UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Pólo: São Sebastião/SP

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

PROF.: Ms. Maria Célia Souza Vieira

ALUNO: Carlos Eduardo Amorim da Silva

MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS NA COMUNICAÇÃO EDUCATIVA, MEDIADA OU NÃO, POR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

O apoio a educação hoje ganhou uma forte aliada no que se refere a meios e formas de se educar. Em um passado não muito distante as formas de transferir conhecimento nas escolas e cursos era a antiga didática do mestre que sabe tudo e transfere as lições aos alunos que são somente receptores.

É preciso que os professores esteja acompanhando essa nova era de inovações, que repensem suas práticas pedagógicas, precisam perder o medo de errar, de não saber, deixar de querer ser o dono do saber e superior ao seu aluno, seu papel é de colaborador, de criar oportunidades para seus alunos, pois havendo uma troca recíproca facilitará a aprendizagem. A escola precisa deixar de ser a transmissora de informações, propiciando um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento.

Com a globalização das culturas e a grande evolução tecnológica nos últimos anos, podemos ver que em toda parte existe um computador e/ou uma máquina que nós auxiliemos em nosso dia a dia. Na educação não foi diferente, lembro-me de quando garoto os professores passavam trabalhos e a gente se dirigia até as bibliotecas e pegávamos livros para copiarmos aquele monte de textos, que transcrevíamos em folhas de almaço nas quais depois colávamos figuras para ilustrarmos o conteúdo. Atualmente o que podemos ver é que qualquer que seja a pesquisa ela é muito rápida com apenas um clik do “Google”, com esse imenso mar de informações que é a internet, os alunos de hoje tem acesso muito rápido aos conteúdos a serem estudados.

Nas escolas também podemos ver como a tecnologia auxilia na transferência de informação, tenho um bom exemplo em minha família. Tenho uma irmão que é professora e sempre acompanhei o trabalho dela de perto, me lembro que há alguns anos ela passava as tarde de domingo preparando atividades para os alunos, desenhando e rodando os pilotos naquelas máquinas de stencil. Hoje o trabalho que ela tem é unicamente do desenvolvimento pedagógico, pois o resto é só imprimir.

O educador deve estar apto a mudar e estar consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimentos.

O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Também coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos, transformando informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria, o conhecimento com ética.

Acredito que toda tecnologia presente hoje no sistema educacional vem somente somar com toda carga pedagógica existentes onde se usada de forma correta, esta tecnologia beneficiará todos desde os alunos que receberão informações com mais agilidade, até os professores que poderão se dedicar unia e exclusivamente com o conteúdo a ser passado. Logicamente que está é uma teoria que pode variar de acordo com o comprometimento de ambas as partes.

Referencia:

Tecnologias Educacionais Inovadoras Aplicadas à Educação publicado 23/02/2008 por SANDRA VAZ DE LIMA em http://www.webartigos.com

Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/4399/1/Tecnologias-Educacionais-Inovadoras-Aplicadas-a-Educacao/pagina1.html#ixzz1BFJTY8vO

Comentários