(Parte 1 de 2)

Programa CIEE de Educação a Distância AULA 3 – Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

Olá! Bem-vindo (a) a aula 3.

Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e o de maior importância ao aplicativo, pois graças a ele, podemos fazer excelentes apresentações em trabalhos, seminários, congressos etc.

Aprenderemos aspectos como abrir apresentações existentes, exibir apresentação, personalizar animação e transição de slides.

Boa aula!

Selecione no menu Arquivo o item Abrir ou acesse diretamente pelo botão

Abrindo uma apresentação existente

Para ganhar tempo, realize a mesma ação pressionando as teclas Ctrl + A simultaneamente. Será apresentada uma caixa de diálogo, onde é mostrada uma lista de arquivos disponíveis dentro do diretório / disco atual.

Programa CIEE de Educação a Distância

Se a apresentação não estiver armazenada no diretório ou disco atual, deve se especificar uma unidade de disco (caixa Examinar) diferente da atual ou outra pasta que não a atual. Será apresentada uma lista de arquivos do Microsoft PowerPoint na caixa de texto.

Dar um duplo clique no nome do arquivo a ser aberto ou selecioná-lo e clicar. Para abrir uma nova apresentação em branco poderá ser através do menu Arquivo

“NOVO”,ou simplesmente o ícone , localizado na barra de ferramentas padrão.

Exibir apresentação Existem muitas maneiras de testar a sua apresentação, uma delas pode ser realizada pelo menu "Apresentações" selecionando a opção "exibir apresentação".

Você também pode exibir sua apresentação através do menu "Exibir", basta selecionar a opção "apresentações de slides".

Outra maneira de exibir sua apresentação é clicando no botão localizado na parte inferior esquerda da tela.

Programa CIEE de Educação a Distância

Personalizar animação Em um slide com vários parágrafos é possível fazer uma entrada gradual do texto na tela, parágrafo a parágrafo, com efeitos de animação. Para dar mais impacto na apresentação, você pode apresentar as ações gradualmente, uma a uma, usando a entrada gradual de texto.

Na versão 2000, para personalizar a animação, acesse na barra de menu o item “Apresentações” e em seguida “personalizar animação”.

Selecione o texto que deseja personalizar a animação e escolha o efeito desejado.

Observe que você pode alterar a ordem de animação, basta indicar ao PowerPoint a ordem que deseja que os elementos apareçam na tela.

Na versão 2003, para personalizar a animação, acesse o menu “Apresentações” e escolha “Personalizar animação”.

Escolha um tipo de animação no botão “adicionar efeito”.

Para definir com mais detalhes a animação do texto, modifique-a nessa própria janela.

Programa CIEE de Educação a Distância

Transição de slides Durante uma apresentação, os slides são exibidos sucessivamente. Para dar mais vida à apresentação, na passagem de um slide para outro você pode usar um efeito de transição. Observe a seguir como fazer.

Na barra de menu, acesse o item apresentação e em seguida "Transição de slides". Na versão 2000, surgirá a caixa de diálogo ao lado.

Para cada slide você pode inserir uma transição diferente, para isso, selecione o slide e a transição que mais lhe agradar ou se preferir, aplique a mesma transição para todos os slides.

Conheça cada área: Em efeito escolha o efeito desejado. Ao escolhê-lo você verá um exemplo de como ele funciona.

Escolha a opção de velocidade para o slide: Lenta, Média ou Rápida.

Programa CIEE de Educação a Distância

Escolha uma opção de avanço: ao clique do mouse ou após um determinado intervalo de tempo.

Escolha um som para associar ao efeito de transição. A opção “outro som”, permite definir um som que não está na lista.

Escolha Aplicar a todos se quiser o mesmo efeito em todos os slides, ou, Aplicar se quiser o efeito apenas no slide atual.

Na versão 2003, surgira a seguinte caixa de diálogo:

Escolha o efeito desejado. Ao escolhê-lo você verá um exemplo de como ele funciona.

Escolha a opção de velocidade para o slide: lenta, média ou rápida.

Escolha um som para associar ao efeito de transição. A opção “outro som”, permite incluir um som que não está na lista.

Escolha uma opção de avanço: ao clique do mouse ou após um determinado intervado de tempo.

Escolha aplicar a todos os slides se quiser o mesmo efeito em todos.

Programa CIEE de Educação a Distância

Figuras Nas apresentações do Microsoft PowerPoint, podemos utilizar diversos tipos de figura para ilustrar a apresentação.

Podemos utilizar Figuras do WordArt, Clip-Art, Do Arquivo, Organograma e AutoFormas. Para inseri-las podemos acessar na barra de menu o item “Inserir” e, em seguida “Figura” na versão 2000 ou “Imagem” na versão 2003.

WordArt O WordArt é ideal para a criação textos com efeitos artísticos. Com ele criamos textos com efeitos 3D, com curvaturas, com efeitos de cor especiais etc.

Para criar um texto artístico com o WordArt, acesse na barra de menu o item “Inserir / Figura / WordArt” na versão 2000 e “Inserir / Imagem / WordArt” na versão 2003.

Selecione um estilo para o texto artístico e clique em OK.

Digite o texto na caixa de diálogo. Se quiser, altere a fonte do texto. Clique em OK. O texto artístico será inserido na apresentação.

Programa CIEE de Educação a Distância

Depois de criar o texto artístico, você pode formatá-lo. Enquanto ele estiver selecionado, veremos a barra do WordArt na tela. Os botões desta barra nos permitem fazer ajustes como:

WordArt Gallery: Você escolhe um estilo pronto na galeria. Editar o texto: Você digita o texto novamente. Forma da WordArt: Você escolhe a forma do texto artístico. Girar: Você gira a WordArt livremente. Altura de caracteres: ativo, deixa maiúsculas e minúsculas com mesma altura. Orientação, alinhamento e espaçamento: alteram a distribuição do texto.

Programa CIEE de Educação a Distância

Figuras do Clip-Art O Clip-Art funciona como um catálogo de imagens, sons e vídeos. Com ele você pode reunir em um único local, amostras de imagens, sons e vídeos que estejam armazenados no seu computador. Deste modo, fica prático localizar o que você precisa.

(Parte 1 de 2)

Comentários