Índice Ilustrado de Doenças de Plantas no Estado de Roraima

Índice Ilustrado de Doenças de Plantas no Estado de Roraima

(Parte 1 de 6)

Índice Ilustrado de

Doenças de Plantas no Estado de Roraima

Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira Kátia de Lima Nechet

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Índice Ilustrado de Doenças de Plantas no Estado de Roraima

Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira Kátia de Lima Nechet

Boa Vista, R 2010

Colaborador: Giovanni Ribeiro de Souza

Exemplares desta publicação podem ser obtidos na:

Embrapa Roraima Rod. BR 174 km 08 - Distrito Industrial - Boa Vista - R Caixa Postal 133. 69301-970 - Boa Vista - R

Telefone: (95) 4009-7100 e-mail: sac@cpafrr.embrapa.br w.cpafrr.embrapa.br Comitê de Publicações da Unidade

Presidente: Marcelo Francia Arco-Verde Secretário-Executivo: Everton Diel Souza Membros: Alexandre Matthiensen

Antônio Carlos Centeno Cordeiro Carolina Volkmer de Castilho Helio Tonini Kátia de Lima Nechet

Normalização Bibliográfica: Jeana Garcia Beltrão Macieira Editoração Eletrônica: Vera Lúcia Alvarenga Rosendo 1ª edição 1ª impressão (2010): 300

Todos os direitos reservados

A reprodução não-autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei no 9.610)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação – CIP

Halfeld-Vieira, Bernardo de Almeida Índice Ilustrado de Doenças de Plantas no Estado de Roraima /

Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira, Kátia de Lima Nechet - Boa Vista: Embrapa Roraima, 2010.

ISBN 978-85-62701-02-3e-book ISBN 978-85-62701-03-0

62 p. : il.

1. Doenças de Plantas. 2. Fitopatógenos. 3. Controle Fitossanitário. 4. Roraima. I. Nechet, Kátia de Lima. I. Embrapa Roraima. II. Título.

CDD 632.3 © Embrapa Roraima 2010

Autores

Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitopatologia, pesquisador da Embrapa Roraima, BR 174, km 8, CP 133, Boa Vista, R, 69301-970, Fone: (95) 4009-7100, E-mail: halfeld@cnpma.embrapa.br

Kátia de Lima Nechet

Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitopatologia, pesquisadora da Embrapa Roraima, BR 174, km 8, CP 133, Boa Vista, R, 69301-970, Fone: (95) 4009-7100, E-mail: nechet@cnpma.embrapa.br

Colaborador

Giovanni Ribeiro de Souza

Assistente da Embrapa Roraima, BR 174, km 8, CP 133, Boa Vista, R, 69301-970, Fone: (95) 4009-7154, E-mail: giovanni@cpafrr.embrapa.br

Apresentação

O conhecimento é o principal propulsor do desenvolvimento. A partir dele, surgem idéias, tecnologias, práticas correntes e bons projetos, como o que concebeu a obra “indispensável” para o avanço da agricultura nesta Amazônia Setentrional, chamada “Índice Ilustrado de Doenças de Plantas no Estado de Roraima”.

Este livro aborda assuntos científicos, pormenorizadamente referenciados, numa perspectiva de adoção por parte de pesquisadores, professores, técnicos de campo, alunos das ciências agrárias e produtores. A combinação das excelentes fotografias e das relevantes e precisas informações irá, sem dúvida, clarear os novos rumos para a sustentabilidade dos diversos perfis agrícolas praticados em Roraima.

Parabenizo e me congratulo com os autores, agradecendo pela brilhante iniciativa, que desde já, reconheço como referência para o controle fitossanitário adequado às espécies de plantas aqui relacionadas.

Francisco Joaci de Freitas Luz Chefe Geral da Embrapa Roraima

Prefácio

A presente obra é resultado de um trabalho de oito anos de levantamentos da ocorrência de doenças no estado de Roraima, iniciado pela formação da equipe de fitopatologia da Embrapa Roraima em 2003, constituída pelos autores e o colaborador deste livro. Esta contribuição tem como finalidade oferecer uma base documentada a produtores, profissionais da área, órgãos de defesa agropecuária, pesquisadores e estudantes, para que possam ter uma referência concreta, auxiliando na tomada de decisões e no direcionamento de políticas públicas de defesa fitossanitária. Além disso, é também uma contribuição ao conhecimento da biodiversidade na Amazônia, fato negligenciado quando se trata de fitopatógenos.

Os registros aqui publicados iniciaram em fevereiro do ano de 2003, quando começaram as atividades da equipe e seguem até agosto de 2010. Em sua maioria, contam com fotografias dos sintomas o que auxilia o usuário a reconhecer os sintomas da doença e realizar um diagnóstico mais acurado. A obra está organizada pelas ocorrências por hospedeiro, classificado pelo nome comum em ordem alfabética, com seu nome científico correspondente entre parênteses. Além disso, é possível precisar o município, o mês e o ano do registro da ocorrência de cada patógeno.

Os nomes científicos dos fungos correspondem à fase sexual em que foram observados. Se observadas as duas fases, os nomes dos anamorfos e teleomorfos encontram-se citados juntamente. Para permitir maior clareza referente aos nomes adotados para a fase anamórfica é apresentada no Anexo I uma relação dos nomes científicos de anamorfos e teleomorfos correspondentes. Em caso de sinonímias, foi priorizado o nome atribuído mais recentemente, acompanhado do ainda em uso corrente, precedido do termo sin. Nos anexos encontra-se uma lista classificada dos nomes científicos dos hospedeiros, com o seu nome comum correspondente, o que facilita a busca dos registros pelo usuário, de acordo com o seu perfil e preferência. Cabe destacar que os nomes científicos aqui considerados foram baseados em publicações especializadas e bases de dados de referência que estão relacionadas na bibliografia consultada.

Neste item também são citados os trabalhos publicados que têm relação com as ocorrências aqui assinaladas e somente as principais publicações utilizadas como suporte para a identificação dos fitopatógenos. Além disso, também são apresentados mapas que permitem definir a localização dos municípios do Estado, suas características de vegetação e clima. Por fim, salienta-se que apenas foram incluídos registros de associações confirmadas em laboratório, sendo que, para as viroses, a identificação foi executada por sorologia ou técnicas moleculares associadas à microscopia eletrônica de transmissão.

Os autores

Registros das associações entre hospedeiro e patógeno

Abacateiro (Persea americana) Colletotrichum gloeosporioides - Cantá, maio de 2005 - Figura 1 Abacaxi (Ananas comosus)

Phytophthora nicotianae - Boa Vista, julho de 2003; Cantá, agosto de 2009 (cultivar: Pérola) - Figura 2

Thielaviopsis paradoxa - Cantá, junho de 2007 (cultivar: Pérola) - Figuras 3 e 4 Acerola (Malpighia glabra) Colletotrichum gloeosporioides - Pacaraima, outubro de 2007 Meloidogyne arenaria - Boa Vista, junho de 2007 - Figura 5 Abóbora (Cucurbita moschata) Cercospora citrullina - Boa Vista, setembro de 2009 - Figura 6 Cladosporium cucumerinum - Normandia, março de 2004 - Figura 7 Corynespora cassiicola - São João da Baliza, maio de 2010

Pseudoperonospora cubensis - Boa Vista, junho de 2007 (tipo: Jacarezinho); Boa Vista, junho de 2008 (tipo: Jacarezinho); São João da Baliza, maio de 2010 - Figura 8

Abobrinha (Cucurbita pepo)

Cucumber mosaic virus (CMV) - Boa Vista, março de 2004 (cultivar: Caserta) - Figuras 9 e 10

Pseudoperonospora cubensis - Pacaraima, dezembro de 2003 (cultivar: Caserta) - Figura 1

Papaya ringspot virus, estirpe melancia (PRSV-W) - Boa Vista, março de 2004 (cultivar: Caserta) - Figuras 9 e 10

(Parte 1 de 6)

Comentários