Introdução ao Solidworks

Introdução ao Solidworks

(Parte 3 de 9)

Volante da torneira:Torneira:

Tubo rígido do ralo:

Terminologia Estes termos aparecem em todo o software e a documento do SolidWorks.

Exibidacomo duas setasazuis;representaa coordenada(0,0,0)do modelo. Quando o esboço está ativo, uma origem do esboço é exibida em vermelho Origem e representa a coordenada (0,0,0) do esboço. É possível adicionar dimensões e relações à origem de um modelo, mas não a origem de um esboço.

Uma geometria de construção plana. Os planos podem ser usados para adicionar um esboço 2D, uma vista de seção de um modelo ou um plano neutro em um recurso de inclinação, por exemplo.

Plano

Linha reta usada para criar geometria, recursos ou padrões do modelo. Um eixo pode ser criado de várias maneiras, inclusive pela interceptação Eixo de dois planos. O aplicativo SolidWorks cria eixos temporários implicitamente para cada face cônica ou cilíndrica em um modelo.

Limites que ajudam a definir a forma de um modelo ou superfície. Uma face é uma área selecionável (plana ou não) de um modelo ou superfície. Por exemplo, um sólido retangular possui seis faces.

Face

Fundamentos do SolidWorks

Local em que duas ou mais faces se interceptam e se juntam. Você pode, por exemplo, selecionar arestas para esboçar e dimensionar. Aresta

Ponto no qual duas ou mais linhas ou arestas se interceptam. Você pode, por exemplo, selecionar vértices para esboçar e dimensionar. Vértice

Interface do usuário

O aplicativo SolidWorks contém ferramentas e recursos de interface do usuário para ajudar você a criar e editar modelos com eficiência, dentre os quais:

Funções do Windows

O aplicativo SolidWorks contém conhecidas funções do Windows, como o método de arrastar e a possibilidade de redimensionar janelas. Muitos dos mesmos ícones, como imprimir, abrir, salvar, recortar e colar, também fazem parte do aplicativo SolidWorks.

Janelas de documentos do SolidWorks

As janelas de documentos do SolidWorks possuem dois painéis. O painel esquerdo, ou Gerenciador, contém:

Exibe a estrutura da peça, montagem ou desenho. Selecione um item na árvore de projetos do FeatureManager para, por

Árvorede projetosdo

FeatureManager ® exemplo, editaro esboçosubjacente,editaro recursoe suprimir ou cancelar a supressão do recurso ou componente.

Fundamentos do SolidWorks

Fornece configurações de muitas funções, como esboços, recursos de filete e posicionamentos da montagem. PropertyManager

Permite criar, selecionar e visualizar várias configurações das peças e montagens em um documento. Configurações são ConfigurationManager variações de uma peça ou montagem contida em um mesmo documento. Você pode, por exemplo, usar configurações de um parafuso para especificar comprimentos e diâmetros diferentes.

É possível dividir o painel esquerdo para exibir mais de uma guia por vez. É possível, por exemplo, exibir a árvore de projetos do FeatureManager na parte superior e, na parte inferior, a guia do PropertyManager relativa a um recurso que se deseja implementar.

Fundamentos do SolidWorks

O painel direito é a área de gráficos, onde você pode criar e manipular uma peça, montagem ou desenho.

Seleção de funções e comentários

O aplicativo SolidWorks permite executar tarefas de diferentes maneiras. Ele também fornece comentários enquanto você executa uma tarefa, como esboçar uma entidade ou aplicar um recurso. São exemplos de comentários: ponteiros, linhas de inferência e visualizações.

Menus

É possível acessar todos os comandos do SolidWorks usando menus. Os menus do SolidWorks usam convenções do Windows, inclusive submenus e marcas de seleção, para indicar que um item está ativo. Você também pode usar menus de atalho sensíveis ao contexto, clicando com o botão direito do mouse.

Fundamentos do SolidWorks

Barras de ferramentas

É possível acessar as funções do SolidWorks usando as barras de ferramentas. As barras de ferramentas estão organizadas por função; por exemplo, a barra de ferramentas Esboço ou Montagem. Cada barra de ferramentas se compõe de ícones individuais para ferramentas específicas, como Girar vista, Padrão circular e Círculo.

As barras de ferramentas podem ser exibidas ou ocultadas, fixadas ao redor das quatro bordas da janela do SolidWorks ou flutuadas para qualquer parte da tela. O software SolidWorks recorda o estado das barras de ferramentas entre sessões. Você também pode adicionar ou excluir ferramentas para personalizar as barras de ferramentas. Dicas de ferramentas aparecem quando você paira o mouse sobre cada ícone.

CommandManager

O CommandManager é uma barra de ferramentas sensível ao contexto atualizada dinamicamente, de acordo com o tipo de documento ativo.

Quando você clica em uma guia abaixo do CommandManager, ele é atualizado para exibir as ferramentasrelacionadas.Cada tipo de documento, como peça,montagemou desenho, tem guias diferentes definidas para suas tarefas. O conteúdo das guias é personalizável, como nas barras de ferramentas. Por exemplo, se você clicar na guia Recursos, as ferramentas relacionadas aos recursos serão exibidas. Você também pode adicionar ou excluirferramentaspara personalizaro CommandManager. Dicasde ferramentasaparecem quando você paira o mouse sobre cada ícone.

Barras de atalho

As barras de atalhospersonalizáveis permiteque você crie conjuntosprópriosde comandos para os modos de peça, montagem, desenho e esboço. Para acessar as barras, basta pressionar um atalho de teclado definido pelo usuário, por padrão, a tecla S.

Fundamentos do SolidWorks

Barras de ferramentas de contexto

As barras de ferramentas de contexto aparecem quando você seleciona itens na área de gráficos ou na árvore de projeto do FeatureManager. Elas fornecem acesso a ações executadas com frequêncianaquele contexto. As barras de ferramentas de contexto estão disponíveis para peças, montagens e esboços.

Botões do mouse Os botões do mouse operam das seguintes maneiras:

Seleciona itens de menu, entidades na área de gráficos e objetos na árvore de projeto do FeatureManager. Esquerdo

Exibe os menus de atalhos sensíveis ao contexto.Direito

Gira, aplica panorâmica e zoom a uma peça ou montagem, e aplica panorâmica a um desenho. Meio

Fundamentos do SolidWorks

Você pode usar um gesto do mouse como atalho para executar um comando, de forma semelhante a um atalho de teclado. Uma vez familiarizado com o

Gestosdo mouse mapeamento dos comandos, você pode usar gestos do mouse para executar os comandos rapidamente.

(Parte 3 de 9)

Comentários