Apostila anatel - Parte VII

Apostila anatel - Parte VII

(Parte 1 de 4)

UnB / CESPE – ANATEL – Concurso Público – Aplicação: 12/9/2004É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. Cargo 9: Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações– 1 –

•De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folhaderespostas, que é o único documento válido para a correção das suas provas. •Nos itens que avaliam Noções de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.

Durante muitos anos discutiu-se apaixonadamente1 se as empresas multinacionais (EMNs) iam dominar o mundo, ou se serviam aos interesses imperialistas de seus países-sede, mas esses debates foram murchando, seja4 porque não fazia sentido econômico hostilizar as EMNs, seja porque elas pareciam, ao menos nas grandes questões, alheias e inofensivas ao mundo da política. Raramente uma7

EMN era encontrada se envolvendo indevidamente em política, ou seja, o crescimento da civilização das EMNs parece ter lugar em um outro plano.10

Na verdade, o crescimento das EMNs — espontâneo, cumulativo, não planejado, freqüentemente afetado por fusões, aquisições — encontra certa semelhança13 com o crescimento da Internet, o agregado de inúmeras redes que foram se conectando e formando um todo imensamente maior que a soma das partes.16

O crescimento das EMNs, como o da Internet, serviu-se da internacionalização de padrões, o principal dos quais é o mercado como instrumento de coordenação de19 atividades e alocação de recursos.

Gustavo Franco. Globalização e poder.In:Veja, 9/6/2004 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os seguintes itens.

A ordem em que “apaixonadamente” (R.1) e “foram murchando” (R.4) estão metaforicamente empregadas no texto mostra como o processo de discussões a respeito das EMNs foi-se intensificando.

A substituição das formas verbais “iam” (R.2) e “serviam” (R.3) por iriam e serviriam preserva a coerência e a correção textual.

Nas linhas de 4 a 7, a correção gramatical do texto e o sentido das duas orações conectadas por “seja (...) seja” ficam mantidos se esses conectores forem substituídos porou(...) ou.

A inserção da expressão que não o político, logo depois de “outro plano” (R.10), manteria a correção textual e respeitaria a argumentação.

A argumentação do texto mostra que as EMNs e a Internet tornaram-se “um todo imensamente maior que a soma das partes” (R.15-16) porque tiveram um crescimento espontâneo e não planejado.

Depreende-se da argumentação do texto que “o mercado como instrumento de coordenação de atividades e alocação de recursos” (R.19-20) constitui um instrumento de padrão internacionalizado.

Fazem de tudo. Até ligação.

Pelo Telefone, de Donga, foi o primeiro samba1 gravado no Brasil, 8 anos atrás. Hoje, é o telefone, de tipo móvel, que toca samba — e qualquer outro gênero musical —, captado por ondas de rádio ou reproduzido em4 formato MP3. Mas não fica nisso. Os celulares de nova geração exibem vídeos baixados da Internet, enviam e recebem mensagens de texto e e-mails, organizam a agenda7 pessoal, fotografam e filmam digitalmente, entre outras proezas. Muitos operam fora do país sem prejuízo de qualidade das ligações. O que, por enquanto, é privilégio de10 não mais que 1% dos usuários de celular no Brasil será padrão daqui a dois ou três anos.

Em pouco tempo, o celular poderá substituir o13 cartão de crédito em compras eletrônicas, servir para confirmar a reserva de passagens aéreas no balcão das companhias aéreas e controlar o movimento da conta16 corrente no banco. Em resumo, ajudará o usuário a economizar tempo — como nenhuma outra máquina fez antes — e a usar o excedente criado para seu prazer pessoal.19

ÉPOCA Tecnologia, 31/5/2004 (com adaptações).

Com base nas idéias e estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Depreende-se da argumentação do texto que exibir vídeos baixados da Internet ou organizar a agenda pessoal são algumas façanhas, entre várias, dos celulares de nova geração.

A retirada das vírgulas que isolam a expressão “de tipo móvel” (R.2-3) desrespeitaria a coerência das idéias do texto e as regras de pontuação da língua portuguesa.

O emprego da flexão de masculino singular nos termos “captado” (R.4) e “reproduzido” (R.4) deve-se ao respeito às regras de concordância com “telefone” (R.2).

UnB / CESPE – ANATEL – Concurso Público – Aplicação: 12/9/2004É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. Cargo 9: Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações– 2 –

A relação de sentidos que o período sintático iniciado por “Os celulares” (R.5) mantém com a oração anterior permite que o ponto final que o antecede seja substituído pela conjunção enquanto, sem prejuízo da correção gramatical.

Seriam preservadas a coerência textual e a correção gramatical se a expressão nominal “sem prejuízo de qualidade” (R.9-10) fosse substituída por uma das seguintes orações: sem prejudicar a qualidade ou sem que seja prejudicada a qualidade.

Na linha 14, se fosse empregado artigo imediatamente antes de “compras eletrônicas”, as regras do padrão culto da língua exigiriam a substituição da preposição “em” por nas.

Pela organização das idéias no segundo parágrafo do texto, depreende-se que o sujeito das orações que têm seu predicado iniciado por verbos no futuro é o mesmo.

(...) A seguir, os presentes declararam, unanimemente,1 seu apoio as novas medidas de contensão de despesas em cada seção e departamento da empresa, onde vão transcritos os votos em separado. Nada mais havendo4 a tratar, foi encerrada a assembléia, a qual redigi e lavrei o presente documento, que vai assinado por mim, na qualidade de secretário ad hoc, pelo presidente7 e pelos demais membros do conselho.

Julgue os itens a seguir, a respeito do trecho acima, adaptado de um documento oficial, quanto à correção gramatical e à adequação ao gênero textual de redação oficial.

Considerando a formatação de documentos oficiais, o trecho transcrito corresponde ao final de uma ata, por isso seria correto substituir “o presente documento, que vai assinado” (R.6) por a presente ata, que vai assinada.

O trecho respeita as exigências da redação de documentos oficiais: impessoalidade, clareza, respeito às regras gramaticais e formalidade.

Considerando a figura do Internet Explorer 6 ilustrada acima, que mostra uma página web do sítio da ANATEL http://www.anatel.gov.br, julgue os itens seguintes, sabendo que o referido aplicativo está sendo executado em um computador cujo sistema operacional é o Windows XP.

Caso se selecione um trecho de texto contido na página web mostrada, pressione e mantenha pressionada a tecla , tecle e libere a tecla , o trecho de texto selecionado será copiado para a área de transferência do Windows XP. Se houver uma janela do Word 2002 aberta, contendo um documento em edição, o texto selecionado e copiado poderá ser colado para esse documento, sendo suficiente, para isso, posicionar o ponto de inserção no local desejado da janela, pressionar e manter pressionada a tecla , teclar e,

Uma das ferramentas utilizadas na elaboração de páginas web é a linguagem HTML (hypertext markup language), que garante proteção à propriedade da informação contida no código de uma página. Essa característica garante que, apesar de se poder acessar o conteúdo de informação presente em uma página, não se tenha acesso ao código que permitiu inserir tal conteúdo na página. Essa é uma das proteções disponíveis na Internet contra a pirataria da informação.

Por meio do botão , a página web ilustrada poderá ser impressa caso haja uma impressora disponível e devidamente configurada, conectada ao computador ou a uma rede local da qual este faça parte.

UnB / CESPE – ANATEL – Concurso Público – Aplicação: 12/9/2004É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. Cargo 9: Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações– 3 –

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2002, julgue os itens subseqüentes.

Sabendo que os trechos sublinhados no documento mostrado estão associados a erros de grafia e gramática verificados automaticamente pelo Word, caso não se deseje que ocorra essa verificação, é suficiente configurar essesoftware por meio de opção encontrada no menu .

Considerando que o computador no qual o Word está sendo executado está conectado em uma rede local, então, caso se clique o botão , será possível acessar e-mails armazenados no disco rígido de qualquer computador que esteja conectado nessa rede.

Caso se deseje salvar o documento em edição como um modelo para ser utilizado em futuros documentos, é possível fazê-lo por meio da janela Salvar como, acessada no menu , escolhendo-se nessa janela o tipo de arquivo .dot, que permite definir um modelo de documento.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com uma planilha em edição, contendo o número de assinantes de determinado serviço de telecomunicação em três cidades do Brasil. Com relação a essa janela e ao Excel 2002, julgue o item abaixo.

Para se calcular o número médio de assinantes por cidade e pôr o resultado na célula E2, é suficiente clicar essa célula, digitar

B2+C2+D2/3 e, em seguida, teclar .

A figura acima mostra parte da área de trabalho do Windows XP que está sendo executado em um computador. Nessa situação, ao se aplicar um clique duplo em , será executado o aplicativo antivírus do Windows XP.

UnB / CESPE – ANATEL – Concurso Público – Aplicação: 12/9/2004É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. Cargo 9: Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações– 4 –

Acerca de software e hardware, julgue os itens que se seguem.

O escâner e o software a ele associado permitem digitalizar informações impressas em papel e armazenar os dados obtidos nesse processo em arquivos, que podem, por exemplo, ser utilizados na construção de páginas web.

Para que uma conexão à Internet do tipo ADSL possa ser estabelecida, é necessário que o computador tenha nele instalado um modem com porta USB.

Com referência à Lei n.º 8.112/1990 e suas alterações, julgue os itens a seguir.

A reintegração de servidor consiste em seu retorno ao cargo anteriormente ocupado, decorrente de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo.

(Parte 1 de 4)

Comentários