Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Desigualdade Social no Brasil: Percepções de Alunos do Ensino Médio, Notas de estudo de História

As percepções de alunos do ensino médio sobre a desigualdade social no brasil. A pesquisa foi conduzida por professores da escola estadual de ensino fundamental e médio, com a participação de orientadoras josefa josiana bezerra e carmen rossana n. Da costa, e envolvendo 200 questionários. Os alunos expressaram dificuldades em definir o que é desigualdade social, mas revelaram que percebem a concentração de renda em mãos poucas como um aspecto importante desse problema.

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 20/03/2011

eunice.p.n.l
eunice.p.n.l 🇧🇷

4.3

(6)

11 documentos

1 / 13

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Desigualdade Social no Brasil: Percepções de Alunos do Ensino Médio e outras Notas de estudo em PDF para História, somente na Docsity! Orientadoras: Josefa Josiana Bezerra Carmen Rossana N. da Costa Pesquisadoras Juniores: Eunice Paloma Nascimento Rhyrilly Pâmella Ribeiro Wesla Iohara Cantalice A desigualdade no Brasil não é um novo problema, e sim um velho problema; O que é desigualdade social? E Diferença na distribuição de renda 43% E Concentração de renda 9,5% E Qualidade de vida/acessibilidade 95% m Não souberam responder 12,5% E Sem acesso aos direitos humanos 4,5% D Preconceito 21% O que é concentração de renda? E Não souberam responder 21,5% E Desigualdade 47% E Pobreza 14% E Rico fica mais rico 11%, E Má destribuição de renda 6,5%  “muito ruim” (15 anos, feminino);  “representa muito dinheiro para poucos e muitas pessoas pobres” (15 anos, feminino);  “é dificil exemplificar” (14 anos, masculino);  “representa roubo, porque a comunidade é roubada” (15 anos, masculino).  “é quando uma pessoa rica tem mais direito do que uma pobre” (15 anos, feminino);  “ser excluído” (15 anos, masculino);  “ser excluído da sociedade, procure um livro” (15 anos, masculino);  “excluir pessoas, abandonar o cidadão da sociedade” (14 anos, feminino);  “exclusão social é saber aceitar as diferenças das outras pessoas” (16 anos, feminino). Comparação entre gênero a partir dos questionários: E Masculino 28,5% E Feminino 71,5% E—  Os alunos não conseguiram deixar claro o que é para eles a desigualdade social. No entanto, observou-se que diante de tantas contradições, os discursos revelam que desigualdade social é quando a renda está concentrada na mão de poucas pessoas, porém, eles não percebem a origem da mesma. Portanto, há muito que se aprofundar e questionar sobre este tema.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved