Java Basico Modulo 06

Java Basico Modulo 06

(Parte 1 de 3)

Curso Java Starter

w.t2ti.com 1

Curso Java Starter Apresentação

O Curso Java Starter foi projetado com o objetivo de ajudar àquelas pessoas que têm uma base de lógica de programação e desejam entrar no mercado de trabalho sabendo Java,

A estrutura do curso é formada por módulos em PDF e por mini-cursos em vídeo. O aluno deve baixar esse material e estudá-lo. Deve realizar os exercícios propostos. Todas as dúvidas devem ser enviadas para a lista de discussão que está disponível para inscrição na página do Curso Java Starter no site w.t2ti.com. As dúvidas serão respondidas pelos instrutores Albert Eije, Cláudio de Barros e Miguel Kojiio, além dos demais participantes da lista.

Nosso objetivo é que após o estudo do Curso Java Starter o aluno não tenha dificuldades para acompanhar um curso avançado onde poderá aprender a desenvolver aplicativos para Web, utilizando tecnologias como Servlets e JSP e frameworks como Struts e JSF, além do desenvolvimento para dispositivos móveis.

Albert Eije trabalha com informática desde 1993. Durante esse período já trabalhou com várias linguagens de programação: Clipper, PHP, Delphi, C, Java, etc. Atualmente mantém o site w.alberteije.com.

Cláudio de Barros é Tecnólogo em Processamento de Dados.

Miguel Kojiio é bacharel em Sistemas de Informação, profissional certificado Java (SCJP 1.5).

O curso Java Starter surgiu da idéia dos três amigos que trabalham juntos em uma instituição financeira de grande porte.

w.t2ti.com 2

Curso Java Starter Módulo

06JAVADOC E ARQUIVOS “JAR”

JAVADOC, é um utilitário para a geração da documentação das classes criadas em Java. Esta documentação é muito importante, pois é através dela que conhecemos melhor as classes, verificando quais métodos determinada classe possui e suas funcionalidades. Aprender utilizá-la é essencial.

A documentação da API Java 1.6 pode ser acessada no link: http://java.sun.com/javase/6/docs/api/

w.t2ti.com 3

Curso Java Starter Na tela seguinte, estamos acessando a API da classe java.util.Calendar:

O campo representado por “1” contém a lista de pacotes. O campo representado por “2” contém a lista de classes e interfaces do pacote selecionado em “1”. O campo representado por “3” contém a descrição da classe selecionada em “2”.

Todo o detalhamento da classe vai estar no campo representado por “3”. No cabeçalho da página encontramos links para:

Overview – Mostra todos os pacotes da API Java. Package – Mostra a descrição de todas as classes do pacote atual. Neste w.t2ti.com 4

Curso Java Starter caso, java.util.

Class – classe que está sendo acessada. Use – Lista dos pacotes que a classe atual utiliza. Tree – Hierarquia de classes no pacote atual. Deprecated – classes e métodos que não são recomendados utilizar. Index – índice de métodos e campos. Muito útil quando não se sabe a classe. Help – ajuda de como utilizar a documentação.

Identificado com a letra A temos o nome do pacote em B temos o nome da classe em C temos a estrutura hierárquica de classes em D temos as interfaces que são implementadas por esta classe e em E temos as classes que estendem esta classe.

w.t2ti.com 5

Curso Java Starter

Nesta parte da tela temos a lista de campos da classe. Na primeira coluna temos o tipo(int, String, etc.) e na segunda temos o nome e a descrição do campo.

w.t2ti.com 6

Curso Java Starter

Aqui temos a lista de construtores e a lista de métodos. Na lista de construtores, a primeira coluna mostra o modificador de acesso(public, protected, etc) e na segunda coluna mostra o nome e a descrição do construtor. Na lista de métodos, a primeira coluna mostra o tipo de retorno(void, boolean, etc.) e na segunda coluna mostra o nome e a descrição do método.

Nesta tela temos os métodos que são herdados da super-classe. Neste caso, a classe java.util.Calendar só herda os métodos da classe java.lang.Object.

Em cada nome de campo, construtor, método mostrados nas telas que vimos, tem um link direcionando para a sua respectiva descrição detalhada. Na tela abaixo vemos o detalhamento do método getInstance(TimeZone).

w.t2ti.com 7

Curso Java Starter

Podemos observar aqui o modificador de acesso (public), o tipo de retorno (Calendar) o nome do método (getInstance) e o parâmetro (TimeZone).

Gerando o JAVADOC

Quando instalamos o JDK, o gerador de javadoc também é instalado. O mesmo fica na pasta “%JAVA_HOME%/bin/javadoc.exe”. Agora vamos criar um javadoc da classe a seguir:

package veiculo public class CarroPasseio { public void acelerar(){ //código... } public void frear(int intensidade){ //código w.t2ti.com 8

Curso Java Starter public int getVelocidade(){ //código... return 0; }

No prompt de comando digitamos o seguinte comando: javadoc veiculo veiculo --> nome do pacote

Será gerado javadoc para todas as classes que estiverem no pacote “veiculo”. Se tiver mais de um pacote, faça assim:

javadoc pacote1 pacote2 pacote3

Serão gerados vários arquivos. Abra o arquivo “index.html” e temos o javadoc do pacote “veiculo”:

w.t2ti.com 9

Curso Java Starter Acessando a classe “CarroPasseio” temos o seguinte:

Geramos o javadoc, mas vemos que só aparecem o nome do construtor e dos

Curso Java Starter métodos sem nenhuma descrição. Como implementar isto?

Para inserirmos texto na documentação devemos adicionar ao código como se fossem comentários. Para abrir o texto utilize “/**” , para cada linha adicional utilize “*” e para fechar utilize “*/”. Neste texto também pode-se definir o autor, parâmetros, versão, retorno, etc. Para isto, utilizamos o carectere “@” seguido do comando javadoc. Ex.: @author – quem é o autor da classe, método, etc

@param – parâmetro que o método recebe

@return – o que o método retorna

@version – versão da classe

@throws – quais as exceções que podem ser geradas

(Parte 1 de 3)

Comentários