0304 Apostila Servicos Bancarios

0304 Apostila Servicos Bancarios

(Parte 8 de 18)

• consulta de movimentações em conta corrente;

• consultas de saldo e movimentação de cobrança, contas a pagar,

• consultas sobre posição de aplicações e resgate de fundos;

• cotações de moedas, índices e bolsa de valores"

• solicitação de alterações dos seus títulos em cobrança;

• solicitação de talões de cheques;

• movimentação de conta; considerando o home banking a troca eletrônica de informações entre o banco e o cliente podemos classificar as duas pontas da comunicação, bem como o seu meio, da seguinte forma:

• Base de difusão de informação pelo banco

• central de atendimento

• unidade de resposta audível (talker)

• talker com fax

• telex

• micro

• mainframe (servidor de redes de computador)

• Canal utilizado para envio da informação:

• modem (modelador / demodulador) -aparelho que transforma as informações do formato gerado pelo computador. para o formato aceito pela linha de comunicação e vice-versa.

• linha telefônica (todas com a mesma função - transferência de informações - diferindo na velocidade, qualidade e quantidade de informação transferida)

• discada

• dedicada

• transdata da embratel

• Renpac

• FM (receptor especial)

• Veículo do cliente

• telefone

• fax

• telex

• monitor de videotexto

• microcomputador

• terminal ponto de venda

• pager

O conceito de remote banking. é o de atendimento ao cliente fora das agencias.

O atendimento dentro de agências, além de ser, em muitas situações, um incômodo ara os clientes (trânsito e filas), é um fator e despesas para os bancos (investimentos em instalações). Portanto o remote banking foi uma solução encontrada pelos bancos.

Serviços oferecidos • Saques em dinheiro

• pontos de atendimento externo tipo rede banco 24 horas

• pontos de atendimento interno tipo balcão eletrônico

• pontos de atendimento externo em postos de gasolina e redes de lojas

• Depósitos fora do caixa dos bancos

• depósitos nas redes tipo banco 24 horas

• depósitos expressos em caixas coletoras

• depósitos em cheque pego em casa de clientes

• Entrega em domicílio de talões de cheque

• em mãos

• via correio

• Pagamento de contas fora do caixa dos bancos

• terminais de auto-pagamento

• coletas de contas em casa para posterior pagamento e devolução de recibo pelo correio

• envio das contas a pagar através dos correios

• Débito automático em conta corrente de concessionárias de serviços públicos e outras empresas

e etc

• Troca de informações constante com os bancos via home banking para obter extrato, aplicar • Remessa de numerário ao cliente.

Trata-se de uma série de alternativas ao papel moeda que tem como objetivo facilitar o dia a dia das pessoas e, por outro lado, representam um incentivo ao consumo.

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