ALLAN SHIELLDON LIMA

  • Bacharel em Enfermagem.

Instituto João Neórico/Faculdade de Rondônia

Faro.

  • Pós – Graduação: Metodologia do Ensino Superior.

Faculdade Porto Velho/Fundação Getulio Vagas - FVG.

CITO-LOGIA ESTUDO DA CÉLULA

Qual é célula humana?

Microvilosidade, Membrana Plasmática ou Celular, Citosol, Centríolos, Lisossomos, Peroxissomos, Mitocôndria, Aparelho de Golgi, Núcleo, Nucléolo, Reticulo Endoplasmático Rugoso, Reticulo Endoplasmático Liso, Ribossomos, Microtúbulos e Microfilamento.

1.Membrana Plasmática.

Constitui de uma camada trilaminar

  • Laminar Externa.

  • Laminar Média. Membrana Plasmática.

  • Laminar Interna.

  • No interior da membrana encontramos o liquido aquoso chamado de citoplasma, que contem as organelas da membrana, no lado exterior contem o liquido chamado fluido extracelular.

  • A membrana é seletivo quando a entrada é saída de substancia. Isso é chamado de processo seletivo.

  • A Membrana Plasmática possui três tipo de Proteína Plasmática.

1. Proteína Periférica.

2. Proteína Transmembrana.

3. Proteína Intramembrana.

O citoplasma tem (pH de 7,2): é o que limita entre o meio intracelular e a extracelular. No citoplasma está no citoesquelético, a organelas e o depósitos que são temporário como por ex: hidrato de carbono, proteína, lipídios ou pigmento são organelas: mitocôndria, RER, REL, aparelho de Golgi , lisossomo. Peroxissomos no espaço entre uma organela e outra são preenchida pelo citoplasma ou Citosol. O meio de comunicação do citoplasma da célula com o meio externo da célula e através da proteína transmembrana ou integrais que se liga com o meio interno e externo. Sendo um meio de comunicação celular e troca de substancia.

3.Mitocôndria.

3.Mitocôndria.

1. Característica esfera ou alongada, tem a função de libera a energia gradualmente da glicose e acido graxo, que e o ATP (adenosina trifosfato) e usado o ATP para, diversas atividades, movimentação, secreção e divisão mitótica. O ATP vem da glicose e do ácido graxo. O consumo de energia e usado na reparação da célula, tecido do corpo.

2. Pra pessoa perde peso e precisa fazer uma hipoglicemia para pode quebra a ligação do ácido graxo.

3. Realizar a Quebra da ligação do ácido graxo após a hipoglicemia resultaria na perda de peso na pessoa OBSIDADE.

4.Retículo Endoplasmático

Rugoso.

Toda célula eucarionte Possi o reticulo endoplasmático que fica localizado próximo do nucleio e flutua sobre o Citosol ou citoplasma, basicamente são dois tipo de reticulo endoplasmático. O reticulo endoplasmático rugoso ou granular esse possui o ribossomo fixado na sua membrana. O RER contém os acido ribonucléico o RNA anexada a ele que e uma proteína com papel de síntese as proteínas do citoplasma.

5.Retículo Endoplasmático

5.Retículo Endoplasmático

Liso.

O reticulo endoplasmático liso ou agranular no possui ribossomo fixado na sua membrana plasmática. Se desenvolver em alguns tipos de tecido que secreta hormônios esteróides, como por exemplo: a célula hepática e glândulas adrenais. O crescimento de uma célula tumores maligno ou benigno ocorre pela síntese da proteína realizada pelo ribossomo.

6.Ribossomos.

6.Ribossomos.

Eles levam a mensagem para o núcleo para serem sintetizado. Quando os Ribossomos estão unidos ou agrupados são chamados de polirribossomo junto são RNA mensageiro.

7.Aparelho ou Complexo de

7.Aparelho ou Complexo de

Golgi.

Sua função é modificar proteínas sintetizada no RER e envolve-los em vesículas de membrana, é depois secretada.

É o que realizar o amadurecimento da proteína para célula.

8.Centríolos.

São responsáveis pela formação do fuso acromático, dos cílios e dos flagelos. O fuso acromático é um conjunto de filamento que orienta o movimentação dos cromossomos durante a divisão celular. Os cílios e flagelos são formado pelo centríolos, que são prolongamento que fica na extremidade da célula e auxiliar no movimentação das células humana ou animal.

9.Microtúbulos.

9.Microtúbulos.

São longo e localizado no citoplasma da célula, e responsável pela polarização e despolarização da célula e exercer outro papel no processo de mitose célula antes mesma da célula se dividir os Microtúbulos já duplicação no citoplasma.

10.Microfilamento.

10.Microfilamento.

Exerce atividade de contração do músculo resulto primeiramente do interação de duas proteína: actina e miosina, a actina estão presente no músculo como filamento fina, a miosina estão presente no músculo como filamento grosso será detalhado no fisiologia músculo.

11.Núcleo.

11.Núcleo.

É o centro de controle de todas as atividades de célula, porque contém nos cromossomos, que todo o genoma (DNA) da célula. Os principais componentes do núcleo são o envoltório núcleo, a cromatina, o nucléolo da matriz nuclear e o nucleoplasma.

12.Nucléolo.

12.Nucléolo.

São a fabrica para a produção de ribossomo.

13.Lisossomos.

13.Lisossomos.

o papel do lisossomo e digestivo e destruição dos microorganismo e célula velhas do corpo, o lisossomos possui o pH entre 4,5 a 5 que auxilia na digestão da célula. O lisossomos atravessa a membrana para participa da fagocitação de célula no meio extracelular como por exemplo: quando a eosinofilos secretam enzimas lisossômicas no local onde ocorrem certo tipo de infecção.

O lisossomos participa de um processo denominado outofagico logo passa para a outofagossomos. Que durante a gravidez, aumenta a numera das células secretoras dessa glândulas, pra produzir leite após o parto terminado o período de lactação tem lugar a destruição após autofágico do resto de secreção e das organelas não mais necessária.

14.Peroxissomos.

14.Peroxissomos.

o Peroxissomos faz a conversão de substância através da enzima atalase.

15.Microvilosidade.

15.Microvilosidade.

(micro, pequeno + Villus, Tufo de cabelo),

  • participa na absorção de material;

2. Fibra que deixa o Microvilosidade estabilizada;

3. Citoesquelético auxilia no transporte de material para dentro da célula;

4. Se liga a outra célula e permite informação de uma célula para outra;

5. Deslocamento do local de origem para outro local.

Comentários