Apostila DESVENDANDO AS CELULAS-TRONCO-w

Apostila DESVENDANDO AS CELULAS-TRONCO-w

(Parte 1 de 9)

16 a 20 de julho de 2007

Centro de Estudos do Genoma Humano Depto. de Genética e Biologia Evolutiva

Instituto de Biociências Universidade de São Paulo

Docentes responsáveis:

Profa. Dra. Eliana Maria Beluzzo Dessen Profa. Dra. Regina Célia Mingroni-Netto

Cronograma03
Apresentação do curso04
Portifólio como recurso de avaliação06

INDICE Textos de apoio

Sinalização celular18
O básico sobre células-tronco24
Clonagem31
Reprogamação celular36
etapas e questões geradas42
A polêmica das células-tronco.embrionárias43
Desvendando as raízes do câncer48
Células-tronco: mocinha e bandida57
Célula-tronco por encomenda58
Reprodução assistida59
Medula óssea e as células-tronco hematopoiéticas61
Colcha de retalho de leis67
Quando começa a vida?7

As células eucarióticas e sua capacidade de diferenciação 08 Diferenciação celular e o controle do gene eucariótico 10 Células-tronco: progressos científicos e o futuro das pesquisas 39 Terapia celular – o uso de células-tronco no tratamento de doenças – Transplante de medula óssea – uma terapia celular bem conhecida 63 O artigo 5o . Da lei No. 1.105, de 2005, não é inconstitucional 72

Que vida, biológica ou moral?79
Glossário81
Atividade de acolhimento e contrato pedagógico85
Levantamento de conceitos87
Atividade 1 – Diferenciação da hemácia90

Atividades: Estudo dirigido 1 – Identificação de conceitos relativos a células-tronco 8

Diferenciação no protozoário Naegleria grubei94
Diferenciação celular em tecido ósseo96
trofoblasto9
As primeiras mudanças morfológicas no embrião101
Atividade 5 – Desenvolvimento muscular104
Atividade 6 – Jogo das células-tronco108
Atividade 8 – Regras para o debate123
Atividade 9 – Palavras cruzadas124

Atividade 2 – um caso muito interessante de diferenciação celular 92 Atividade 3 – Diferenciação celular em tecido ósseo 98 Atividade 4 – Diferenciação de células embrionárias: a formação do Estudo dirigido 2 – Clonagem reprodutiva versus clonagem terapêutica 107 Atividade 7 – Hematopoiese: seguindo uma via de diferenciação 118

Respostas do estudo dirigido 2 – Clonagem126

Anexos: Gabarito da atividade 2 – Diferenciação no protozoário N. gruberi 126

Solução das palavras cruzadas128

Bibliografia sobre câncer e células-tronco 129

Data Manhã Tarde

16/07 Acolhimento inicial.Apresentação do curso.

Levantamento de conceitos. Estudo dirigido sobre células-tronco.

Diferenciação celular. Oficinas. O gene eucariótico e sua regulação. Estruturação do debate sobre ética.

17/07 Sinalização celular. Oficinas.

Células-tronco: definição, tipos e características.

Clonagem reprodutiva versus clonagem terapêutica.

Desdiferenciação celular.

Diferenças entre células-tronco embrionárias e de adulto.

Jogo sobre células-tronco. Palavras cruzadas. Preparação do debate

18/07 Câncer e células-tronco

Reprodução assistida Preparação do debate.

As doenças do sangue e transplantes de medula óssea. Oficina.

Preparação do debate

19/07 Perspectivas da aplicação de células-tronco em doenças musculares.

Filme Globo News. Discussão.

Debate: A polêmica sobre a utilização de células-tronco embrionárias em terapia humana: aspectos legais e éticos.

Discussão de situações problema.

20/07 Oficina de criação: Como abordar o tema células-tronco numa feira de ciências?

Início da apresentação dos grupos.

Apresentação dos grupos. Avaliação do curso.

APRESENTAÇÃO DO CURSO Desvendando as células-tronco: dos sonhos à realidade

Objetivos

• Ampliar o universo conceitual significativo dos professores de ensino médio no que se refere a células-tronco e suas aplicações.

• Capacitar o professor de ensino médio para acompanhar de maneira crítica a literatura de divulgação científica sobre o tema.

• Utilizar o tema "células-tronco” como eixo para a integração de conceitos clássicos da Biologia Celular e Molecular, bem como ponto de referência para a análise e discussões no campo da bioética.

• Considerar o papel do professor em sala de aula como "Agente disseminador” de temas que permeiam a discussão de valores éticos e sociais e que exigem um posicionamento crítico acerca de situações relacionadas à área de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Conteúdo e Metodologia de desenvolvimento • Noções de diferenciação e sinalização celular. Relação genótipo-fenótipo.

• Células-tronco: definição, potencialidade e plasticidade. Reprogramação celular.

• Células-tronco embrionárias versus células-tronco de adultos. Potencialidades de uso e aplicações experimentais.

• Terapia celular. Aplicações atuais.

• Clonagem terapêutica versus clonagem reprodutiva.

• Câncer e células-tronco.

• Problemas legais e éticos decorrentes do uso de células-tronco.

Estratégias e recursos tecnológicos

A metodologia utilizada para desenvolver o conteúdo acima relacionado é variada, com ênfase em métodos não expositivos. Além de curtas apresentações orais dialogadas e de palestras de especialistas, diversas atividades didáticas/pedagógicas serão utilizadas como facilitadores da aprendizagem: (1) estudos dirigidos; (2) atividades presenciais como jogos didáticos ou oficinas (3) Debate, (4) animações demonstrativas de fenômenos biológicos, (5) discussão de artigos publicados pela mídia leiga, etc.

Formas de acompanhamento e de avaliação dos participantes

Avaliação

A avaliação será constituída por duas ferramentas:

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