Atividades

Elaborar estudo técnico e econômico comparativo para a definição dos tipos de impermeabilização a serem adotados

Produtos Gerados

Relatório contendo a descrição geral dos sistemas alternativos em estudo e indicação de dados comparativos incluindo as seguintes informações:

• estimativas de custos iniciais,

• desempenho;

• características dos tipos de impermeabilização.

Observações

DeFiNiÇÃo Do ProDuto

FaseiMP-B 201Assessoria para adoção de novas tecnologias B

Serviços Opcionais

Dados Necessários

Dados, especificações e/ou outros elementos disponíveis, suficientes para analisar a conveniência de adoção da tecnologia e/ou direcionar os estudos necessários.

Descrição das Atividades

Assessorar o empreendedor quanto à conveniência de adoção de tecnologias inovadoras e/ou pouco difundidas no mercado. (Observações 1 e 2)

Produtos Gerados

Relatório com as características propostas para os tipos de impermeabilização aplicáveis ao empreendimento que podem incorporar tecnologias inovadoras, as análises realizadas e as conclusões dos projetistas, inclusive apontando os resultados esperados em função das alternativas tecnológicas a serem adotadas.

Observações

1. O contratante e o projetista deverão estabelecer, de comum acordo e antes do início dos serviços, quais serão as tecnologias a serem aplicadas e quais dessas tecnologias deverão ser consideradas neste Serviço Opcional, detalhando-se a extensão e abrangência desses serviços, bem como a responsabilidade do projetista no desenvolvimento dos mesmos.

2. Serviços de Assessoria à seleção tecnológica deverão ser considerados como opcionais apenas quando envolverem tecnologias inovadoras e/ou incomuns e exigirem o desenvolvimento de tarefas opcionais, como pesquisa de características técnicas, consultas e/ou reuniôes com fornecedores, estudos de custos entre outras alternativas e não puderem ser baseadas apenas na experiência do projetista.

DeFiNiÇÃo Do ProDuto iDeNtiFiCaÇÃo e soLuÇÃo De iNterFaCes (Pré-executivo/Projeto Básico conforme NBR 13.531)

Consolidar claramente todos ambientes, suas articulações e demais elementos do empreendimento, com as definições necessárias para o intercâmbio entre todos envolvidos no processo. A partir da negociação de soluções de interferências entre sistemas, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando uma avaliação preliminar dos custos, métodos construtivos e prazos de execução. Quando esta fase estiver concluída ainda que o projeto não esteja completo e for necessário licitar a obra esta fase opcional, se caracteriza como:

PB - Projeto Básico

Fase C

FaseiMP-C 001C

Consolidação das áreas a serem impermeabilizadas definidas na etapa anterior e seleção dos tipos a serem utilizadosServiços Essenciais

Dados Necessários

Todas as Especialidades

• Confirmação dos conceitos a serem aplicados ao empreendimento e aceitação e/ou comentários sobre a concepção básica dos tipos de impermeabilização apresentados na Fase B.

Descrição das Atividades • Revisão dos trabalhos executados na Fase B, considerando as atualizações de projetos ou de uso.

Produtos Gerados

• Plantas e Planilhas revisadas com os resultados decorrentes das definições dos tipos de impermeabilização a serem utilizados no empreendimento.

Observações iDeNtiFiCaÇÃo e soLuÇÃo De iNterFaCes

FaseiMP-C 002C

Análise do projeto de impermeabilização face aos projetos arquitetônico e estruturalServiços Essenciais

Dados Necessários

Dados listados na etapa C 001. Arquitetura • Plantas de todos os pavimentos;

• Cortes passando por todos os pavimentos, principalmente nas áreas a serem impermeabilizadas. Estrutura • Pré-formas da estrutura de todos os pavimentos. Construtor Tecnologias de construção a serem aplicadas.

Descrição das Atividades

• Análise detalhada de cada área que será impermeabilizada considerando as diferenças de níveis entre os vários ambientes, os tipos de materiais utilizados no acabamento e as espessuras destes acabamentos e seus revestimentos.

• Indicação da necessidade específica de impermeabilização em áreas que contenham detalhes arquitetônicos e estruturais pouco usuais cujo tratamento impermeabilizante demande cuidados adicionais de execução.

(Parte 3 de 8)

Comentários