(Parte 1 de 6)

Um painel sobre o profissional e a profissão

Biomedicina, 40 anos de luta, em defesa da saúde do povo brasileiro

Desde 1966, com a implantação do primeiro curso de graduação, a Biomedicina está voltada à qualidade de vida e à saúde do povo brasileiro. São mais de 40 anos de cuidados e vigilância em defesa do bem-estar da população.

Seus profissionais têm estado atentos às evoluções da ciência e delas participado intensamente, por meio de suas atividades nas mais variadas habilitações regulamentadas pelos Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina, existentes há 30 anos.

O Biomédico, um profissional a serviço da saúde e da ciência, com um respeitado histórico de luta em prol do bem-estar do povo, contribui, com seu ramo de atividade amplamente diversificado, para com a evolução do ser humano, ao mesmo tempo em que persegue a conquista e adoção de políticas públicas de saúde que tenham como objetivo alcançar a sociedade brasileira em todos os seus segmentos.

Biomédico, um profissional de destaque na

Saúde

Saiba quem é o Biomédico — profissional que participa ativamente da nossa vida —, onde ele atua, o que faz e, principalmente, qual a sua importância para a área da saúde e para a sociedade brasileira.

O Biomédico ajuda você a viver melhor, a viver com saúde!

Biomédico, um profissional a serviço da saúde e da ciência

Um profissional da área da saúde, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, o Biomédico tem condições de atuar em todos os níveis do setor, utilizando como base rigor científico e intelectual.

O Biomédico está preparado para o exercício de inúmeras atividades atinentes à área: já há mais de três dezenas de habilitações devidamente estabelecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, garantindo essa atuação.

A conduta do profissional Biomédico deve ser pautada por princípios éticos e pela compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio, orientando sua intervenção para a transformação da realidade em benefício da coletividade.

O Biomédico é capaz de se integrar com os demais profissionais da área, com competência para a promoção de saúde e prevenção de doenças, para execução técnica dos ensaios, interpretação, análise crítica dos resultados e gestão dos serviços laboratoriais, sempre orientado pela conduta ética e pelos interesses da sociedade brasileira.

Um passo impor tante6
Conheça a Biomedicina8
Quem é o Biomédico10
Biomedicina, a arte de valorizar a vida12
Origem da profissão16
Mais detalhes da luta20
Trajetória da profissão2
Perfil do profissional26
Onde os Biomédicos atuam32
Opções de trabalho36
Mercado diversificado40
Garantia legal42
Dos desafios à estr utura ideal4
Entidades e funções48
Participação, união e defesa52
Ato profissional Biomédico54
Um profissional da saúde62
Excelência em diagnóstico laboratorial64
As 10 principais dúvidas sobre a atuação do Biomédico6
Fontes de infor mação70

2009 ÍNDICE

Este trabalho procura apresentar um painel da Biomedicina — da profissão e de seus profissionais. Queremos oferecer à sociedade em geral — e ao profissional Biomédico em particular — informações que possam ser úteis sobre a carreira. Este relato nada mais é do que a própria realidade vivida por todos os Biomédicos do país. Representa as dificuldades que os Biomédicos viveram e ainda vivem.

No Brasil de hoje, estamos diante de uma dura realidade: a inversão de valores, que espanta e preocupa todo o cidadão que deseja uma nação melhor para seus filhos e seus netos. Porém, se existem dificuldades, com certeza sempre existirão soluções para quem é perseverante, esforçado e competente.

passo importante

Foi com perseverança, com muita luta, que conseguimos, em 1979, a regulamentação da Biomedicina no Brasil. Fomos os primeiros – e temos muito orgulho disso – a promover um movimento na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em pleno cenário da ditadura militar, objetivando sensibilizar o governo federal.

Lutamos pela regulamentação da Biomedicina sem nos abatermos diante das dificuldades.

E, nestas décadas que se passaram, sempre trabalhamos seriamente para que os Conselhos Regionais de Biomedicina e o Conselho Federal de Biomedicina, numa visão mais ampla, conquistassem a confiança e o respeito de instituições antigas da área da saúde que gozam de prestígio. Isso é, indubitavelmente, fruto de um trabalho sério.

Hoje, a Biomedicina atinge a marca de 30 anos de regulamentação com muitas realizações, avanços, conquistas, expansão, participando intensamente da história da saúde do país e contribuindo verdadeiramente para a saúde da população brasileira.

Esperamos que esta publicação possa ser de grande utilidade para o profissional Biomédico em particular e a sociedade em geral, representando assim um passo importante e mais uma contribuição dos Conselhos Regionais de Biomedicina e do Conselho Federal da categoria.

O objetivo desta publicação é oferecer à sociedade em geral, ao Biomédico, ao acadêmico e aos demais profissionais da área da saúde um instrumento de apoio, informação e orientação a respeito da Biomedicina.

Com este painel os profissionais do setor, os estudantes, as autoridades governamentais, os secretários estaduais e municipais, os parlamentares, os diretores de empresa, os educadores, e a população de uma maneira geral terão uma visão ampla do que é a categoria.

Parte da população desconhece detalhes da Biomedicina. A sociedade em geral não sabe o que é ser Biomédico. Alguns nem têm ideia do que faz esse profissional. Isso é consequência de uma carreira ainda jovem no cenário da saúde brasileira.

Cabe aos que comandam a Biomedicina mostrar quem é esse profissional, onde ele atua, o que ele faz, como ele ajuda a população proteger a sua saúde e qual sua efetiva importância para a sociedade e para o país.

Por estas razões, os Conselhos Regionais de Biomedicina e o Conselho Federal têm a satisfação de apresentar este trabalho, que procura oferecer uma visão panorâmica da profissão e de todos os que dela fazem parte.

A expectativa é de que o painel seja uma ferramenta importante para um melhor conhecimento da carreira, que completou 40 anos em 2006 – foi em 1966 que surgiu o seu primeiro curso de graduação.

Conheça a Biomedicina

Quem é o

Biomédico

Conheça melhor a Biomedicina e saiba quem é o Biomédico.

O Biomédico ajuda você a viver melhor, a viver com saúde!

A cada dia, a Biomedicina vence uma barreira, desbrava fronteiras do corpo humano e da ciência.

A Biomedicina está inserida no dia a dia e na história das universidades, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas, empresas, institutos de pesquisa e indústrias.

Biomedicina,

A área de atuação do Biomédico é ampla. A profissão oferece uma grande série de opções e oportunidades.

Uma atividade de destaque é no ensino, onde o profissional forma e prepara acadêmicos para o exercício da carreira.

Outro setor de grande atuação do Biomédico é na pesquisa, cujo objetivo é desenvolver e implantar novas tecnologias nas universidades e laboratórios. Pesquisadores brasileiros da área de Biomedicina têm se destacado em estudos de repercussão mundial, como o Projeto Genoma Humano. Também é papel do pesquisador Biomédico testar a eficácia de substâncias já existentes no mercado.

O profissional da Biomedicina ainda pode atuar nos campos da análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, parasitologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biofísica, banco de sangue,

A Biomedicina, a arte de ensinar, diagnosticar e valorizar a vida, é uma das mais novas profissões da área da saúde. Ela busca o entendimento de cada transformação do corpo humano, bem como suas consequências.

É o estudo que leva ao diagnóstico e possibilita o tratamento das mais diversas patologias, doenças que desafiam pacientes e profissionais da saúde.

É a aplicação do saber em prol da humanidade.

É a ciência que conduz estudos e pesquisas voltadas para a melhoria do meio ambiente, possibilitando o absoluto controle de fatores que interferem no ecossistema, descobrindo as causas, prevenção e diagnóstico.

virologia, fisiologia (geral e humana), saúde pública, radiologia, imagenologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, histologia, patologia, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana assistida, farmacologia, psicobiologia, biologia molecular, informática de saúde, anatomia patológica, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea.

Também há espaço para o Biomédico trabalhar nas indústrias (na produção de soros, vacinas, reagentes etc) e no comércio (assumindo a responsabilidade técnica de empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa, de ensino e de análises clínicas).

Mas é a área das análises clínicas a mais procurada da Biomedicina. No Brasil, 80% dos profissionais Biomédicos trabalham no setor.

Existem em todo o país cerca de 2 mil laboratórios de análises clínicas, cuja responsabilidade técnica é exercida por

Biomédicos. Há no Brasil, hoje, mais de 20 mil profissionais Biomédicos em atividade.

(Parte 1 de 6)

Comentários