Introdução ao Solidworks

Introdução ao Solidworks

(Parte 5 de 9)

O esboço é a base da maioria dos modelos 3D.

Criar um modelo, em geral, começa com um esboço. A partir do esboço, você pode criar recursos. Você pode combinar um ou mais recursos para criar uma peça. Então, você pode combinar e posicionar as peças apropriadas para criar uma montagem. A partir de peças ou montagens, você pode criar desenhos.

Um esboço é um perfil ou corte transversal 2D. Para criar um esboço 2D, use uma face plana ou planar. Além dos esboços 2D, você também pode criar esboços 3D contendo um eixo Z, além dos eixos X e Y.

Existem diversas maneiras de criar um esboço. Todos os esboços contêm os seguintes elementos:

Fundamentos do SolidWorks

Origem

Muitas vezes, você inicia o esboço na origem, o que proporciona um ponto de âncora para o esboço.

O esboço à direita também contém uma linha de centro. A linha de centro é esboçada passando pela origem e é usada para criar a revolução.

Embora uma linha de centro nem sempre seja necessária em um esboço, ela ajuda a estabelecer simetria. Você também pode usar uma linha de centro para aplicar uma relação de espelhamento e estabelecer relações de igualdade e simétricas entre entidades do esboço. Simetria é uma ferramenta importante que ajuda a criar mais rapidamente seus modelos simétricos em relação ao eixo.

Planos

Crie planos em documentos de peça ou montagem. Você pode fazer esboços nos planos com ferramentas tais como Linha ou Retângulo e criar uma vista de seção de um modelo. Em alguns modelos, o plano em que se esboçaafeta a aparência do modelo apenas em uma vista isométrica padrão (3D). Ele não afeta a intençãodo projeto. Com outrosmodelos, selecionar o plano inicial correto no qual esboçar ajuda a criar um modelo mais eficiente.

Escolha um plano no qual esboçar. Os planos padrão tem as orientaçõesfrontal, superior e direita. Você também pode adicionar e posicionar planos, se precisar. Este exemplo usa o plano superior.

Para obtermais informaçõessobreplanos,consulteOnde iniciarum esboço na Ajuda.

Fundamentos do SolidWorks

Dimensões

É possível especificar dimensões entre entidades, como comprimentos e raios. Quando você altera dimensões, o tamanho e a forma da peça mudam. Dependendo do dimensionamentoda peça, é possível preservar a intenção do projeto. Consulte Intenção do projeto na página 21.

O software usa dois tipos de dimensão: dimensões acionadoras e dimensões acionadas.

Dimensões acionadoras

Dimensões acionadoras são criadas com a ferramenta Dimensão. As dimensões acionadoras modificam o tamanho do modelo quando seus valores são alterados. Por exemplo, no volante da torneira, você pode alterar a altura do volante de 40 m para 5 m. Observe como a forma da peça revolucionada muda, porque a spline não está dimensionada.

Para manter uniforme a forma gerada pela spline, é necessário dimensionar a spline. 24

Fundamentos do SolidWorks

Dimensões acionadas

Algumas dimensões associadas ao modelo são acionadas. Você pode criar dimensões acionadas, ou de referência, com fins informativos usando a ferramenta Dimensão. O valor das dimensões acionadas muda quando você modifica dimensões acionadoras ou relações no modelo. Você não pode modificar os valores das dimensões acionadas diretamente, a menos que as converta em dimensões acionadoras.

No volante da torneira, se você dimensionar a altura total como 40 m, a seção vertical abaixo da spline como 7 m e o segmento de spline como 25 m, o segmento vertical acima da spline será calculado como 8 m (como mostra a dimensão acionada).

A intenção do projeto é controlada pelo local em que você insere dimensões acionadoras e relações. Por exemplo, se você dimensionar a altura total como 40 m e criar uma relação de igualdade entre os segmentos verticais superior e inferior, o segmento superior assumirá7 m. A dimensãoverticalde 25 m entra em conflitocom as outras dimensões e relações (porque 40 - 7 - 7 = 26, e não 25). Alterar a dimensão de 25 m para uma dimensão acionada elimina o conflito e mostra que o comprimento da spline deve ser de 26 m.

Consulte Relações na página 27 para obter mais informações.

Fundamentos do SolidWorks

Definições de esboço Os esboços podem ser subdefinidos, totalmente definidos ou sobredefinidos

Nos esboços totalmente definidos, todas as linhas e curvas do esboço e suas posições são descritas pelas dimensões ou relações, ou ambas. Você não precisa definir totalmente os esboços para poder usá-los para criar recursos. Porém, deve defini-los totalmente para manter a intenção do projeto.

Esboços totalmente definidos aparecem em preto.

Exibindo as entidades do esboço que estão subdefinidas, é possível determinar as dimensões ou relações cujas adições são necessárias para definir totalmente o esboço. Você pode usar as indicações de cor para determinar se um esboço está subdefinido. Esboços subdefinidos aparecem em azul. Além das indicações de cor, entidades em esboços subdefinidos não ficam fixas, de modo que podem ser arrastadas.

Esboçossobredefinidoscontêm dimensõesou relaçõesredundantesem conflito. É possível excluir dimensões ou relações sobredefinidas, mas não editá-las.

Esboços sobredefinidos aparecem em amarelo. Este esboço está sobredefinido porque ambas as linhas verticais do retângulo estão dimensionadas. Por definição, um retângulo tem dois conjuntos de lados iguais. Logo, é necessária uma única dimensão de 35 m.

Fundamentos do SolidWorks

Relações

As relaçõesestabelecemrelaçõesgeométricascomo igualdadee tangênciaentreentidades de esboço. Você pode, por exemplo, estabelecer igualdade entre as duas entidades horizontais de 100 m, abaixo. É possível dimensionar cada entidade horizontal individualmente,porém, estabelecendouma relação de igualdadeentre as duas entidades horizontais, bastará atualizar uma das dimensões se o comprimento mudar.

Os símbolos em verde indicam que existe uma relação de igualdade entre as linhas horizontais:

Relações são salvas com o esboço. Você pode aplicar relações das seguintes maneiras:

Algumas relações são criadas por inferência. Por exemplo, à medida que você esboça as duas entidades horizontais para criar a extrusão da base da torneira, relações horizontais e paralelas vão sendo criadas, por inferência.

Inferência

Este exemplo mostra o conceito das relações. O aplicativo SolidWorks dispõe de uma ferramenta de esboço de ranhura para facilitar essa forma, bem como outros tipos de ranhura.

Fundamentos do SolidWorks

Você também pode usar a ferramenta Adicionar relações. Por exemplo, para criar as hastes da torneira, esboce um par de arcos para cada haste.

Para posicionar as hastes, adicione uma relação tangente entre os arcos externos e a linha de construção horizontal superior (exibida como uma linha

Adicionar relações quebrada). Para cada haste, adicione, também, uma relação concêntrica entre os arcos internos e externos.

Complexidade de um esboço É fácil criar e atualizar um esboço simples, e este se reconstroi mais rápido.

Uma forma de simplificar o esboço é aplicar relações à medida em que ele é criado. Você também pode tirar proveito de repetição e simetria. As hastas da torneira na base da torneira, por exemplo, contêm círculos esboçados repetidos:

Uma forma de criar esse esboço é:

Fundamentos do SolidWorks

Primeiro, esboce uma linha de centro na origem. Linhas de centro ajudam a criar entidades de esboço simétricas.

(Parte 5 de 9)

Comentários