Parte I - Enquadramento das Engenharias

Parte I - Enquadramento das Engenharias

PARTE I – ENQUADRAMENTO DAS ENGENHARIAS Págª 1

A.1 - PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO

A.2 - CURSO DE ENGENHARIA

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A.3 - FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO

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PARTE I – ENQUADRAMENTO DAS ENGENHARIAS Págª 4 b) FORMAÇÃO GERAL (O ENGENHEIRO COMO ELEMENTO DA SOCIEDADE)

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B.1 - ENGENHARIA CIVIL BASE

B.2 - ENGENHARIA CIVIL ASSOCIADA

B.3 - ACTIVIDADES DO ENGENHEIRO

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B.4 - CAMPOS DE ACTUAÇÃO DOS ENGENHEIROS

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B.5 - ESPECTRO DE FUNÇÕES DOS ENGENHEIROS

⇒ INVESTIGAÇÃO PURA (de base) ⇒ INVESTIGAÇÃO APLICADA

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C.1 - ACTUAÇÕES CIENTÍFICA E TÉCNICA

C.2 - CONCEPÇÃO E PROJECTO

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a) – IDENTIFICAÇÃO DE UMA NECESSIDADE b) – DESENVOLVIMENTO

• ESPECIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO c) – COMUNICAÇÃO

Custos Qualidade Prazos

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D.1 - COMUNICAÇÃO EM ENGENHARIA

EVOLUÇÃO:
RÉGUA DE CÁLCULO1960 .
CALCULADORAS1975 .

b) MANTER-SE ACTUALIZADO, NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE, RELEGANDO PARA O SEU LUGAR AS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS OBSOLETOS COMPUTADORES c) SABER COMUNICAR, NOMEADAMENTO NAS: c1. COMUNICAÇÃO ESCRITA c2. COMUNICAÇÃO GRÁFICA

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D.2 - LINGUAGEM TÉCNICA

dizer-se “Considerou-se”)
• OBJECTIVIDADE– A LINGUAGEM TÉCNICA ALÉM DE PRECISA DEVE

• IMPERSONALIDADE – POR SE TORNAR MAIS PRECISA, SEM CONTUDO O TÉCNICO SE EXIMIR DAS RESPONSABILIDADES DO QUE AFIRMA (LINGUAGEM IMPESSOAL, NA 3ª PESSOA – Exemplo: Em vez de “Considerei...” deve SER OBJECTIVA E AFIRMATIVA

• “É PROVÁVEL QUE
• “POSSIVELMENTE
SUBJECTIVA – “O LOCAL ERA GRANDE E
ESPAÇOSO
OBJECTIVA – “A SALA MEDIA 6 METROS POR 15
METROS

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E.1 - TIPOS DE MODELOS

ANÁLISE • MATEMÁTICOS (os mais poderosos na actualmente na análise de estruturas)

E.2 - UTILIDADE DOS MODELOS

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E.3 - MODELOS REPRESENTATIVOS

Figª 1 – MODELO FIGURATIVO (Ponte Suspensa)

h F u u=3EI Fh3

F u

Bomba Bomba

Gerador de Vapor

Condensador

Turbina

Aquecedor da água de alimentação

Energia Saida de

Figª 2 – MODELO DIAGRAMÁTICO (Central Termoeléctrica)

Figª 3 – MODELO MATEMÁTICO Figª 4 – MODELO DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

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