Dicionario Medico

Dicionario Medico

(Parte 5 de 23)

Adução

Adulteração – Alteração ou diluição da pureza de uma substância pela adição de material estranho. É um procedimento comum na manipulação de drogas ilegais, às quais se acrescentam substâncias variadas e perigosas.

Adutor – Denominação de um músculo que movimenta parte do corpo em direção ao plano sagital mediano. Adutor magno, músculo da região medial da coxa.

Aedes – Gênero de mosquito presente em regiões tropicais. Algumas das espécies podem ser intermediárias e transmitir doenças ao Homem, como o Aedes egypti na dengue.

Aeração – Troca de sangue com alto teor de gás carbônico por sangue com alto teor de oxigênio no processo denominado hematose.

Plano mediano do corpo Adução

Afta Afta

Aftose – Doença caracterizada pela presença de aftas nas mucosas da boca e genitália.

Afusão – Aspersão. Jato de água sobre o corpo para obter diminuição de temperatura.

Agalactia – Ausência de secreção de leite após o parto.

Ágar ou Ágar-ágar – Alga da família das Florídeas, comum nos mares do Japão. Contém produto colóide, utilizado para fazer meios de culturas sólidos.

Agastria – Ausência de estômago decorrente de ressecção total.

Agenesia – Ausência de desenvolvimento de certas partes do corpo.

Agenitalismo – Indivíduo privado da secreção de glândulas sexuais.

Ageusia – Perda da gustação. Aglossia – Ausência congênita da língua. Agranulocitose – Doença grave que produz acentuada diminuição dos leucócitos e manifesta-se por úlceras na faringe, nos intestinos ou na pele.

Alérgeno – Substância ou organismo causador de reações alérgicas.

Aglutinação – Características de determinadas células, como bactérias ou glóbulos sangüíneos, em suspensão, de aglutinar-se quando se trata essa suspensão com soro imune. Essa propriedade é básica para certas provas laboratoriais para diagnóstico de inúmeras doenças.

Aglutinina – Substância que tem a propriedade de aglutinar bactérias ou hemácias.

Agnosia – Incapacidade de reconhecimento de objetos.

Agonia – Período final da vida e próximo à morte, caracterizado por diminuição da circulação que, por sua vez, causa irrigação insuficiente do cérebro e diminuição ou abolição do entendimento.

Agorafobia – Sensação de angústia produzida ao freqüentar grandes lugares públicos cheios de gente, onde se tem a sensação de que é difícil sair ou conseguir ajuda.

Agrafe – Pequeno grampo metálico utilizado nas suturas da pele.

Agrafia – Incapacidade de transformar pensamentos em escrita organizada.

Agranulocitose – Alteração sangüínea caracterizada por diminuição do número de granulócitos.

Agripino, parto – Parto no qual se apresenta, em primeiro lugar, as nádegas.

Água – Substância composta de hidrogênio e oxigênio, essencial em toda matéria viva e em todos os processos vitais. Possuímos de 50% a 70% de água em massa corpórea. A deficiência de ingesta de água ou o excesso da perda de água produz desidratação.

Aguda, doença – Doença caracterizada pela duração relativamente curta dos sintomas. As doenças agudas podem evoluir para recuperação integral do paciente, fase crônica ou morte.

Agulha hipodérmica – Agulha fina e oca que se conecta a seringa para injetar medicamentos abaixo da pele ou no interior dos vasos sangüíneos e também para extrair amostras de sangue para análise.

AIDS – Doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus afeta os linfócitos, que são células envolvidas na resposta imune. A infecção provoca destruição dessas células e, conseqüentemente, diminuição da capacidade do organismo de defender-se. Em português, usa-se a sigla SIDA, que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Ainhum – Afecção de alguns países quentes, caracterizada por amputação espontânea de um pododáctilo, geralmente o quinto. Observado somente na raça negra e só afeta o sexo masculino.

AINH – Iniciais de antiinflamatório não hormonal.

AIE – Iniciais de antiinflamatório esteroidal. AIT – Abreviatura de acidente isquêmico cerebral transitório.

Alantíase – Intoxicação por ingestão de alimentos enlatados, botulismo.

Alarém – Medicamento antimalárico. Também denominada cloroquina.

Alastrim – Doença contagiosa cujos sintomas lembram, ao mesmo tempo, os da varíola e varicela.

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Albinismo – Doença causada por um erro congê- nito do metabolismo dos aminoácidos pela tiroxina, necessária para a síntese de melanina. A pele torna-se branca, e pode haver alterações oculares e infecções na pele. Não constitui doença e é hereditário.

Albino – Indivíduo afetado pelo albinismo. Albumina – Proteína sangüínea, dissolve-se em água e coagula com o calor. É o principal alimento da maioria dos tecidos animais e vegetais e também a parte principal do soro sangüíneo ou plasma.

Albuminúria – Presença de albumina na urina. Alça de Henle – Unidade fundamental do rim, localiza-se entre os túbulos proximal e distal e dividese em duas partes: descendente e ascendente.

Alcalemia – Alcalinidade anormal do sangue, com pH acima de 7,5.

Álcali – Os álcalis são quimicamente hidróxidos de metais alcalinos e, por extensão, os sais com reação alcalina.

Alcalimetria – Dosagem de álcalis. Alcalino – Que tem propriedades de álcali. O pH é acima de 7,0.

Alcalinos, intoxicação por – Estado tóxico causado pela ingestão de um álcali como o amoníaco, a cândida e certos detergentes em pó.

Alcalóide – Substância orgânica de origem animal ou vegetal, que se comporta como base e forma sais com os ácidos. Ex: morfina, atropina, quinina.

Alcalose – Estado anormal dos líquidos corporais, produzido por aumento de pH, excesso de bicarbonato ou deficiência de ácido.

Álcool – Solução de álcool etílico utilizado como anti-séptico e dissolvente. É líquido claro e incolor obtido por destilação de soluções fermentadas de açúcar, cereais ou substâncias que contêm amido.

Alcoolepilepsia – Variedade de epilepsia causada diretamente pelo álcool etílico.

Alcoolismo – Síndrome da dependência do álcool, produzida depois do consumo prolongado e excessivo da substância. É um transtorno crônico de conduta manifestado pela ingestão repetida de bebidas alcoólicas num grau que interfere na vida cotidiana e na saúde.

Aldosterona – Hormônio secretado pela glândula adrenal, regula o equilíbrio de sódio e potássio.

Aleitamento – Alimentação importante de um lactente.

Alérgeno – Substância capaz de produzir reação alérgica no organismo.

(Parte 5 de 23)

Comentários