Revista Enfermagem -85 corem-sp

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Revista Enfermagem • Março/2010 | 1

Publicação Ofi cial do Conselho Regional de Enfermagem de São PauloPublicação Ofi cial do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo

Ônibus COREN-SP itinerante visita municípios no interior

COREN Faz

Mesa-redonda debate o trabalho da enfermagem na assistência domiciliar

Atualidades ano 1 • nº 85 • Mar/2010

Campanhas do COREN-SP e 1º Fórum de Enfermagem conscientizam categoria sobre seu papel na assistência segura

1º Fórum de Enfermagem

Revista Enfermagem • Março/2010 | 5

Seu currículo precisa se destacar: faça Pós-graduação na UNINOVE e acelere a sua carreira.

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Confi ra regulamento, disponibilidade de cursos, preços, horários e descontos para formados UNINOVE e colaboradores de empresas parceiras no Portal UNINOVE. *Condição válida para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização e MBA) destacados no primeiro quadro. **A duração dos cursos não contempla período de férias, reprovação em disciplinas e outros motivos que não sejam de responsabilidade da instituição. No caso dos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho, Enfermagem em Obstetrícia e Endodontia, a duração é de 18 meses, e no caso dos cursos de Implantodontia e de Especialização em Consumo e Produção Sustentável, a duração é de 24 meses.*** R$ 97,0 (noventa e sete reais) é referente às mensalidades dos cursos totalmente a distância com duração de 24 meses. Confi ra os cursos e valores no Portal UNINOVE. No ato da matrícula, verifi que disponibilidade de cursos, condições, horários, duração e modalidade.

• Mestrado e Doutorado em Administração • Mestrado e Doutorado em Educação

• Mestrado em Ciências da Reabilitação • Mestrado em Engenharia de Produção

• Mestrado Profi ssional em Administração - Gestão de Projetos

• Especialização em Projetos em Ambiente de Marketing • Especialização em Projetos Empreendedores

• Especialização em Qualidade em Sistemas de

Produção e Serviços • Especialização em Registros Públicos

• Especialização em Serviços de Alimentação

• Especialização em Serviços e Planejamentos Turísticos • Especialização em Sistemas em Saúde

• Especialização em Técnicas da Estrutura Gramatical e Textual da Língua Portuguesa • Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem em nível Técnico e Superior • Gestão Empresarial

PÓS-GRADUAÇÃO EM 6 OU 12 MESES* Educação Presencial-Interativa (Aulas presenciais e EAD)**

• Administração da Produção - Inteligência Industrial • Alfabetização Escrita e Numérica

• Comunicação Empresarial e Institucional

• Comunicação em Redes Sociais

• Especialização em Consumo e Produção Sustentável

• Especialização em Técnicas para o Ensino na Educação Especial • MBA em Auditoria

• MBA em Comércio Exterior

• MBA em Controladoria

• MBA em Empreendedorismo - Planejamento e Gestão de Serviços • MBA em Estratégia Empresarial

• MBA em Finanças e Banking

• MBA em Gestão Ambiental

• MBA em Gestão de Negócios

• MBA em Logística Empresarial e Supply Chain

• MBA em Marketing

• MBA em Mercado de Capitais

• MBA em Qualidade e Produtividade

• MBA em Recursos Humanos

• MBA em Serviços de Saúde - Área Hospitalar

• MBA em Trade Marketing

• Psicopedagogia Clínica e Educacional

• Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família

PÓS-GRADUAÇÃO 12 MESES (Aulas presenciais)**

EXATAS • Acessibilidade

• Engenharia Ambiental

• Engenharia da Qualidade Integrada

• Engenharia de Avaliações e Perícias

• Engenharia de Segurança do Trabalho

• Estatística Aplicada

• Mecatrônica EDUCAÇÃO • Educação Especial – Área da Defi ciência Auditiva

• Educação Especial – Área da Defi ciência Mental

• Educação Física Escolar

• Educação Matemática

• Formação de Docentes para o Ensino Superior

• História: Educação, Relações Sociais e Cultura

• Língua Brasileira de Sinais - Libras

• Práticas e Vertentes do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura • Psicomotricidade

• Psicopedagogia

• Tradução Inglês - Português GESTÃO E NEGÓCIOS • Gestão Pública CIÊNCIAS SOCIAIS • Políticas Públicas CIÊNCIAS JURÍDICAS • Direito Ambiental com Ênfase em Direito Urbanístico • Direito Constitucional com Ênfase em Direitos Humanos

SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL • Administração Hospitalar

• Análises Clínicas

• Biotecnologia

• Distúrbios do Sono

• Endodontia

• Enfermagem Cardiológica

• Enfermagem do Trabalho

• Enfermagem em Centro Cirúrgico

• Enfermagem em Obstetrícia

• Enfermagem em Oncologia

• Enfermagem em Urgência e Emergência

• Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal

• Fisioterapia Cardiovascular

• Fisioterapia em Dermato-Funcional

• Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional

• Gerenciamento Esportivo

• Geriatria e Gerontologia

• Imagenologia

• Implantodontia

• Nutrição Clínica

• Pilates para Fisioterapeutas

• Vigilância Sanitária de Alimentos TECNOLOGIA • Engenharia de Software

• Gerenciamento de Banco de Dados

• Master in Project Management

• MBA em Tecnologia da Informação e Internet

• MBIS em Segurança da Informação

• Redes de Computadores

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• Mestrado e Doutorado em Administração • Mestrado e Doutorado em Educação

PÓS-GRADUAÇÃO EM 6 OU 12 MESES* Educação Presencial-Interativa (Aulas presenciais e EAD) PÓS-GRADUAÇÃO EM 6 OU 12 MESES* Educação Presencial-Interativa (Aulas presenciais e EAD) PÓS-GRADUAÇÃO EM 6 OU 12 MESES*

• Administração da Produção - Inteligência Industrial • Alfabetização Escrita e Numérica

• Comunicação Empresarial e Institucional

• Comunicação em Redes Sociais

• Especialização em Consumo e Produção Sustentável

• Especialização em Técnicas para o Ensino na Educação Especial • MBA em Auditoria

• MBA em Comércio Exterior

• MBA em Controladoria

• MBA em Empreendedorismo - Planejamento e Gestão de Serviços • MBA em Estratégia Empresarial

• MBA em Finanças e Banking

• MBA em Gestão Ambiental

• MBA em Gestão de Negócios

• MBA em Logística Empresarial e Supply Chain

• MBA em Marketing

• MBA em Mercado de Capitais

• MBA em Qualidade e Produtividade

• MBA em Recursos Humanos

• MBA em Serviços de Saúde - Área Hospitalar

• MBA em Trade Marketing

• Psicopedagogia Clínica e Educacional

• Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família

• Especialização em Comunicação Global • Especialização em Estúdios de Engenharia e Arquitetura

• Especialização em Inovação Tecnológica

• Especialização em Planejamento Fiscal e Tributário

• Especialização em Projetos Aduaneiros

• Especialização em Projetos de Investimento

Revista Enfermagem • Março/2010 | 3

Índice

das técnicas de enfermagem12

COREN FAZ Laboratórios do CAPE oferecem tecnologia de ponta para aprimoramento

do Ato Médico43
EDITORIAL4

ATUALIDADES COREN-SP participa de manifestações contra o Projeto de Lei

Ofi cinas do COREN-SP5
Paulínia, Capão Bonito e Sto. André recebem PPA6
Café com o Presidente9
COREN-SP Itinerante10
Laboratórios de simulação do CAPE12
Semana de Enfermagem 20102
Fórum do COREN-SP14
Programação do fórum18
PARECER24
LEGISLAÇÃO COMENTADA25
Celso Martins28
TRANSPARÊNCIA30
PGQ31
Ecoefi ciência34
Segurança na medicação36
ENFERMAGEM QUE FAZ38
EDUCADORES40
Eventos internacionais42
Mobilizações do COREN-SP43
Mesa-redonda - Home care45
Curso para auxiliares e técnicos47
Boas práticas na prevenção da úlcera48
I Simpósio Internacional de Enfermagem50
Palavra de Luiz Antonio de Medeiros51
NOTAS52
EVENTOS54

Pós-Graduação Lato Sensu Enfermagem

São Paulo

Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade

Enfermagem em Cardiologia

Enfermagem Obstétrica

Enfermagem Dermatológica

Enfermagem do Trabalho

Enfermagem em Nefrologia

Saúde Pública e PSF para Enfermeiros MBA em Gestão Estratégica da Saúde

Enfermagem Dermatológica

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Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade

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Informações enfermagem.pdf 26/2/2010 15:42:27

4 | Revista Enfermagem • Março/2010

A respeito do tema “erro humano na saúde” e “segurança do paciente”, a OMS, Organização Mundial de Saúde, entende que os profissionais de saúde são, em grande parte dos casos de erros, vítimas. Vítimas de um sistema que não detecta, não previne e não alerta para possibilidades de erro. Vítimas, porque, quando ocorre o problema, são afetados em sua integridade psicológica, em sua imagem profissional e pessoal, pois sofrem com as consequências do fato.

É necessário que todos os profissionais que assumem a gestão assistencial, em todos os níveis, entendam os aspectos que envolvem a promoção da segurança do paciente e o sistema que permite a ocorrência do erro, e que acompanhem sua equipe, ajudando a compreender a situação e como superá-la. Entretanto, faltam ainda respostas tanto para os pacientes, vitimados pelo erro, quanto para os profissionais, vitimados pelas falhas no sistema que o conduziu ao erro.

Não se trata, efetivamente, de uma mudança apenas no sistema de assistência à saúde como um todo, mas de mudança de cultura, em todos os níveis deste sistema, envolvendo fundamentalmente os profissionais que o integram, desde a formação profissional.

Não há dúvidas de que a falta de qualidade na formação profissional torna inseguro o serviço de saúde, resultando na ocorrência do dano material ou humano, situação que vem motivando um aumento dos processos éticos e judiciais contra profissionais e serviços de saúde; tendo como consequência os prestadores de serviço sentindo-se atacados e adotando práticas assistenciais defensivas, mas não resolutivas, com os fatores causais efetivados e a continuidade dos riscos assistenciais. Um exemplo disso é o número excessivo de casos de mortalidade materna e neonatal, de infecção hospitalar, de uso irracional de medicamentos e de falhas cirúrgicas e assistenciais.

Os cidadãos que buscam um serviço de saúde se queixam, por exemplo, de maus-tratos, falta de comunicação, falta de humanização e inadequação de instalações de saúde. Por outro lado, os profissionais e trabalhadores de saúde sofrem de desmotivação, sobrecarga de trabalho e, nos casos mais extremos, da síndrome de burn out (esgotamento físico, mental e psicológico), o que contribui ainda mais para a deterioração da qualidade do serviço prestado.

Todos estes fatores, associados entre si e incorporados a outros porventura existentes, resultam sempre na ocorrência do erro.

Assim, não há como se deixar de considerar o risco e o erro como sendo resultantes de um sistema que precisa ser urgentemente repensado, debatido, explorado em todos os aspectos envolvidos, bastando a identificação de somente um destes fatores e uma adequada intervenção neste para que não se tenha o risco e a ocorrência do erro.

Por tudo isso é que se torna fundamental a mudança de cultura. Não temos que pensar na punição profissional como meio para se evitar a ocorrência do risco e do erro profissional.

As causas da falta de qualidade, seja na formação profissional, seja na atividade profissional, são múltiplas e envolvem falhas tanto no nível sistêmico, como no da prestação individual de serviços de saúde.

No nível sistêmico, contribuem para a má qualidade e riscos assistenciais a deficiência dos contextos reguladores da qualidade, tais como as normas e padrões técnicos, os sistemas de credenciamento, certificação e habilitação, e o conhecimento limitado de direitos e deveres dos pacientes; a falta ou insuficiência de recursos materiais, humanos e financeiros; a falta de sistemas de informação para a gestão adequada dos recursos; a formação universitária e a ausência de abordagem, nos cursos de pós-graduação na área de saúde, de efetivas normas técnicas, éticas e humanas.

No nível da prestação de serviços de saúde, são causas de má qualidade e riscos assistenciais a desmotivação dos trabalhadores em saúde; a deficiência em matéria de competências e aptidões técnicas; a ausência de trabalho em equipe e de adequadas relações de trabalho; a adoção de um modelo que não envolve o usuário na tomada de decisões; condições de trabalho inadequadas; e a inexistência de carreira profissional e programas de atualização profissional nas instituições públicas ou privadas.

O I FÓRUM PAULISTA DE ENFERMAGEM, que se realizará no período de 25 a 28 de maio próximo, no Expo Center Norte, irá aprofundar esta reflexão e ampliar a discussão sobre estes aspectos, constituindo-se em oportunidade ímpar para que profissionais de Enfermagem, demais profissionais de Saúde e dirigentes institucionais possam, nos debates que ocorrerão, refletirem sobre estes aspectos, agregando conhecimentos e valores para a transformação da prática e, consequentemente, da cultura sobre estas questões.

Serão realizadas inúmeras conferências sobre o tema, dadas pelos maiores nomes envolvidos neste problema, nacionais e internacionais, além de 3 (três) espetaculares conferencias motivacionais e empresariais, com Mário Sérgio Cortella, Daniel Godri e Waldemar Niclevicz.

São chegados o momento e o tempo de repensarmos uma questão que envolve aspectos não somente profissionais, mas éticos, legais, sociais e humanitários.

O COREN-SP, através da gestão 2008-2011 espera, com isso, que vejamos uma Enfermagem verdadeiramente envolvida numa autêntica cruzada contra os fatores causais do risco e do erro profissional.

Editorial

Revista Enfermagem, Nº 85 Expediente

Tania de Oliveira Ortega

Presidente Cláudio Alves Porto Vice-Presidente Cleide Mazuela Canavezi Primeiro-secretário Edmilson Viveiros Segunda-secretária Josiane Cristina Ferrari Primeiro-tesoureiro Marcos Luís Covre Segunda-tesoureira

Presidente da Comissão de Tomada de Contas-CTC Mariangela Gonsalez

Membros da CTC Marlene Uehara Moritsugu Marcia Rodrigues

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