MPU Tecnico Adm Publica 05

MPU Tecnico Adm Publica 05

(Parte 1 de 5)

w.pontodosconcursos.com.br

Atenção.

O conteúdo deste curso é de uso exclusivo do aluno matriculado, cujo nome e CPF constam do texto apresentado, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer título, a sua reprodução, cópia, divulgação e distribuição.

É vedado, também, o fornecimento de informações cadastrais inexatas ou incompletas – nome, endereço, CPF, e-mail - no ato da matrícula.

O descumprimento dessas vedações implicará o imediato cancelamento da matrícula, sem prévio aviso e sem devolução de valores pagos - sem prejuízo da responsabilização civil e criminal do infrator.

Em razão da presença da marca d’ água, identificadora do nome e CPF do aluno matriculado, em todas as páginas deste material, recomenda-se a sua impressão no modo econômico da impressora.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EXERCÍCIOS - AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

Olá pessoal,

Estamos de volta para nosso último encontroÉ verdade, nosso
encontro de hoje é o último
Ah
Eu também gostei muito da companhia de vocês

Mas fiquem tranqüilos, pois continuaremos juntos no Ponto. Em breve lançaremos outros cursos em nossa área. Caso tenham gostado, solicito que divulguem aos seus familiares, amigos e colegas, pois tenho certeza de que estarão no MPU em breve.

EntãoJá estão se imaginando sentados em sua baia no MPU ?
conta bancária mais gorda

Imaginem a mesa de vocês cheia de processos, mas com uma

E mais. Não se preocupem em que colocação vocês vão estar, o importante é entrar, nem que seja você a pessoa que ficou com a maçaneta na mão para fechar a porta.

É comum vermos a história de sucesso de muita(o)(s) Concurseira(o)s, sempre dos primeiros colocados, certo ?

Pois é, elas são motivantes, mas podem criar um bloqueio em muitos. Provavelmente a maioria de vocês tenha passado por essa “Síndrome do Patinho Feio”, não é ?

E é a esse grupo de não-primeiros colocados a que me dirijo: não se impressione, você pode chegar lá. Não importa ser um dos primeiros, pois isso é conseqüência natural para 1 ou outro.

Procurem histórias de não-primeiros, elas são maioria e são tão felizes quanto as outras. Tenho filhos pequenos e consegui passar em mais de um concurso cuidando deles junto com a mãe, a qual devo minha imensa gratidão.

Não precisamos ser “o 1º lugar”, precisamos DA VAGA. Fomos 1º colocados quando fomos gerados, pois até em nossa concepção da vida disputamos UMA vaga. E nessa vaga conseguimos sucesso no ventre de nossas mães.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

Para mim, o mais importante na vida é ser o 1º lugar no coração dos meus filhos e da mulher amada. A vaga no concurso é algo que almejamos para melhorarmos nossas vidas e a dessas pessoas as quais me referi.

Não transforme essa jornada em uma guerra, por mais que tenham que lutar contra vocês mesmo. A verdade é que somos nossos maiores adversários.

Procurem fazer dessa preparação uma viagem prazerosa e de persistência. O importante é não desistir.

Erick, por favor, vamos adiante.

Ok. Todos prontos? Então vamos nessa !

AULA 5

1 – SIMULADO com 30 questões. 2 – Comentários sobre as questões do SIMULADO.

1 – SIMULADO com 30 questões.

A respeito de administração pública, julgue os itens subsequentes.

101 - (CESPE/TRE-BA/2010)A descentralização administrativa ocorrida com a divisão da administração pública em direta e indireta possibilitou avanços na gestão pública do país e foi responsável por diminuir o controle federal sobre estados e municípios.

Com relação a mudanças institucionais, julgue os itens subsequentes.

102 - (CESPE/SECONT-ES/2009) Considere que o gestor público adote parceria com uma OSCIP. Nesse caso, essa OSCIP não está obrigada a seguir a legislação de licitações.

103 - (CESPE/SECONT-ES/2009) Caso o gestor público deseje repassar recursos para uma OSCIP, então ele o pode fazer, por exemplo, por meio de convênio.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

104 - (CESPE/SECONT-ES/2009) As agências reguladoras devem atuar em setores empresariais que operem em mercados altamente competitivos.

105 - (CESPE/SECONT-ES/2009) As agências executivas devem acompanhar atividades não exclusivas, por intermédio de contrato de gestão. 106 - (CESPE/SECONT-ES/2009) As organizações sociais estão inseridas na administração direta, visando sua plena integração ao Estado.

Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração, julgue os itens.

107 - (CESPE/STF/2008) Empresas horizontalizadas são aquelas que adotam o modelo da administração de processos. Em tais circunstâncias, representantes dos clientes e fornecedores podem ser colocados como membros de equipes internas.

108 - (CESPE/STF/2008) O Sistema de Gestão de Contratos (SICON) é um subsistema do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), que, entre outras finalidades, visa efetuar o acompanhamento da execução dos contratos dos órgãos e entidades da administração federal, em consonância com os respectivos cronogramas físico-financeiros.

109 - (CESPE/STF/2008) O poder público tem a prerrogativa de modificar, unilateralmente, sem prévia concordância do contratado, as cláusulas econômico-financeiras dos contratos administrativos, para adequá-los melhor às finalidades de interesse público.

110 - (CESPE/MCT/2004) As principais finalidades da comunicação pública são influenciar e controlar as percepções do tema político por meio dos veículos de comunicação. Para isso, recorre às técnicas de marketing e define os assuntos e o formato como eles são apresentados ao cidadão.

1 - (CESPE/MCT/2004) Segundo Heloiza Matos, a comunicação pública não diminuiu o abismo entre o círculo de tomada de decisões políticas e o homem comum, não aproximou os jornalistas, os políticos e as elites do resto da sociedade e não deu conta do funcionamento da vida democrática.

essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca do planejamento

Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como referência inicial

112 - (CESPE- MPS-ADMINISTRADOR/2010) O BSC (balanced score card) é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, visto que seus fundamentos são balizados em um sistema de indicadores.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

113 - (CESPE- MPS-ADMINISTRADOR/2010) São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários.

114 - (CESPE- MPS-ADMINISTRADOR/2010) As variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para ela são conhecidas como pontos fracos.

Shakespeare afirmou: "nós somos os caminhos que seguimos".

Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos, julgue os itens:

115 - (CESPE-TCU-ACE/2008) A matriz BASICO, uma metodologia usada como ferramenta de análise e melhoria de processos, permite que se priorizem as alternativas de solução com base na relação custo × benefício × exeqüibilidade.

116 - (CESPE-TCU-ACE/2008) Segundo o princípio de Pareto, metade das causas triviais responde pela outra metade dos resultados significativos.

Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e o aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento que fomentem a flexibilidade e adaptações da organização.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir:

117 - (CESPE-BANCO AMAZONIA-ADMINISTRAÇÃO/2010) O conceito de racionalidade limitada evidencia a impossibilidade de se conceber a organização como um empreendimento estritamente racional.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

Acerca das ferramentas de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

118 - (CESPE-IBRAM-ADMINISTRADOR/2010) O desdobramento de gráfico de Pareto consiste em considerar as categorias prioritárias identificadas em um primeiro gráfico como novos problemas a serem analisados por intermédio de novos gráficos de Pareto.

119 - (CESPE-IBRAM-ADMINISTRADOR/2010) Na identificação de causas que acarretam defeitos em placas de circuito impresso em uma fábrica, a ferramenta mais indicada é o diagrama de Ishikawa.

120 - (CESPE-IBRAM-ADMINISTRADOR/2010) Na construção do diagrama de Ishikawa o primeiro passo é relacionar, dentro de retângulos, como espinhas grandes, as causas primárias que afetam a característica da qualidade ou o problema definido.

O planejamento estratégico é uma das ferramentas mais importantes da administração contemporânea. Afinal, com o aumento da competição nos mercados, as empresas não podem errar ao tomar certas decisões. Portanto, é necessário estruturar muito bem suas operações e suas interações com o ambiente.

A respeito desse instrumento, julgue os itens.

121 - (CESPE/SAD-PE/2010-ADAPTADA) O planejamento estratégico funciona como instrumento para medir o desempenho organizacional.

122 - (CESPE/SAD-PE/2010-ADAPTADA) Por se tratar de área meio, o gerenciamento de projetos não possui função estratégica.

123 - (CESPE/SAD-PE/2010-ADAPTADA) O clima organizacional não afeta a formulação da estratégia organizacional; essa estratégia é imposta aos subordinados.

124 - (CESPE/SAD-PE/2010-ADAPTADA) O planejamento estratégico é uma das ferramentas responsáveis pelo direcionamento organizacional e define a missão e a visão da empresa.

Acerca do modelo de gerenciamento pelas diretrizes, julgue o item.

125 - (CESPE/SAD-PE/2010-ADAPTADA) Metas, objetivos e ações, por serem apenas atividades operacionais, não se relacionam com as diretrizes estratégicas.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

Quanto à organização e a métodos de trabalho, estratégia organizacional e planejamento estratégico, julgue os itens subsequentes.

126 - (CESPE-SEAPA/DF-ADMINISTRADOR/2009) A matriz SWOT é um instrumento que auxilia na organização e no planejamento das ações que visam ao preparo institucional em face de influências dos ambientes interno e externo.

127 - (CESPE-SEAPA/DF-ADMINISTRADOR/2009) O balanced scorecard é um mapa estratégico que permite equilibrar forças contraditórias, como, por exemplo, as estratégias de longo prazo que conflitem com as de curto prazo.

Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa "Preservando e auxiliando a natureza", em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira.

Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.

Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens:

128 - (CESPE-INMETRO-ANALISTA EXECUTIVO EM METROLOGIA E QUALIDADE/2009) Se, no desenvolvimento de novas formas de acondicionamento, de melhoria no processo produtivo, além de outras adaptações, for adotado o processo de planejamento não confinado a um momento específico, que seja contínuo e ande em paralelo com o processo de execução, de modo a haver sobreposição das fases, essa sobreposição caracterizará o processo denominando fasttracking.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

129 - (CESPE-INMETRO-ANALISTA EXECUTIVO EM METROLOGIA E QUALIDADE/2009) Se a Beleza do Cerrado faz a programação das suas ações em função do valor financeiro definido em orçamento anual, então a função planejamento caracteriza-se por ser um planejamento estratégico cujo objetivo é prospectar e analisar cenários a partir da análise SWOT.

130 - (CESPE-INMETRO-ANALISTA EXECUTIVO EM METROLOGIA E QUALIDADE/2009) O slogan "Preservando e auxiliando a natureza" apresenta valores organizacionais. Esses valores, em um planejamento estratégico, são frequentemente expostos por meio da filosofia organizacional e como componentes da missão da organização.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

2 – Comentários sobre as questões do SIMULADO.

A respeito de administração pública, julgue os itens subsequentes.

101 - (CESPE/TRE-BA/2010) A descentralização administrativa ocorrida com a divisão da administração pública em direta e indireta possibilitou avanços na gestão pública do país e foi responsável por diminuir o controle federal sobre estados e municípios.

Comentários:

O gabarito da questão é CERTO.

Em relação à DESCENTRALIZAÇÃO, ela pode ser analisada de acordo com viés político ou administrativo.

A assertiva fala sobre a DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA onde se verifica que o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central.

Exemplo típico ocorre quanto aos Estados-membros da federação, ao DF e aos Municípios.

Assim, cada um desses entes locais possui competência legislativa própria, não decorrente da União nem a ela subordinada, mas que encontra seu fundamento na CF/8.

As atividades jurídicas que desempenham não constituem delegação ou concessão do governo central, pois delas são titulares de maneira originária.

Já a DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA acontece quando as atribuições que os entes descentralizados exercem somente possuem o valor jurídico que lhes é atribuído pelo ente central.

Desta forma, suas atribuições não decorrem, com força própria, da CF/8, mas do poder central.

No Brasil ocorrem duas modalidades de DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Ö POR OUTORGA Ö POR DELEGAÇÃO Vamos rever algumas características sobre a DESCENTRALIZAÇÃO.

PACOTE DE EXERCÍCIOS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MPU – EXERCÍCIOS AULA 5 PROFESSOR: ERICK MOURA

Ö Ocorre quando o Estado realiza algumas de suas tarefas, por intermédio de outras pessoas físicas ou jurídicas que NÃO INTEGRAM A ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Ö Corresponde à distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica

Ö Implica na existência de 2 pessoas diferentes que repartem competências:

Ö Ex.: Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC => POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA => NÃO INTEGRA A ADMINISTRAÇÃO DIRETA => É VINCULADA AO MINISTÉRIO DA DEFESA => tarefa realizada: regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.

(Parte 1 de 5)

Comentários