[Processos de Fundição] Aula 02 - Modelos

[Processos de Fundição] Aula 02 - Modelos

(Parte 1 de 5)

Fundição

Fundição:

• É o processo de fabricação de peças metálicas, que consiste e m vazar co m metal líquido a cavidade de u m molde co m ofor mato e medidas da peça aserfabricada

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico da peça aserfabricada

Vantagens:

• Construção de for ma econô mica e pratica mente definitiva de peçasco mgeo metriaco mplexa;

• Podeserfabricadoco m materiaisferrosos ou não, exe mplos: aço, ferro fundido, alu mínio, cobre, zinco entre outros.

Modelo

Modelo: Cópia fiel da peça a ser fundida

• Deverá ser confeccionado a partir de u m projeto deseurespectivo desenhotécnico,

• Teráseufor mato modelado por areias defundição adequadas afi m dese obter u m molde da peça a

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico adequadas afi m dese obter u m molde da peça a serfabricada.

• Deve prever e m suas di mensões a contração volu métrica do metal,isto é, a co mpensação e m ter mos de volu me já que o aço irá contrair a medida queforsolidificando.

Contr ação

Di minuição do volu me que as peças fundidas experi menta m aosolidificar-se.

Ao vazar o metalfundido no molde, este ocupa o volu me do modelo quefoi utilizado para preparálo.

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico

Aoresfriar, o metalcontrai, di minuindo o volu me final da peçafundida.

Para obter u ma peça fundida de di mensões deter minadas, o molde deve ser feito co m u m modelo deta manho maior.

Contr ação

Três etapas dacontração:

• Co m oresfria mento no estadolíquido; • Durante asolidificação;

• No resfria mento do sólido até te mperatura

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico

• No resfria mento do sólido até te mperatura a mbiente.

Solidificação doLíquido:

• Co mpensada através do di mensiona mento de ali mentadores e massalotes.

• Não podesolidificar antes da peça.

Contr ação

Contração em volume do metal líquido:

•Ligas de Alumínio: 4% •Cobre: 3.5%

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico

Esta contração não é compensada no modelo!

Contr ação

A contração da 3ª etapa (metal sólido) que deve estar presente na confecção do modelo.

•Ligas de Alumínio: 1,5%

• Bronze-Alu mínio: 2 %

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico

•Ferro Fundido: 1,0%

Sobre- metal

Medidas excedentes no modelo são usadas para afor mação dosobre- metal.

U ma adição extra de metal que posterior mente após solidificação será

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico posterior mente após solidificação será usinado na peça final para u m melhor acaba mentosuperficial.

Régua do Fundidor

Réguas ou fitas métricas de comprimento corrigido com 1,0 –1,5 ou 2,0% maiores que a medida correta.

Evita operações adicionais para a preparação

Prof. BrennoFerreira de Souza –Engenheiro Metalúrgico

Evita operações adicionais para a preparação do modelo a partir das cotas do projeto.

São usadas réguas ou metros para cada tipo de metal a ser fabricado pelo modelo.

Ângulo de Saída

(Parte 1 de 5)

Comentários