Introdução ao Solidworks

Introdução ao Solidworks

(Parte 6 de 9)

Essa linha de centro é considerada geometriade construção, o que se distingue da geometria real, usada para criar uma peça. A geometria de construção é usada somentecomoauxílioà criaçãode entidades de esboço e geometrias que, basicamente, estão incorporadas à peça.

Depois, use a ferramenta Espelho dinâmico para indicar a linha de centro como a entidade sobre a qual devem ser espelhados os círculos esboçados.

Em seguida, esboce um círculo, inferindo a origem do esboço.

Quando você usa espelhamento dinâmico com a linha de centro, tudo o que é esboçado em um lado se espelha do outro lado da linha de centro.

Você cria os círculosno lado esquerdoe eles são espelhados no lado direito da linha de centro.

Por fim, dimensione e adicione uma relação concêntrica entre um dos círculos e o arco externo da base; para o outro, use simetria.

Fundamentos do SolidWorks

Recursos

Concluído o esboço, você pode criar um modelo 3D usando recursos como extrusão (a base da torneira) ou revolução (o volante da torneira).

Dimensione o esboço Crie o esboço

Faça a extrusão do esboço com 10 m

Alguns recursos baseados em esboço são formas, como ressaltos, cortes e furos. Outros recursos baseados em esboço, como lofts e varreduras, usam um perfil ao longo de um caminho.

Outrotipode recurso, denominadorecursoaplicado, não requeresboço. Recursosaplicados incluem filetes, chanfros e cascas. São chamados de “aplicados” porque são aplicados à geometria existente usando dimensões e outras características para criar o recurso.

Normalmente,você cria peças com recursos baseados em esboço, como ressaltos e furos. Depois, você adiciona recursos aplicados.

É possível criar uma peça sem recursos baseados em esboço. Você pode, por exemplo, importar um corpo ou usar um esboço derivado. Os exercícios neste documento mostram recursos baseados em esboço.

Fundamentos do SolidWorks

Recurso aplicado: Filetes para o arredondamento das arestas

Recursos baseados em esboço:

Varredura da base para o tubo rígido do ralo

Vários fatores influenciam a escolha dos recursos a usar. Você pode, por exemplo, optar entre diferentes recursos, como varreduras ou lofts, para obter os mesmos resultados, assim como adicionar recursos a um modelo em uma ordem específica. Para obter mais informações sobre recursos, consulte Peças na página 35.

Montagens

É possível combinar várias peças que se encaixam para criar montagens.

As peçassãointegradasna montagempormeiode Posicionamentos, comoConcêntrico e Coincidente. Os posicionamentos definem a direção de movimento permitida dos componentes. Na montagem da torneira, a base e o volante da torneira têm posicionamentos concêntricos e coincidentes.

Com ferramentas tais como Mover componente ou Girar componente, é possível visualizar o modo de funcionamento das peças na montagem, em um contexto 3D.

Para assegurar que a montagem funcione corretamente, você pode usar ferramentas como Detecção de colisão. A Detecção de colisão permite localizar colisões com outros componentes no movimento ou rotação de um componente.

Fundamentos do SolidWorks

Montagem de torneira com a opção Detecção de colisão, Parar na colisão ativada

Desenhos

Desenhos são criados a partir de modelos de peças ou modelos de montagens.

Os desenhos são disponibilizados em várias vistas, como 3 vistas padrão e vistas isométricas (3D). É possível importar as dimensões do documento de modelo e adicionar anotações, como símbolos de alvo de referencial.

Edição de modelos

Use a árvore de projetos do FeatureManager do SolidWorks e o PropertyManager para editar esboços, desenhos, peças ou montagens. Você também pode editar recursos e esboços selecionando-os diretamente na área de gráficos. Essa abordagem visual elimina a necessidade de saber o nome do recurso.

Os recursos de edição compreendem:

Você pode selecionar um esboço na árvore de projetos do FeatureManager e editá-lo. Você pode, por exemplo, editar entidades de esboço, alterarEditar esboço dimensões, visualizar ou excluir relações, adicionar novas relações entre entidades de esboço ou modificar o tamanho das exibições de dimensões.

Fundamentos do SolidWorks

Você também pode selecionar o recurso a editar diretamente na área de gráficos.

Após criar um recurso, você pode alterar a maioria de seus valores. Use

Editar recurso para exibir o PropertyManager apropriado. Por exemplo, seEditar recurso você aplicar um filete Raio constante a uma aresta, será exibido o PropertyManager de Filete, no qual o raio pode ser alterado. Também é possível editar dimensões clicando duas vezes no recurso ou esboço na área de gráficos, para que as dimensões sejam exibidas e você possa alterá-las ali mesmo.

Sem recurso de filete

Recurso de filete: 12 m aplicado

Recurso de filete: 18 m aplicado

Com determinadageometria,comovárioscorposde superfícieem um mesmo modelo, é possível ocultar ou exibir um ou mais corpos de superfície. Você

Ocultar e exibir

Fundamentos do SolidWorks pode ocultar e exibir esboços, planos e eixos em todos os documentos; e vistas, linhas e componentes em desenhos.

É possível selecionar qualquer recurso na árvore de projetos do

FeatureManager e suprimir o recurso para visualizar o modelo sem ele.Suprimir e

Quando um recurso é suprimido, ele é removido temporariamente do modelocancelar supressão(mas não excluído). O recurso desaparece da vista do modelo. Então, você pode cancelar a supressão do recurso para que o modelo seja exibido em seu estado original. Você também pode suprimir e cancelar a supressão de componentesemmontagens(consulteMétodosdeprojetodemontagem na página 53).

Ao trabalhar em um modelo com vários recursos,você pode reverter a árvore de projetos do FeatureManager a um estado anterior. Mover a barra de Reverter reversão faz com que todos os recursos no modelo, até o estado de reversão pretendido, sejam exibidos, até que a árvore de projetos do FeatureManager seja retornada a seu estado original. A reversão é útil para a inserção de recursos antes de outros recursos, o que acelera o tempo de reconstrução de um modelo durante sua edição ou para saber como o modelo foi construído.

Fundamentos do SolidWorks

2 Peças

(Parte 6 de 9)

Comentários