PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1

São animais que estão divididos entre outras coisas pela presença ou ausência de mandíbula em dois grupos: Agnatas e gnatostomatas.

PRINCIPAIS SUBDIVISÕES: ش AGNATAS → SEM MANDÍBULA. Exp: Ciclóstomos.

ش GNATOSTOMATAS → COM MANDÍBULA. Exp: Peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos.

OS CICLOSTOMATAS: 01 – CONCEITO:

São vertebrados que apresentam um endoesqueleto quitinoso, havendo persistência da notocorda. São animais aquáticos dulcícolas (água doce) ou marinhos; são animais agnatas, isto é, apresentam ausência de mandíbula.

02 – MORFOLOGIA DOS CICLÓSTOMOS:

Exp: LAMPRÉIA: É um animal hematófago e ectoparasita. É um ciclostomata que apresenta a boca em forma de funil, com dentes córneos e língua protráctil.

03 – FISIOLOGIA DOS CICLÓSTOMOS: 3.1 – SISTEMA DIGESTIVO:

Presente do tipo completo apresentando digestão extracelular.

O intestino apresenta a válvula em espiral ou tiflossole, que serve para aumentar a superfície de absorção dos alimentos.

3.2 – SISTEMA CIRCULATÓRIO:

Presente, e a circulação é fechada (circula no interior de vasos sangüíneos), simples (pois só passa uma vez pelo coração), e o coração apresenta duas cavidades (um átrio e um ventrículo).

A hematose acontece nas brânquias e, as hemácias são do tipo nucleadas com formato elíptico e, pelo coração só passa sangue venoso.

3.3 – SISTEMA RESPIRATÓRIO:

Presente com respiração branquial e a distribuição dos gases é feita pelo pigmento hemoglobina.

3.4 – SISTEMA EXCRETOR:

Presente e a excreção é comandada pela primeira vez pelos rins. No caso dos ciclóstomos existem dois grupos: Pronéfrons e mesonéfrons; sendo que os mesonéfrons são os rins funcionais na fase adulta.

Nos peixes bruxas, os rins pronéfrons são funcionais na fase adulta; a excreta nitrogenada principal é a amônia, que é mais tóxica e a apresenta maior solubilidade.

3.5 – SISTEMA NERVOSO:

Presente do tipo central apresentando encéfalo e medula contendo dez pares de nervos cranianos.

3.6 – SISTEMA DE REVESTIMENTO: Presente e o revestimento externo é feito pela epiderme.

3.7 – SISTEMA REPRODUTOR:

Presente com reprodução sexuada; os ciclóstomos são animais dióicos com fecundação externa e o desenvolvimento direto e indireto, apresentando a larva AMOCETO.

FORMATAÇÃO E EDIÇÃO: LAST UPDATE: 10.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA ZOOLOGIA.

Comentários